30 de nov de 2008

Advento e Evangelização

Advento e Evangelização

No próximo domingo 30 de novembro de 2008 (Hoje), iniciaremos o tempo litúrgico do Advento que é um tempo de vigilância e de espera para atualizarmos em nossa história. Aquele que veio, virá e vem. Mas a cada dia podemos encontrá-Lo em cada irmão ou irmã. É o Mistério da Encarnação que agora nos preparamos para celebrar.

A Campanha para a Evangelização deste ano tem como tema Discípulos e Missionários que, como sabemos, está inspirado na V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho. Por Discípulos e Missionários entendemos que cada um de nós, ao fazer uma verdadeira experiência do seguimento de Cristo em sua vida é, ao mesmo tempo, um apóstolo animado. Quem encontrou Jesus Cristo e se deixou cativar por Ele não pode deixar de comunicar isso também aos outros.

Advento é tempo de descobrir Deus em nós e entre nós. É tempo de arrumar o nosso coração, como se fosse uma casa para Jesus. Neste tempo, vamos refletir sobre nossas atitudes, para percebermos em que precisamos melhorar. Converter-nos.

Todo cristão e cristã, pela graça do sacramento do Batismo, está intimamente unido a Cristo e pertence à Igreja. Quando o Filho de Deus se fez humano, como celebramos em cada Natal, cada ser humano se fez divino. Essa é a boa notícia que temos a anunciar a todos os povos, nações e etnias.

A questão fundamental é, portanto, esta: o cristão ideal é aquele que está sempre vigilante, atento, preparado, para acolher o Senhor que vem. Não perde oportunidades, porque não se deixa distrair com os bens deste mundo, não vive obcecado com eles e não faz deles a sua prioridade fundamental. Mas, dia a dia, cumpre o papel que Deus lhe confiou, com empenho e com sentido de responsabilidade.

Os cristãos são convidados a deixar a vida das trevas e embarcar, decididamente, na vida da luz. As trevas caracterizam essa realidade negativa que produz mentira, injustiça, opressão, medo, covardia, materialismo (e que é uma realidade que toca tantas vezes, direta ou indiretamente, a nossa existência); a luz é a realidade de quem vive na dinâmica de Deus.

É importante que cada cristão se conscientize de sua responsabilidade na construção de um mundo novo sob as bases do amor a Deus e ao próximo, anunciando Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, caminho, verdade e vida.

Eduardo Rocha Quintella

Bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/ Minas Gerais

E-mail: contato@eduardoquintella.com.br

Portal na internet: www.eduardoquintella.com.br

Eduardo Rocha Quintella
contato@eduardoquintella.com.br
23/11/2008 - Belo Horizonte⁄MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.