31 de dez de 2008

NOVENA À NOSSA SENHORA PARA CURA DA DEPRESSÃO



Padre Antonio Maria Borges,
Instituto dos Padres de Schoenstatt,
autor na novena

Todos os dias

1º dia 2º dia 3º dia

4º dia 5º dia 6º dia

7º dia 8º dia 9º dia

APRESENTAÇÃO




A depressão já foi chamada “doença do século”. Não podemos deixar que se torne a doença do novo Milênio. Todos os que passaram por esta experiência dizem que não a desejam nem mesmo para o maior inimigo.

Realmente, a depressão arrasa a pessoa de tal modo que lhe tira até o gosto e o sentido da vida.


Nada melhor do que atacar esse mal com um remédio eficiente, eficaz e poderoso: ORAÇÃO.


Parece que Jesus também pensou nos deprimidos quando disse: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei” (Mateus 11,28). Quer um fardo maior do que a depressão?

O mesmo Jesus pede que estejamos sempre vigilantes para não sermos apanhados de surpresa: “Velai sobre vós mesmos, para que vossos corações não se tornem pesados... com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso... vigiai, pois, em todo o tempo, e orai a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males” (Lucas 21,34 36).

Precisamos orar. Vamos nos valer de Maria, a Mãe dos aflitos, nossa Mãe e Rainha Três Vezes Admirável. Para nós, ela é também Nossa Senhora da Depressão.


Vamos pedir a essa grande intercessora que peça a Deus por nós. Esta novena pode ser um canal de cura da doença ou de prevenção. Em Cana, da Galiléia, Maria deu-se conta da problemática da festa de casamento. O vinho acabara. Para os noivos era a aflição. Maria disse a Jesus: "Eles já não têm vinho" (João 2,3). Jesus fez seu primeiro milagre e transformou a água em vinho.

Fazendo esta novena, estaremos enchendo nossas talhas de água, confiando no poder de Jesus. Maria estará intercedendo por nós, pedindo que Jesus nos dê o vinho da saúde física, psíquica e espiritual, já que a depressão ataca a criatura humana por inteiro. Enchamos nossas talhas. Não importa que nossa água sejam as lágrimas que choramos aflitos, desesperados, arrasados. Para Jesus, nada é impossível. Nossa Mãe é sensível e terá cuidado perfeito. Ela é a Mãe Admirável que, com solicitude e carinho materno, nos apresenta a Jesus tal qual somos: talhas vazias, corações vazios, vidas vazias que querem ser cheias do amor e da graça de Jesus. A Mãe só vai nos dizer:
“Fazei o que Ele vos disser”.


Conversando um dia com meu amigo, Dr. Roque Savioli, do INCOR, sobre a depressão, ele, fazendo o desenho de um triângulo, me disse:


“Padre, a depressão está ligada ao sentimento de culpa do passado que armazenamos no coração, ao sentimento de tristeza e melancolia, frente às dificuldades e problemas do presente e à ansiedade diante do futuro”.


Levando em conta esse diagnóstico do Dr. Roque, vou dividir os 9 dias da novena em três partes. Nos três primeiros dias, vamos pensar no passado, nas culpas armazenadas e rezar à Mãe, pedindo sua ajuda. Nos outros dias, faremos o mesmo com as tristezas do presente e as ansiedades frente ao futuro.


No Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, há um luminoso sobre a sua imagem com os seguintes dizeres:

Servus Marie Nunquam Peribit - O Servo de Maria jamais perecerá.


Como filhos, vamos recorrer aos cuidados maternais de Maria e confiarmos que não vamos perecer. Ela não nos abandonará. Ela continua nos dizendo o que disse a 18 de outubro de 1914, pela boca de seu servo, Pe. José Kentenich, na fundação do seu Santuário, em Schoenstatt:

“Não vos preocupeis com a realização de vossos desejos. Eu amo os que me amam. Provai primeiro que me amais de verdade”.


No seu Santuário, ela distribui as graças que seu Filho Jesus nos alcançou com sua paixão, morte e ressurreição. Ali ela tem especialmente três graças para nos dar: o abrigo espiritual, a transformação interior e a fecundidade apostólica.


Creio poder relacionar estas três graças ao triângulo do Dr. Roque: diante das culpas do passado, precisamos da graça da transformação. Frente à tristeza e ao medo do presente, ela nos abriga no seu coração, e frente à ansiedade que sentimos quando pesamos no futuro incerto, ela nos promete e nos dá o dom da fecundidade em tudo o que fizemos.


Rezemos com fé. Tudo dará certo. Quem nos garante é Jesus: “Em verdade vos declaro, que se tiveres fé e não hesitardes... tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis” (Mateus 21, 21-22).

ORAÇÕES:

“Pai-Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a que nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém!”

"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!"


“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no principio agora e sempre. Amém.”


Observações:


Se estiver usando alguma medicação própria para o tratamento da depressão, não deixe de tomar sem orientação médica;


Se tiver possibilidades, procure a orientação de um sacerdote ou uma ajuda terapêutica com um psicólogo cristão, que pode ser indicado pelo sacerdote.


*Todas as citações bíblicas desta novena foram tiradas da Bíblia da Editora “AVE MARIA”

Um comentário:

  1. Estou precisando de ajuda. Farei a novena e almejo a libertação desse sentimento "depressão".
    Agradeço pela clareza nos procedimentos e pelo incentivo na caminhada e no resgate de minha existência.Abraços.
    Jussara ceron

    ResponderExcluir

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.