16 de set de 2008

Composição Musical

Cantor e compositor Grecco, dá dicas sobre este tema

Não é por acaso que a Canção Nova tem esse nome. Aqui, nós como músicos católicos podemos nos encontrar e trocar experiências.

Entendo que para ser compositor você não precisa necessariamente tocar um instrumento, ou cantar bem, ou ter uma formação musical especifica.
Na minha casa foi assim, comigo e com meu pai. Ele também era compositor, e começamos a compor na mesma época. Ele fazia letras para os músicos que tocavam com ele, e eu comecei a compor as primeiras canções voltadas para Deus, com 14 anos.
Desde o inicio percebi que o instrumento que a gente escolhe, influencia a forma como compomos. A relação com esse instrumento faz com que a gente tenha um determinado tipo de composição.

Eu prezo muito a função do compositor. Em todos os lugares que vou, encontro cantores, instrumentistas e arranjadores maravilhosos. Mas a mais rara que encontro, é a figura do compositor.

A atividade de compor é mais intimista, muito semelhante ao momento de oração. De alguma forma há um sentido de transcendência.
Há a ação do Espírito Santo em nós. Temos que pensar nisso. Quando vamos tocar ou compor para Deus, temos que refletir aquilo que seja verdadeiro e interior nosso.

Pensemos sobre alguns tópicos: Motivo, tema, abordagem do tema, coerência musical e linguagem

Qual seria o motivo do cantor cristão para cantar? De que forma?
A função é como a de um garimpeiro. Às vezes temos que 'cavar' fundo para obter 'água limpa'. A principio temos uma idéia boa para a canção, com algumas frases, uma melodia, e quando tentamos desenvolver, não acontece nada.
Eu acredito que a nossa insistência e persistência em nos motivar, é o primeiro para que possamos fazer uma boa composição.
Tenho o hábito de compor de 15 em 15 dias. Mesmo que seja uma música ruim. Mas para achar os 5% que valem à pena, temos que cavar muito fundo.

Só aprendemos a compor, compondo. Não tem jeito. Como o instrumentista treina, exercita, o compositor também precisa exercitar.

O tema de uma composição é o mais importante de tudo, é o eixo. É o que há de mais especial na música. Quais são os temas que existem para se falar em relação a Deus? Todos os temas! Amor, céu, terra, alegria, tristeza, todos... e as formas que você reflete isso.
Às vezes as pessoas ficam circulando sobre frases feitas, ou sobre algo que todos já falaram. Mude o ângulo de abordagem e você fará uma música completamente diferente.

Trecho da palestra do cantor e compositor Grecco, no Hallel CN.
Módulo de Artes - Domingo - 17/08/08

Adquira essa palestra pelo telefone (12) 3186 2600
Site do Grecco:http://rodrigogrecco.com/home/
Veja sobre o CD do Grecco que é muuuiito lindo!:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.