19 de ago. de 2008

Fundador da Ordem dos Pregadores


Da Redação, com Rádio Vaticano
São Domingos Gusmão nasceu em 1170 numa vila montanhosa da Castela Velha, atual Espanha. Desde cedo manifestava inclinação para o estudo e a contemplação. Mas a sua fé não era intimista. Durante os anos de preparação para a teologia entrou em contato com as misérias causadas pelas contínuas guerras e pela penúria: "muita gente morre de fome e ninguém faz nada", dizia. Então vendeu as decorações de seu quarto e os preciosos pergaminhos para criar um fundo para os pobres.

O seu lema é "Pregar e caminhar". Profundamente devoto da Mãe de Deus, para ajudar as pessoas simples a viver a reta doutrina ensinou a meditar sobre os mistérios da Encarnação recitando a Ave-Maria, foi o primeiro germe do Terço.

Falava pouco e, se abria a boca, era ou para falar com Deus na oração ou para falar de Deus. Essa era a norma que seguia e também a recomendava aos irmãos. A graça que mais insistentemente pedia a Deus era a de uma caridade ardente, que o impelisse a trabalhar eficazmente para a salvação dos homens.

São Domingos Gusmão autodefinia-se como "humilde ministro da pregação", duas ou três vezes foi eleito Bispo; mas sempre rejeitou, querendo viver com os seus irmãos na pobreza. Enfraquecido com o árduo trabalho apostólico e debilitado pelas grandes penitências, no dia 6 de agosto de 1221 morreu circundado por seus confrades, em seu muito amado convento de Bolonha, centro-norte da Itália, numa cela não sua, porque ele, o Fundador, não tinha cela.

Deixou aos frades o seguinte testamento espiritual: "Tenham caridade, conservem a humildade, acumulem os tesouros da santa pobreza". Foi canonizado no dia 13 de julho de 1234 pelo Papa Gregório IX. A Ordem dos Dominicanos conta hoje mais de 600 casas e tem mais de seis mil membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.