29 de out de 2008

Astrônomo do Vaticano garante: Acreditar em vida inteligente fora da Terra não ofende a fé



Acreditar que existem alienígenas e que o universo pode ter vida inteligente fora da Terra não contradiz a fé em Deus. É o que garante o Pe. José Gabriel Funes, principal astrônomo do Vaticano.
A vastidão do universo, com suas bilhões de galáxias e trilhões de estrelas, significa que podem existir outras formas de vida fora da Terra, mesmo inteligentes, afirma o jesuíta que dirige o Observatório do Vaticano.
“Como podemos descartar a hipótese de que a vida tenha florescido em outro lugar?”, questiona o Pe. Funes em uma entrevista concedida ao jornal “L’Osservatore Romano”, cujo título era: “O extraterrestre é meu irmão”.
“Assim como existe uma multidão de criaturas na Terra, deve haver outros seres, até mesmo inteligentes, criados por Deus. Isso não contradiz a nossa fé, porque não podemos colocar limites à liberdade criadora de Deus.”
O jesuíta argentino de 45 anos cita São Francisco ao dizer que possíveis habitantes de outros planetas devem ser considerados como nossos irmãos. “Para citar São Francisco, se consideramos as criaturas terrestres como ‘irmão’ e ‘irmã’, por que não poderemos falar também de um ‘irmão extraterrestre’? “Ele também faria parte da criação.”
Tocando um tema freqüentemente abordado por Bento XVI, que tem explorado a relação entre a razão e a fé, o jesuíta explica que a ciência, especialmente a astronomia, não contradiz a religião: “A Bíblia não é um livro de ciência; e procurar fatos científicos para explicar a origem do universo não colocam em dúvida o papel de Deus na criação”.
Como exemplo, o padre disse acreditar que a teoria do “Big Bang” é a explicação mais razoável para a criação do universo.
Fonte: Radio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.