19 de dez de 2008

Informativo Cléofas - 18/12/2008

Informativo Cléofas, 18 Dezembro de 2008 - Ano III - Número 103

Notícias do Programa Escola da Fé

+ Documento do Vaticano – Dignitas Personae
+ Embriões congelados: beco sem saída ética
+ Encontrado frascos de perfume do tempo de Jesus
+ 'Dicionário Popular para crianças em Grã-Bretanha exclui palavras cristãs
+ A Mídia ataca à Igreja porque é a única que defende dignidade do ser humano
+ Pedem ao Governo que retire ideologia de gênero de educação pública em Porto Rico
+ Leigos devem evitar que lei civil suplante à moral, exorta Cardeal
+ Bispos dos EUA priorizarão formação na fé de católicos hispanos
+ Corrida armamentista entorpece desenvolvimento, denuncia Papa

+ leia mais

O programa Escola da Fé, é exibido toda a quinta-feira às 20h30 na TV Canção Nova (Link))


Matéria do Programa Escola da Fé

A VIRGEM MARIA

1 - Dogma da Maternidade Divina – é Mãe de Deus

§495 – Denominada nos Evangelhos “a Mãe de Jesus” (Jo 2,1; 19,25; Mt 13, 55), Maria é aclamada, sob o impulso do Espírito, desde antes do nascimento de seu Filho, como “a Mãe de meu Senhor” (Lc 1,43). Com efeito, Aquele que ela concebeu do Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne não é outro que o Filho eterno do Pai, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos, DS 251).

Maria – Predestinada a ser Mãe do Verbo encarnado

§488 – “Deus enviou Seu Filho” (Gl 4,4), mas para “formar-lhe um corpo” (Hb 10,5), quis a livre cooperação de uma criatura. Por isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galiléia, “uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria” (Lc 1,26-27):

“Quis o Pai das misericórdias que a Encarnação fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser Mãe de seu Filho, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, uma mulher também contribuísse para a vida” (LG 56, 61).(...)

+ leia mais


Blog Prof. Felipe Aquino

Católico pode casar com protestante?


Esta pergunta se torna cada vez mais comum porque muitos jovens católicos estão namorando com outros que são protestantes.

Se ambos foram batizados (mesmo que na comunidade protestante), o sacramento do matrimônio pode ser celebrado na Igreja Católica, desde que os cônjuges aceitem certas condições. Mas a Igreja não deixa de lembrar que há dificuldades a serem superadas. Sabemos que o casamento se funda na expressão “sereis uma só carne” (Gen 2, 23), e que, portanto, a diferença de religiões dificulta esta união plena.

Antes de tudo a Igreja coloca as condições para a liceidade e validade de um matrimonio:

Cân. 1108 § 1. “Somente são válidos os matrimônios contraídos perante o Ordinário local ou o pároco, ou um sacerdote ou diácono delegado por qualquer um dos dois como assistente, e além disso perante duas testemunhas, de acordo porém com as normas estabelecidas nos cânones seguintes, e salvas as exceções contidas nos cânn. 144, 1112, § 1, 1116 e 1127, §§ 2-3.”

§ 2. Considera-se assistente do matrimônio somente aquele que, estando presente, solicita a manifestação do consentimento dos contraentes, e a recebe em nome da Igreja.(...)


+ leia mais


LANÇAMENTO

Problemas no Namoro

São muitos os problemas que podem surgir no namoro, ameaçando a sua beleza: Com quem namorar? O namorado do meu sonho e o namorado que tenho. Quando namorar? Como namorar? Ficar e namorar? Desentendimentos e brigas no namoro, temperamentos diferentes, dúvidas e inseguranças no namoro, infidelidade no namoro, traições; namoros muito longos ou muito curtos, ciúmes, a família do namorado, as diferenças de idades, traumas de namoros terminados; dúvida se deve continuar o namoro; por que não arrumo namorado? Quando se casar; namoro e religião, diferença de religião; namoro de mãe ou pai solteiro, namoro com alguém que já foi casado, namoro virtual pela internet; namoro à distância; namoro e sexo... e muito mais.
Tudo isso você vai ver abordado neste livro pelo Prof. Felipe Aquino com sua experiência de mais de 40 anos trabalhando com jovens.

Ficha Técnica
ISBN: 978-85-88158-48-1
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 184
Idioma: Português BR
Acabamento: Brochura
Formato: 14×21 cm


+ comprar


* Caso não deseje mais receber a newsletter, entre em contato e escolha o assunto "Newsletter - REMOVER"
** Veja nossas regras para a newsletter aqui.
LANÇAMENTO


Problemas no Namoro
14x21 cm - 184 páginas.


Shopping Cléofas


Relação dos Santos e Beatos da Igreja
14x21 cm - 200 páginas


Jovem, levanta-te!
14x21 cm - 176 páginas.


 


© 2008 - Editora Cléofas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.