30 de out de 2008

Padre e matemático ganha prêmio por mostrar matematicamente que Deus existe



O professor e padre polonês Michael Heller, de 72 anos, ganhou um prêmio de aproximadamente R$ 2,9 milhões por formular evidências circunstanciais da existência de Deus. Seu trabalho está relacionado à teoria da criação do universo e abrange áreas do conhecimento como física, matemática, cosmologia e mecânica quântica.
“A jornada de Heller por um entendimento profundo resultou em avanços pioneiros nos conceitos religiosos, assim como expandiu os horizontes da ciência”, afirmou John Templeton, presidente da Fundação John Templeton, que organiza premiações sobre o tema há 35 anos.Heller discorda da teoria newtoniana da criação, que é contra a idéia de um espaço e um tempo absolutos e da energia criadora vinda de Deus. De acordo com o jornal inglês “Times”, ele sugere que os teólogos deveriam voltar à antiga doutrina da criação do universo, que afirma que tudo foi feito fora das conceituações de tempo e espaço.
Intelectuais poloneses comemoraram a consagração de Heller. O reitor da Universidade Jagiellonian, em Cracóvia, disse: “Ele foi bem-sucedido em mostrar que a religião isolada das descobertas científicas é insuficiente; e a ciência, ao ignorar outros meios de entendimento é cega.”
Ele rejeita a idéia de que religião e ciência são contraditórias. “A ciência nos dá o Conhecimento, e a religião nos dá o Sentido. Ambos são pré-requisitos para uma existência decente”.“Invariavelmente eu me pergunto como pessoas educadas podem ser tão cegas para não ver que a ciência não faz nada além de explorar a criação de Deus.”
O dinheiro do prêmio será revertido para uma academia de pesquisa em ciência e teologia, o novo Centro Copernicus.
Pax Domini
Fonte: Dominus Vobiscum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.