6 de set de 2008

Congresso Mariano discute aparições de Nossa Senhora

Começou dia 04, em Lourdes, na França, o 22º Congresso Mariológico Mariano Internacional. Esta edição vai debater o tema: "As aparições da Bem-aventurada Virgem Maria. Entre história, fé e cultura".

Organizado pela Pontifícia Academia Mariana Internacional, o congresso vai examinar as aparições de Nossa Senhora dos pontos de vista exegético, teológico e histórico e sob os perfis jurídico e científico. Outro momento importante do evento será a reflexão ecumênica, com uma mesa-redonda entre representantes católicos, ortodoxos e luteranos.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o presidente emérito do Pontifício Conselho da Cultura e enviado especial do Santo Padre ao evento, Cardeal Paul Poupard, disse que, "a finalidade do Congresso é promover a devoção com a qual a Igreja se dirige à Santíssima Mãe de Jesus. Isso exige ser sempre mais aprofundado e confirmado através da pesquisa teológica. O Papa acrescenta ainda que o congresso oferece a ocasião e a possibilidade de discutir a doutrina mariana, mas também conduzir as almas a adquirirem uma consciência mais fervorosa da religião e uma fé mais fortalecida, como também formular propósitos mais sólidos".

"O culto mariano nos faz descobrir toda a personalidade de Maria, mulher de fé, mulher eucarística, como costumava defini-la o Servo de Deus João Paulo II. Quanto mais se venera Maria, mais se adora o mistério de Jesus, Filho Divino de Maria doado a nós como Filho de Deus, que veio para nós, pecadores sobre a Terra. Portanto, este grande mistério de Cristo é aprofundado através do culto de Maria", afirmou o Cardeal Poupard.

Segundo o presidente da Pontifícia Academia Mariana Internacional, Frei Vincenzo Battaglia, "as aparições de Nossa Senhora ainda suscitam muitos interrogativos, seja por seu notável número e freqüência no passado e ainda no presente, seja pelo significado que acontecimentos extraordinários do gênero têm para a Igreja e para a humanidade, por terem sido reconhecidos como sobrenaturais, sobretudo porque em muitos casos foram acompanhados por uma mensagem confiada aos videntes".

"É por isso que a Pontifícia Academia Mariana Internacional elaborou, com este congresso, uma proposta cientifica e formativa muito rigorosa. Vinte e dois especialistas provenientes de diversas instituições acadêmicas e científicas vão discutir os fundamentos doutrinais para interpretar corretamente as aparições. O objetivo é traçar com clareza os princípios e os critérios teológicos e jurídicos que regulam o discernimento eclesial", concluiu Frei Vincenzo.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=270936

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.