4 de dez de 2008

Thomas Han Hong-Soon: novo revisor das contas vaticanas

Professor coreano denunciou má administração dos bens da Igreja


CIDADE DO VATICANO, domingo, 23 de novembro de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI nomeou como revisor internacional na Prefeitura para os Assuntos Econômicos, instituição que vigia as contas da Santa Sé, o economista coreano Thomas Han Hong-Soon Han, que alertou sobre administração inadequada dos bens da Igreja no recente Sínodo dos Bispos.

Hong-Soon Han, professor de Economia do College of Business and Economics da Hankuk University of Foreign Studies de Seul, é presidente do Conselho do Apostolado dos Leigos Católicos da Coréia.

Ao intervir no Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, no qual foi ouvinte, o professor explicou que «a formação na Palavra de Deus deveria compreender uma sólida formação na doutrina social da Igreja».

«Neste sentido – garantiu –, o Compêndio da Doutrina Social da Igreja pode constituir um válido instrumento. Temos necessidade de educadores competentes no campo da doutrina social e no estudo da Palavra de Deus. A Igreja deveria investir recursos humanos e financeiros na formação de educadores.»

«Uma formação na Palavra de Deus exige que toda a Igreja e todos os seus membros dêem testemunho com as ações. Devemos ser conscientes de que as pessoas se convencem mais com a santidade de vida do que com a discussão intelectual.»

«Os chefes da Igreja devem fazer um sério exame dos estilos de vida e dos bens no seio da Igreja à luz da Palavra de Deus, para tomar todas as medidas possíveis e promover a doutrina social. Além disso, quando se fecham contratos comerciais, a Igreja deve garantir que contenham princípios de justiça, retribuições suficientes para viver e boas condições de trabalho. Infelizmente, os antecedentes da Igreja nem sempre foram satisfatórios», denunciou.

O professor concluiu sua exposição esperando que o Sínodo promova um estilo de vida bíblico, próprio de uma Igreja que dá testemunho e promove uma formação dos leigos.

O cargo de revisor internacional tinha sido ocupado nos últimos meses pelo ex-presidente da companhia aérea Alitalia, Maurizio Prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.