12 de out de 2008

Entrevista com Cosme

Fonte: RCC Piúma-ES

José Cosme de Oliveira (Cosme) - Compositor e cantor – Pregador do Grupo de Oração Yaweh Rafa – RJ

Site RCCPIUMA: Muitas famílias hoje vivem uma situação semelhante à testemunhada por você durante a sua pregação, com seus filhos envolvidos em algum tipo de dependência química. Como nós, enquanto Renovação Carismática, poderíamos atingir as famílias que vivem essa realidade?
Cosme: A Renovação Carismática melhorou bastante. Hoje o Grupo de Oração, graças a Deus, e ao próprio Conselho da Renovação, não está só naquela de que “Grupo de Oração é só louvor”. Hoje nós temos as secretarias funcionando, que trabalham até com essa questão da formação humana, da política, e estamos com um trabalho muito bacana, que é esse trabalho focado para a família e para o jovem. Nós temos a Secretaria das Famílias, que tem se preocupado muito com a questão das drogas e da formação. Eu acho que o Grupo de Oração tem que ter, dentro do Núcleo, um grupo preparado para trabalhar com essa questão da formação da família e da formação do jovem. É um carisma que o Grupo de Oração precisa ter, lembrando sempre que o grande foco do Grupo é a oração. Mas todo Grupo de Oração deve ter um Núcleo que tenha esse trabalho de conhecer a realidade, acolher quem foi pela primeira vez, ter semana de partilha, partilhar com cada membro, saber sobre a questão dele de família, além de criar um ambiente para isso, com realização de shows, de encontros, de ir às favelas, de fazer trabalho social; o trabalho social ajuda muito. Na minha paróquia nós estamos com um trabalho de acolher os mendigos; nós fazemos um sopão lá. E aí não é só o sopão, algumas pastorais faziam o sopão, o povo comia e ia embora. Nós, além do sopão, estamos cortando o cabelo dessas pessoas e evangelizando. Estamos dando roupa, rezando com eles, estamos conhecendo a realidade da família, estamos fazendo um trabalho de cura e libertação, estamos levando ao psicólogo, estamos procurando uma casa para eles... Enfim, é um trabalho da Renovação que está surtindo efeito. Então eu acho que o Grupo tem que criar esse mecanismo de grupos e de pessoas com o carisma de trabalhar com essas pessoas e com dependência de drogas.

Site RCCPIUMA: Você possui algum projeto relacionado à evangelização de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas?


Cosme: Nós estamos com o projeto “Missão Restaurando Vidas” e com o retiro chamado “Renojovem”. Dentro da favela nós temos feito poucos trabalhos como, por exemplo, de ir lá dentro com as crianças, com os jovens, cantar hip hop, fazer samba, fazer arte, peças de teatro lá dentro das comunidades da favela. Isso não diretamente vai trabalhar em tirar o traficante, mas vai fazer com que aquele jovem não vá para o tráfico. Nós estamos recorrendo ao jovem. Esse “Renojovem” é um retiro que acontece duas vezes por ano, onde o jovem vai e leva o amigo dele que é traficante para fazer o encontro. Nós, indo até lá [às favelas], não iremos convencer, mas o amigo dele convence. E é tudo de graça: a comida, o lanche, o transporte, tudo. Tem piscina, vôlei, futebol, e tem oração, tem pregação, tem cura interior, tem tudo. O jovem se diverte e é evangelizado. É lógico que daqueles cem que a gente leva por vez, dez, vinte dão frutos. Mas esses vinte são pessoas que já vão evangelizar outros, e aqueles oitenta já receberam uma semente. A gente crê sempre nessa semente que fica... Ele pode até não caminhar na Igreja, mas pelo menos ele talvez não entre mais para o tráfico. Esse trabalho tem dado fruto e, graças a Deus, nós estamos caminhando com a nossa missão de evangelizar os jovens nas favelas do Rio de Janeiro.

Site RCCPIUMA: Qual é a mensagem que você deixa para as pessoas que não têm mais esperança na reestruturação das suas famílias?


Cosme: Não desistir jamais. Se o inimigo não desiste de destruir nossa família, nós também não podemos desistir de salvar a nossa família. É duro, é triste você ver um filho na droga, você ver um marido que é difícil trazer para a Igreja, a questão financeira... Mas o nosso Deus é o Deus do impossível. Se você abrir o coração e crer, Deus pode reestruturar a sua família... Reestruturou a minha, que veio do fundo do poço... Hoje até a minha casa própria, graças a Deus, eu consegui comprar. Então tenha essa fé. Ame, ame seu filho, independente da condição que ele esteja vivendo; à noite, na cama dele, reze por ele e nunca desista. Viva sempre essa vida se santidade, de busca. Pode levar um ano, cinco anos, dez anos, mas a obra de Deus sempre acontece, porque Deus é fiel.

BAIXE A PREGAÇÃO DO COSME NO CONGRESSO ESTADUAL DO ES AQUI E OUÇA! E DIVULGUE! E EVANGELIZE!

Um comentário:

  1. Que lindo o que vc faz pelas pessoas,ded cada 100 pessoas evangelizadas, 80 ou não sei quantas se converter já ajuda o Brasil a melhorar.E DEUS e Nossa Senhora ficam felizes,pq é uma alma que se salva.Hoje vivemos em um mundo com medo das pessoas......

    ResponderExcluir

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.