4 de set de 2008

Informativo Cléofas - 04/09/2008

Informativo Cléofas, 04 de Setembro de 2008 - Ano III - Número 88

Matéria do Programa Escola da Fé

SAGRADA ESCRITURA III

A HISTÓRIA DO POVO JUDEU

1- Caldéia, hoje é o Iraque, 4000 anos antes de Cristo (aC). Também havia outra grande civilização que era a do Egito. Entre a Caldéia e o Egito havia pequenos reinos, como a Síria e Canaã (Palestina). Já havia um código de leis, o Código do rei Hamurabi, por volta do ano 1800 aC.

2 - Abrão, depois Abraão (Gen 17,1s). Deus o chamou para uma terra distante, tirando-o do meio dos pagãos que adoravam muitos deuses, para formar o “seu” povo.

3 - Abraão, conduzido por Deus, deixa a cidade de Ur na Caldéia, e vem para a terra prometida por Deus, a Palestina, hoje Israel. Alí o povo de Abraão viveu muitos anos.

4 - De Abraão com Sara nasceu Isaac; de Isaac com Rebeca nasceu Jacó, de Jacó e Raquel nasceram os 12 filhos que se tornaram depois a doze tribos de Israel (Rubem, Simão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon, José, Benjamim, Dã, Neftali, Gad e Aser).
Por exemplo, Davi era descendente de Judá, a profetisa Ana era da tribo de Aser.

5 - No tempo de Jacó na Palestina, grande fome; o povo judeu foi para o Egito, por volta do ano 1600 aC.

6 - José se tornou grande e governador do Egito. Jacó pode vir para a região do delta do rio Nilo, a mais próspera do Egito; alí o povo judeu ficou cerca de 400 anos, até 1200 aC.(...)


+ leia mais

O programa Escola da Fé, é exibido toda a quinta-feira às 20h30 na TV Canção Nova (Link))


Perguntas e Respostas

+ Nós Católicos podemos namorar pessoas de outra religião?
+ O que é Oração Centrante?
+ O que dizer sobre Correntes de Oração?

+ Como saber o nome do meu anjo da guarda?


Blog do Prof. Felipe

Como evangelizar os meus filhos?

A Igreja ensina que os primeiros catequistas são os pais. É no colo deles que toda criança deve aprender conhecer a Deus, aprender a rezar e dar os primeiros passos na fé; conhecer os Mandamentos e os Sacramentos.

Os pais são educadores naturais, e os filhos assimilam seus ensinamentos sem restrições. Será difícil levar alguém para Deus, se isto não for feito, em primeiro lugar, pelos pais. É com o pai e a mãe que a criança tem que ouvir em primeiro lugar o nome de Jesus Cristo, sua vida, seus milagres, seu amor por nós, sua divindade, sua doutrina… Eles são os responsáveis a dar-lhes o Batismo, a Primeira Comunhão, a Crisma e a catequese.

Quando fala aos pais sobre a educação dos filhos, São Paulo recomenda: “Pais, não exaspereis os vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e na doutrina do Senhor” (Ef 6, 4). Aqui está uma orientação muito segura para os pais. Sem a “doutrina do Senhor”, não será possível educar. Dom Bosco, grande “pai e mestre da juventude”, ensinava que não é possível educar sem a religião. Seu método seguro de educar estava na trilogia: amor - estudo - religião.(...)


+ leia mais


Livro da Semana

Os Anjos
Com as 7 Catequeses do Papa João Paulo II sobre os anjos


A onda de misticismo que atravessa o mundo, faz com que as pessoas busquem também nos Anjos o socorro para os seus males.

Ao lado do que há de bom nisto, há também uma mistura de crenças que não estão de acordo com o que ensina a Igreja Católica sobre os seres puramente espirituais.
Uns negam a sua existência e outros exageram o seu papel na vida da Igreja e dos cristãos.

Este livro sobre os Anjos, em poucas páginas, apresenta o que a Igreja Católica ensina sobre esses seres espirituais maravilhosos, com base no que diz o Sagrado Magistério da Igreja, a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição, passando pela Liturgia.

Para dar consistência absoluta a esses ensinamentos, traz as sete indispensáveis Catequeses sobre os Anjos, que o Papa João II proferiu em 1986, e a memorável Alocução do Papa Paulo VI – Livrai-nos do Mal – sobre o demônio, a fim de que se dissipem todos os erros sobre os anjos maus.


Ficha Técnica
Editora: Cléofas
ISBN: 85-88158-01-9
Ano: 2005
Edição: 4
Número de páginas: 144
Idioma: Português (BR)
Acabamento: Brochura
Formato: 14x21 cm


+ comprar


* Caso não deseje mais receber a newsletter, entre em contato e escolha o assunto "Newsletter - REMOVER"
** Veja nossas regras para a newsletter aqui.
Livro da Semana


Os Anjos
14x21 cm - 144 páginas.


Shopping Cléofas


O que são as Indulgências?
14x21 cm - 120 páginas


Sabedoria em Parábolas
14x21 cm - 176 páginas.


 


© 2008 - Editora Cléofas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.