25 de set de 2008

Informativo Cléofas - 25/09/2008

Informativo Cléofas, 25 de Setembro de 2008 - Ano III - Número 91

Notícias do Brasil e do Mundo

Fonte: http://gazetaonline.globo.com

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Bahia estão se preparando para testar o potencial das células-tronco adultas para ajudar pessoas que sofreram lesões na medula espinhal e ficaram com parte do corpo paralisada. Após resultados animadores em animais, cães e gatos voltaram a ficar de pé após meses em estado paraplégico, o grupo coordenado pelo médico Ricardo Ribeiro dos Santos espera a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para iniciar os primeiros testes em humanos.

"Submetemos nosso pedido há cerca de seis meses", contou Ribeiro dos Santos ao G1 durante o 54. Congresso Brasileiro de Genética, que acontece em Salvador e termina nesta sexta (19). "É claro que gente é gente, e não podemos garantir que os mesmos resultados aconteçam com os pacientes humanos, mas estamos animados", diz o pesquisador, um dos líderes na pesquisa com células-tronco no Brasil.(...)

+
leia mais

O programa Escola da Fé, é exibido toda a quinta-feira às 20h30 na TV Canção Nova (Link))


Perguntas e Respostas

+ O que é o Ano Sabático?
+ O que é necessário para se tornar Diácono?
+ O pecado original é eliminado com batismo?

+ Católico pode fazer uso da Homeopatia?


Blog do Prof. Felipe

Não existe incompatibilidade entre Darwin e a Bíblia

O debate sobre a teoria da evolução é cada vez mais forte, tanto no âmbito cristão como no estritamente evolucionista, e cientistas, filósofos e teólogos cristãos estão diretamente envolvidos no debate. Mais uma vez uma autoridade da Santa Sé declara que a Igreja aceita a teoria da evolução, desde que guiada por Deus. Desta vez foi o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura e também presidente da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja, arcebispo Gianfranco Ravasi quem se manifestou, no 17 de setembro de 2008 (ZENIT.org).

Dom Ravasi recordou dois pronunciamentos históricos sobre a evolução do Magistério pontifício: a encíclica Humani Generis, de Pio XII, de 12 de agosto de 1950, e a Mensagem de João Paulo II à Plenária da Academia Pontifícia de Ciências, de 22 de outubro de 1996. Entre outras coisas afirmou que “Não existe «a priori» incompatibilidade entre as teses de Charles Darwin e a Bíblia”, ao apresentar um Congresso Internacional que será realizado em Roma de 3 a 7 de março, sobre esse assunto: «Evolução biológica: fatos e teorias. Uma avaliação crítica 150 anos depois de ‘A origem das espécies’», de Charles Darwin, e que reunirá em Roma filósofos, teólogos e cientistas de renome internacional. O Congresso busca criar um diálogo entre filosofia, teologia e ciência.D. Gianfrando disse que Darwin «nunca foi condenado, ‘A origem das espécies’ não está no Índice (de livros proibidos), mas sobretudo há pronunciamentos muito significativos com relação à evolução por parte do próprio Magistério eclesial».(...)


+ leia mais


Livro da Semana

O que são as Indulgências?

Saiba o que são as indulgências; sua fundamentação bíblica, na Tradição, e no Magistério da Igreja, com base principalmente na Constituição Apostólica do Papa Paulo VI, “Doutrina das Indulgências”, promulgada em 1967.

Saiba também o que foi a polêmica de Martinho Lutero sobre esta questão no século XVI, que motivou a reforma protestante.

Conheça ainda as Orações e Obras enriquecidas de indulgências, segundo o “Manual das Indulgências” aprovado pela Santa Sé e publicado pela CNBB, em 1989.


Ficha Técnica
Editora: Cléofas
ISBN: 85-86283-11-8
Ano: 2007
Edição: 5
Número de páginas: 120
Idioma: Português (BR)
Acabamento: Brochura
Formato: 14x21 cm


+ comprar


* Caso não deseje mais receber a newsletter, entre em contato e escolha o assunto "Newsletter - REMOVER"
** Veja nossas regras para a newsletter aqui.
Livro da Semana


O que são as Indulgências?
14x21 cm - 120 páginas.


Shopping Cléofas


Em busca da perfeição
14x21 cm - 176 páginas


Família, "Santuário da Vida"
14x21 cm - 232 páginas.


 


© 2008 - Editora Cléofas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.