17 de set de 2008

A BÍBLIA CONDENA O USO DE IMAGENS? DEUS PERMITE A FABRICAÇÃO DE IMAGENS?



IMAGEM



Antes de mais nada, convém explicar o que é uma imagem.



A imagem é muito mais do que uma simples escultura: na verdade é qualquer coisa que permite excitar a nossa vista, pouco importando se é uma escultura, um desenho, uma pintura, um objeto. Até mesmo os dicionários não religiosos são unânimes em afirmar que a imagem é a representação de um objeto pelo desenho, pintura, escultura, etc. Logo, uma pintura de Michelangelo é uma imagem da mesma forma que o desenho do tio Patinhas e o busto do Duque de Caxias também o são, de modo que não importa se a imagem está em "segunda dimensão" (podendo ser representada num plano x-y) ou em "terceira dimensão" (representada no plano x-y-z), mas que ela excite a vista e, por consequência, a imaginação, que é a capacidade de conceber abstratamente aquilo que é concreto, real.



Desta forma, uma imagem - principalmente a imagem religiosa - encerra um sentido muito mais profundo do que o próprio objeto. Ela, sem precisar - necessariamente - fazer uso da palavra, consegue falar e sensibilizar as pessoas com muito mais facilidade que ótimos oradores, pois carrega uma linguagem própria que nem sempre precisa excitar nossos ouvidos. É inegável o poder de persuasão da imagem: a TV (imagem) não suplantou o rádio (palavra)? São Paulo não se converteu ao Evangelho graças à visão resplandescente de Cristo no caminho de Damasco? Quantos homens também não se converteram por um simples olhar para uma imagem ou crucifixo mudos no interior de uma igreja? Até mesmo a Bíblia afirma que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,26-27). Vemos, assim, que o velho ditado "uma imagem vale mais do que mil palavras" é mais do que verdadeiro: é uma realidade.



ÍDOLO



Ídolo não é - e jamais foi! - sinônimo de imagem. Ambos são distintos e inconfundíveis...



Ao contrário da imagem, que excita a vista, o ídolo é aquilo que substitui o único e verdadeiro Deus. Um bom exemplo, que confirma a nossa tese, é o episódio do bezerro de ouro narrado em Ex 32: como Moisés demorava para descer do Monte Sinai, os hebreus fugitivos do Egito não tardaram a confeccionar um bezerro em ouro, a quem cultuaram como se fosse o verdadeiro Deus.



"O povo reuniu-se em torno de Aarão e lhe disse: 'Vamos! Faze-nos deuses que caminhem à nossa frente...'. Aarão lhes disse: 'Tirai os brincos de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas, e trazei-os a mim'. [...] Recebendo o ouro, ele o moldou com o cinzel e fez um bezerro fundido. Então eles disseram: 'Aí tens, Israel, os deuses que te fizeram sair do Egito!' [...] Levantando-se na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e apresentaram sacrifícios pacíficos" (Ex 32,1b-2.4.6a).



Esses versículos permitem-nos distinguir os elementos que caracterizam o ídolo:



  • Confunde-se com o verdadeiro e único Deus.


  • São-lhe atribuídos poderes exclusivamente divinos.


  • São-lhe oferecidos sacrifícios devidos ao verdadeiro Deus.


    Percebamos bem como o milagre da fuga do Egito foi atribuído ao objeto que tinha a imagem de um bezerro de ouro. Notemos também como esse bezerro passa a substituir o verdadeiro e único Deus assim como também lhe são oferecidos sacrifícios devidos a Deus.



    Observando isto com muito cuidado e sem preconceitos, podemos reparar que o culto prestado ao bezerro de ouro bem como a proibição bíclica de confeccionar imagens de ídolos não podem ser confundidos contra as imagens cristãs, uma vez que falta-lhes os elementos que as constituam como ídolos: quando a Igreja Católica afirmou que devemos adorar as imagens dos santos? Quando a Igreja atribui-lhes poderes de salvar a humanidade do pecado ou conferiu-lhes título de todas-poderosas? Quando a Igreja prestou-lhes culto de adoração?



    Vemos, assim, que a imagem não implica na superstição como obriga o ídolo, que substitui Deus atribuindo ao objeto ou à coisa imaterial poderes que ele por si só não possui. A imagem é um objeto que lembra algo fora dele; o ídolo é o ser em si mesmo. A quebra de uma imagem não destrói o ser que representa; já a destruição de um ídolo implica da destruição da falsa divindade.



    LATRIA x DULIA



    Uma vez apresentadas as diferenças entre imagem e ídolo, faz-nos necessário situá-los em seu verdadeiro contexto religioso, isto é, demonstrar o respeito que cabe a cada um deles.



    Para isto, precisamos distinguir entre latria e dulia. Antes, porém, gostaria de observar que, oportunamente, pretendo disponibilizar um artigo onde são estudadas mais profundamente as diferenças entre os dois tipos de conceito. Para o momento, entretanto, basta mencionar a diferença básica.





  • Latria: significa adoração e é o culto devido exclusivamente ao verdadeiro e único Deus, nosso Criador e Salvador. Na adoração, reconhecemos Deus como Todo-Poderoso e Senhor do universo.


  • Dulia: significa homenagem, veneração. São dignas de veneração, no campo religioso, os santos e todas as criaturas que, neste mundo, fizeram e fazem a vontade do Pai, por se tornarem nossos modelos de fé e caridade.

    Uma visão clara sobre o assunto pode ser retirada de um antigo manual de religião publicado em 1858 em Portugal:



    "Cumpre venerar (=dulia) todos os Sanctos que estão no céo, como a servos e amigos de Deus; porem invocando-os e venerando-os (=dulia), não os adoramos (=latria), e fazemos sempre grande differença entre Deus e as creaturas. Rogando aos Sanctos não os olhamos nem consideramos senão como nossos intercessores para com Jesu-Christo, que é o Medianeiro que nos remio com seu sangue, e por quem podemos sêr ouvidos e alcançar a salvação" (Manual Portuguez, ed. d'Aguiar Vianna, Lisboa, Portugal, 1858, pág. 17).



    Tal texto é muito interessante porque explica em poucas linhas, mas com grandes detalhes a diferença básica entre adoração/latria e veneração/dulia: a primeira é destinada ao Criador, a segunda - bem inferior à primeira - às criaturas servas e amigas de Deus. Adoramos a Deus porque Ele é todo-poderoso e nosso Salvador; veneramos os santos - representados nas imagens - porque seus exemplos de vida nos apontam para o verdadeiro caminho: Jesus Cristo (cf. Jo 14,6), único Mediador e Redentor da humanidade.



    Assim, se passarmos a adorar uma criatura (seja ela criatura de Deus ou criatura do próprio homem) estaremos cometendo o pecado da idolatria, severamente punido por Deus. Um bom exemplo disto são as pessoas que atribuem todo poder ao dinheiro, acreditando que ele pode com tudo neste mundo: um caso não muito raro de idolatria nos dias de hoje!



    A BÍBLIA CONDENA AS IMAGENS?



    Depende do contexto!



    Se folhearmos a Bíblia, encontraremos várias passagens onde as imagens são condenadas. Por ex.: Ex 20,4-5; Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7; 115,8...



    Estaria, portanto, a Igreja Católica errada ao permitir a colocação e o uso de imagens em seus templos e nas casas dos fiéis?



    Ora, a Igreja Católica é a única Igreja que possui ligação direta com os tempos apostólicos; ela também ficou responsável pela guarda do depósito da fé, em especial das Sagradas Escrituras. Certamente, se quisesse mesmo agir contra a Palavra de Deus, adulteraria a Bíblia nessas passagens que condenam as imagens. O livro da Sabedoria - não reconhecido como Inspirado pelos protestantes, mas apenas pelos cristãos católicos e ortodoxos - condena, como nenhum outro livro do Antigo Testamento, a idolatria (cf. Sb 13-15). Não seria mais fácil para ela fazer como os protestantes e repudiar o citado livro?



    E por que não o fez? Simplesmente porque a Bíblia deve ser lida dentro de seu contexto e de forma completamente imparcial!



    Dessa forma, perceberemos que a própria Bíblia também defende o uso de imagens! Veja-se, por exemplo: Ex 25,17-22; 37,7-9; 40,18; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19; 2Cr 3,7.10-14; 5,8; 1Sm 4,4; 2Sm 6,2; Sb 16,5-8; Ez 41,17-21; Hb 9,5...



    Como compreender essa curiosa "contradição", já que o texto do Êxodo parece ser tão contundente:



    "Não farás para ti ídolos, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, nem embaixo, na terra, nem do que existe nas águas, debaixo da terra" (Ex 20,4)



    Fácil... Observando sempre os critérios de contexto e imparcialidade, devemos saber quando e em quais casos as imagens são proibidas ou aceitas.



    Analisemos, primeiro, o mandamento acima, repetido novamente em Dt 5,8 fala explicitamente de ídolo que, conforme vimos, é aquela coisa material ou imaterial que é colocado para substituir o verdadeiro Deus. Em Dt 13, temos a confirmação de que a função do ídolo é ser Deus; são os chamados falsos deuses. Mesmo com o mandamento acima, podemos perceber que os israelitas eram inclinados à idolatria, tendo-se em vista que eram escravos no Egito onde, mesmo mantendo a fé, assimilaram muitos costumes religiosos desse país, como prova a passagem do bezerro de ouro, onde este é confeccionado em virtude de uma simples demora da parte de Moisés.



    Isto justifica a existência de um mandamento contra a idolatria: Israel estava cercada de nações pagãs, politeístas e idólatras; cultuava-se o sol, os astros, os crocodilos, os reis, os gatos, etc. O verdadeiro povo de Deus devia se afastar de tudo isso pois era monoteísta!



    Tentemos, agora, compreender porque a mesma Bíblia que proíbe, também permite a confecão de imagens. Para isso, vamos recorrer a Nm 21,4-9, onde o próprio Deus ordena a Moisés a fabricar uma serpente de bronze para curar todos aqueles que para ela olhassem e tivessem sido picados por cobras no deserto. Neste caso a imagem não serviu para afastar o povo de Deus, mas para aproximá-lo, para demonstrar o Seu poder, sem contudo fazer esquecer o real motivo das picadas: o descontentamento de Deus com a teimosia de seu povo (v.5).



    Alguém poderia objetar: "Mas 2Rs 18,4 mostra que essa serpente foi depois destruída por Ezequias e que esse gesto agradou a Deus (v.3)!". Contudo, tal argumentação é descabida porque em Ex 21,8 vemos que a serpente também foi confeccionada por ordem direta do Senhor a Moisés... Na verdade, o gesto de Ezequias pode ser compreendido pelo contexto do mesmo versículo 4 de 2Rs 18: a serpente de bronze deixara de cumprir a função de aproximar o povo de Deus e passara a ser vista como uma deusa: adquirira o nome de Noestã e incenso (símbolo de culto à divindade) era-lhe dedicado. Em outras palavras, a imagem da serpente (símbolo da compaixão de Deus Salvador para com seu povo) virara ídolo, substituindo o verdadeiro Deus Javé pela nova deusa "salvadora" Noestã: um crime flagrante contra o Mandamento que condena a idolatria. É desnecessário mencionar que esse desvirtuamento da função da serpente de bronze foi culpa única e exclusiva do povo que passou a idolatrá-la. Isso, porém, de forma alguma legitima ou justifica a destruição ou retirada das imagens sagradas!



    Logo, o que a Bíblia condena é a idolatria, a substituição de Deus por uma criatura, isto é, o uso negativo da imagem que fazem as pessoas a terem uma idéia errônea sobre Deus. Se o uso for positivo, aproximando as pessoas do verdadeiro Deus, então seu uso é justificado e permitido. A imagem simplesmente ajuda a criar um clima favorável à oração e é um meio eficaz de evangelizar principalmente os pobres e iletrados.



    TEM MUITOS MAIS...: LEIA ESTA MATÉRIA COMPLETA CLICANDO AQUI.



    NABETO, Carlos Martins. Apostolado Veritatis Splendor: A BÍBLIA CONDENA O USO DE IMAGENS? DEUS PERMITE A FABRICAÇÃO DE IMAGENS?. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/4478. Desde 8/2/1999.

  • 10 comentários:

    1. Raphael Brambati17 setembro, 2008 23:13

      Interessante postagem! E temo muitos irmãos de fé que muitas vezes não aceitam e/ou falam mal do uso da imagem.

      Mas DEUS dá todas as respostas na própria Bíblia!

      Deus abençoe a todos!

      Abraços!

      ResponderExcluir
    2. "Meu povo se perde por falta de conhecimento"
      O que acontece é que se tira um texto fora do contexto e usam-o como pretexto pra defender o que se acha...e sem falar das interpretações individuais da bíblia...

      ResponderExcluir
    3. Vão ler a Biblia, que é o fundamento da verdade...

      ResponderExcluir
    4. concordo com o exposto, o que acontece é que tem pessoas que acabam por fazer das imagens ou de quem elas representam idolos dando-lhes o mesmo poder que o DEUS vivo, por exemplo algumas pessoa dizem: Se Deus e nossa senhora aparecida permitir...,conferindo a ela o mesmo poder que DEUS como se em ela não permitindo DEUS não teria poder por si só em faze-lo, ou dizem que nao se pode viver sem nossa senhora por que ninguem vive sem mãe, esquecendo-se de que quem tem JESUS tem tudo e a igreja catolica não faz nada para ao menos orientar as pessoas sobre isso...

      ResponderExcluir
    5. Amigo, a Igreja orienta sim. Isso são coisas que se tornam cultura popular. Você não pode condenar ninguém por isso. Não seja cabeça dura. Deus não é assim. Leia mais a bíblia e veja a personalidade de Jesus, principalmente com os pagãos... Jesus sempre foi compreensivo e tolerante. Ele só perdia a paciência com os que se achavam donos da verdade e condenavam os outros por qualquer coisa. O amor é tudo...

      ResponderExcluir
    6. Gostaria de saber da igreja Católica em que parte da Bíblia se diz que a virgem Maria é mediadora entre Deus e homens. Afinal na Bíblia, Deus diz que seu filho Jesus foi enviado para ser o mediador e somente ele é capaz de nos salvar da morte. O livro de João nos mostra nitidamente isso..

      "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao pai, senão por mim." (João 14: 6);

      "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o pai seja glorificado no filho." (João 14: 13);

      "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14: 26);

      "Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.

      Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.

      Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam." (Salmos 115: 3-8).

      ResponderExcluir
    7. Satanás quando tentou Jesus no deserto, usou os textos bíblicos para tentar ludibria-lo. Não conseguiu. Ele usou a palavra do próprio Deus, dizendo como verdade absoluta, mas do jeito que lhe convinha, claro que usando os textos mais mudando seus significados e autoridade. Da mesma forma que foi usada neste texto de idolatria, imagens, etc.
      As passagens citadas realmente tem na bíblia, mas Deus nunca se agradou disto, tanto que ao longo da história ele dá as devidas consequências dos atos e providencia sempre remanescentes para revogar atitudes e leis que preguem contra sua vontade.Os textos biblicos não podem ser interpretados isoladamente, isto seria uma leviandade, existe toda uma história e dentro disto momentos que ao longo se completam, assim é a Bíblia. A nossa mente é limitada, por isso, devemos ter muito cuidado em divulgar, as distorções feitas por muitas pessoas como verdades da bíblia.
      Deus não suporta idolatria, imagem de adoração, ou qualquer outra coisa que tire dele a verdadeira adoração. Deus é amor, mas também é justiça e irá julgar todos pelos seus atos.
      Antinomia, conforme o Dicionário Aurélio, é o “conflito entre duas afirmações demonstradas ou refutadas aparentemente com igual rigor”. Semelhantemente é o paradoxo, que aparentemente traz a contradição, mas na realidade expressa uma verdade. O problema, nas antinomias, não está na Bíblia, e sim na finitude de nossa compreensão ou em um meio de ratificar o que queremos como verdade e não como Deus quer.

      ResponderExcluir
    8. queria saber do amigo do comentario anterior, se eu fui leviano em citar passagens da Biblia que são de bom entendimento e compreeção, e se existe outros significados para elas, diga-me por favor.

      ResponderExcluir
    9. Adorar ou fazer petições à imagens que sejam também ídolos, é o mesmo que pedir para o "santo" quebrar um galho junto a Deus, para resolver sua situação, arranjar uma bênção, etc. É o mesmo que arranjar um "pistolão", um político, para conseguir um emprego, não querendo pagar o preço de estudar e fazer um concurso público. Ora,se a biblia condena, e se podemos pedir diretamente a Deus, tendo Jesus como mediador (I Tim.2.5), não vejo necessidade de pedir para "santo",quebrar um galho, é perder tempo, e pecado é claro.

      ResponderExcluir
    10. A bíblia não pode ser arma de discursão, mas deve ser usada como a autoridade de qualquer tribunal de valor. Se Deus permitisse que os homens adoracem outros homens em forma de imagem, porque Ele orientou seus prop r ios servos a não permitir tais fatos?
      Vejamos atos 10:25-26, atos 14:10-15 e por fim romanos 1:23. Ídolo é uma coisa concordo! Entretanto se prostar frente a uma imagem de homem por mais que ele foi santo e apostolo para Deus e sua palavra é um pecado grave.

      ResponderExcluir

    Irmão, deixe uma mensagem!!!


    "Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
    CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.