27 de ago de 2008

O que é Twitter? Para que serve o Twitter?


Uma das maiores falhas (inclusive minha) em tentar definir o Twitter até o momento baseia-se no fato de que o twitter não tem um uso claro e definido.Pra começar você entra no site, cria uma conta e diz o que você está fazendo no momento. Pra ficar mais interessante é legal seguir seus amigos (entrando na página deles e clicando em follow). Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Para enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Esta também é uma forma de forçar/faciliar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem numa pasta em separado chamada Replies. Mais detalhes de configuração você encontra nesse artigo do G1.A facilidade de acessar o twitter de qualquer lugar faz com que a maioria dos acontecimentos seja anunciada primeiro no twitter e o fato de usar mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente. O terremoto em São Paulo por exemplo foi notificado às 21:02 no twitter, a notícia mais antiga que encontrei foi da Abril, às 21:53. E pra quem reclama de detalhes é só acompanhar o que todas as pessoas escreveram (e continuam escrevendo) sobre o assunto: terremotosp.Mas isso não resumo o twitter, ele tem muitas funções úteis, vou tentar descrever a maioria delas.


  • Usando o celular:

Um texto no twitter é limitado a 140 caracteres, essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 126 milhões de brasileiros. Uma das formas mais simples de enviar mensagens via SMS para o twitter aqui no Brasil é através do SMS2Blog. Isso permite enviar mensagens para seus amigos ou registrar acontecimentos em qualquer lugar pois dificilmente estamos sem celular ou em local onde o celular não funcione.Se o seu celular/smartphone possui acesso à web a coisa fica mais simples, acesse m.twitter.com e tenha acesso a quase todas as funcionalidades da versão web. Ou então instale o ceTwit (dica do @csoler)


  • Usando o MSN:

O twitter também pode ser integrado com instant messengers.


  • Usando o Firefox:

Você pode acompanhar o twitter sem precisar dar Refresh (F5) no http://www.twitter.com/, também não precisa ficar de olho grudado no Gtalk (que as vezes falha e você acaba perdendo mensagens). Usando o plugin TwitterFox você acompanha o que seus amigos estão dizendo, vê as respostas e mensagens diretas pra você e pode responder de volta através de uma pequena janela no rodapé do seu browser.Usando o e-mail:Através do TwitterMail você pode se cadastrar e obter um endereço de e-mail para enviar suas mensagens através de qualquer programa de e-mail.


  • Se você tem um blog:

Você pode usar seu twitter como um microblog, muitas vezes você encontra algo na rede que é interessante, mas não o suficiente para fazer um post, ou na verdade já é um post em outro blog e não faz sentido repetir o assunto, mas se você gostaria de divulgar para todo mundo, então você pode fazê-lo no seu twitter!


  • Se você costuma participar de eventos:

Você pode usar o twitter para fazer uma microcobertura do evento, postando os títulos das palestras, nomes dos palestrantes e algumas frases chave para dar uma idéia do que está acontecendo aos seus seguidores.


Há ainda muitas outras utilidades para essa tecnologia. Veja tudo no link fonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.