5 de dez de 2008

Caminhando pelo Advento

Prezados assinantes


Caminhamos para o segundo domingo do Advento. Diante de nós eleva-se a figura de João Baptista, um dos inspiradores de Evangelho Quotidiano.. “Dar testemunho da Luz”, “abrir os caminhos do Senhor”, eis alguns dos lemas que nos impusemos há mais de oito anos. Começámos só com os textos do Evangelho, enviado a um pequeno grupo de amigos. Depois, chegaram as outras leituras e os salmos. Mais tarde, já em 2002, apareceram os comentários… A ideia dos comentários integra-se na tradição católica de acompanhar a proclamação da Palavra de uma reflexão apropriada e estimulante – a homilia.


As nossas “homilias”são o resultado de um trabalho aturado de alguns de nós que vasculham livros de Padres da Igreja, doutores, santos… à procura de excertos apropriados (e temos consciência de que prestamos um bom serviço de divulgação desses autores). Às vezes, socorremo-nos de textos oficiais da Igreja: documentos conciliares, encíclicas, Catecismo… Os discursos pronunciados pelo Santo Padre (“doutor em exercício”) são também fonte utilizada.


Perguntam-nos alguns porque não inserimos textos mais actuais, de autores vivos. Não queremos criar motivo de controvérsia e nem todas as opiniões são susceptíveis de alimentar o nosso projecto inicial:  nosso primeiro objectivo é dar a Palavra – o resto vem “por acréscimo”. Cremos que a variedade dos textos apresentados (variedade de estilo, de época, de tradição) é um bom suporte para as nossas intenções originais de que não nos queremos afastar.


Desejando mais uma vez uma boa continuação do Advento e reiterando a proposta de que ofereçam assinaturas do EAQ aos vossos amigos neste Natal, despedimo-nos com muita amizade


A equipa de Evangelho Quotidiano em língua portuguesa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.