26 de dez de 2008

Maria, Mulher Contemplativa!


Maria, Mulher Contemplativa!

Nossa Mãe Maria deve ser modelo de vida cristã para nós, que vivemos tão dispersos e confusos nos dias de hoje!

Deus proporcionou a Maria uma experiência única. Ela como ninguém, pôde ver com seus olhos e tocar com suas mãos o Verbo da Vida. Uma experiência que foi vivida de modo extremamente íntima e profunda. Naquela noite que o nosso Salvador veio ao mundo, Maria O tomou em seus braços e adorou Aquele que dela nasceu. Com o nascimento do Menino Jesus em Belém, Maria contemplou a paz e a libertação para toda a humanidade.

Maria, exemplo de meditação constante, nos mostra a figura da "Mulher Sábia", que sabe agradecer e confiar em Deus em qualquer momento da sua vida. Em Lucas, podemos notar o fruto da sua meditação constante. O Magnificat, taduz os sentimentos de Maria: "Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus meu salvador, porque olhou para a humilhação da sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo." Lc 1, 46-49.

Essas palavras que saíram dos lábios e do coração da Virgem servem para a nossa vida. Servem para reconhecermos que Deus cumpre as suas promessas e jamais nos abandona.

A nossa Mãe contemplativa soube conservar e meditar todas as coisas e acontecimentos em seu coração. Maria não contemplou apenas a infância de Jesus, pelo contrário, ela foi contemplativa também na vida pública de Cristo, em sua Paixão, sob a cruz, depois da Páscoa e também após a Ascensão, quando começaram a vida e a missão da primeira comunidade cristã.

Maria olhava para seu Filho, para o que Ele fazia e dizia e se perguntava sobre o que tudo aquilo podia significar no Plano de Deus. Próximo à cruz, compartilhou o sofrimento de seu Filho em agonia e dor de tantas mães que enfrentam situações semelhantes. Nós podemos até nos perguntar: quando viu Jesus pendendo na cruz, o que ela contemplou?

Certamente, Maria no seu ver profundo e penetrante, viu o mistério que vai além das aparências. Ela foi a primeira a enxergar o que todos fiéis buscam quando olham em direção da cruz.

Maria serve de exemplo para todos nós que buscamos nos encontrar a cada dia com o Nosso Senhor Jesus Cristo. A partir da sua vida, precisamos aprender com ela a procurar "o que é Deus", deixando de lado nossos projetos que não coincidem, tantas vezes, com o plano do Senhor sobre nossas vidas. É em Maria que encontramos estímulo para seguir firme na nossa missão.

Como a Virgem Maria todos nós jovens ou adultos, somos chamados a cultivar a mesma postura de meditação para podermos assimilar melhor o Plano que Deus tem guardado para cada um de nós!

Vanessa Aparecida Sola
vanessa.sola@hotmail.com
22/12/2008 - Bariri⁄SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.