16 de mar de 2009

Liturgia Diária!!!

Segunda-feira, dia 16 de Março de 2009
Segunda-feira da 3ª semana da Quaresma

Santa Margarida de Cortona, religiosa, penitente, +1297



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santo Ambrósio : A Quaresma conduz ao baptismo

Leituras

2 Reis 5,1-15.
Naaman, general dos exércitos do rei da Síria, gozava de grande prestígio
diante do seu amo e era muito estimado, porque, por meio dele, o Senhor
salvou a Síria; era um homem robusto e valente, mas leproso.
Ora tendo os sírios feito uma incursão no território de Israel, levaram
consigo uma jovem donzela, que ficou ao serviço da mulher de Naaman.
Ela disse à sua senhora: «Ah, se o meu amo fosse ter com o profeta que vive
na Samaria, certamente ficava curado da lepra!»
Naaman foi contar ao seu soberano aquilo que dissera a jovem israelita.
O rei da Síria respondeu-lhe: «Vai, que eu vou escrever uma carta ao rei de
Israel.» Naaman partiu levando consigo dez talentos de prata, seis mil
siclos de ouro e dez mudas de roupa.
Levou ao rei de Israel uma carta escrita nestes termos: «Juntamente com
esta carta, aí te mando o meu servo Naaman, para que o cures da sua lepra.»

Ao terminar de ler a carta, o rei de Israel rasgou as suas vestes e
exclamou: «Sou eu, porventura, um deus que possa dar a morte ou a vida, de
modo que me enviem alguém para eu o curar da lepra? Reparai e vede como ele
busca pretextos contra mim.»
Mas Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei rasgara as suas vestes e
mandou-lhe dizer: «Porque rasgaste as tuas vestes? Que ele venha ter comigo
e saberá que há um profeta em Israel.»
Chegou, pois, Naaman com o seu carro e os seus cavalos e parou à porta de
Eliseu.
Este mandou-lhe dizer por um mensageiro: «Vai, lava-te sete vezes no Jordão
e a tua carne ficará limpa.»
Naaman, despeitado, retirou-se, dizendo: «Pensava que ele sairia a
receber-me e, diante de mim, invocaria o Senhor, seu Deus, colocaria a sua
mão no lugar infectado e me curaria da lepra.
Porventura, os rios de Damasco, o Abaná e o Parpar, não são acaso melhores
do que todas as águas de Israel? Não me poderia lavar neles e ficar limpo?»
E, virando costas, retirou-se indignado.
Mas os seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: «Meu pai, mesmo que
o profeta te tivesse mandado uma coisa difícil, não a deverias fazer?
Quanto mais agora, ao dizer-te: 'Lava-te e ficarás curado.'»
Naaman desceu ao Jordão e lavou-se sete vezes, como lhe ordenara o homem de
Deus, e a sua carne tornou-se como a de uma criança e ficou limpo.
Voltou, então, ao homem de Deus com toda a sua comitiva; entrou,
apresentou-se diante dele e disse: «Reconheço agora que não há outro Deus
em toda a Terra, senão o de Israel. Aceita este presente do teu servo.»


Salmos 42,2.3.43,3.4.
Como suspira a corça pelas águas correntes, assim a minha alma suspira por
ti, ó Deus.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo! Quando poderei contemplar a
face de Deus?
Envia a tua luz e a tua verdade, para que elas me guiem e conduzam à tua
montanha santa, à tua morada.
Eu irei ao altar de Deus, ao Deus que é a alegria da minha vida. Ao som da
harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus.


Lucas 4,24-30.
Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na
sua pátria.
Posso assegurar-vos, também, que havia muitas viúvas em Israel no tempo de
Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma
grande fome em toda a terra;
contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que
vivia em Sarepta de Sídon.
Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum
deles foi purificado senão o sírio Naaman.»
Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor.
E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte
sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali
abaixo.
Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu-o seu caminho.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Santo Ambrósio (c. 340-397), Bispo de Milão e Doutor da Igreja
Dos Sacramentos, 1 (trad. Brésard 2000 ans C, p. 244 rev.)

A Quaresma conduz ao baptismo

Aproximaste-te, viste a pia baptismal e viste também o bispo perto da pia.
E sem dúvida surgiu na tua alma o mesmo pensamento que se insinuou na de
Naaman, o sírio. Pois, embora tenha sido purificado, inicialmente ele
duvidara. [...] Temo que alguém tenha dito: «É apenas isto?» Sim, realmente
é apenas isto: ali encontra-se toda a inocência, toda a piedade, toda a
graça, toda a santidade. Viste o que conseguiste ver com os olhos do corpo
[...]; aquilo que não se vê é muito maior [...], porque aquilo que não se
vê é eterno [...]. Que haverá de mais surpreendente do que a travessia do
Mar Vermelho pelos israelitas, para não falarmos agora apenas do baptismo?
E, no entanto, todos os que o atravessaram morreram no deserto. Pelo
contrário, aquele que atravessa a pia baptismal, isto é, aquele que passa
dos bens terrestres para os do céu [...], não morre, mas ressuscita.

Naaman era leproso. [...] Ao vê-lo chegar, o profeta disse-lhe: «Vai, entra
no Jordão, banha-te e ficarás curado.» Ele pôs-se a reflectir em si mesmo e
disse para consigo: «É apenas isto? Vim da Síria à Judeia e disseram-me:
vai até ao Jordão, banha-te e ficarás curado. Como se não houvesse rios
melhores no meu país!» Os servos diziam-lhe: «Senhor, por que não fazes o
que diz o profeta? Fá-lo, experimenta.» Então ele foi até ao Jordão,
banhou-se e ficou curado.

Que significa isto? Viste a água, mas nem toda a água cura; mas a água que
contém em si a graça de Cristo cura. Há uma diferença entre o elemento e a
santificação, entre o acto e a eficácia. O acto realiza-se com água, mas a
eficácia vem do Espírito Santo. A água não cura se o Espírito Santo não
tiver descido e consagrado aquela água. Leste que quando nosso Senhor Jesus
Cristo instituiu o rito do baptismo, veio ter com João e este disse-Lhe:
«Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por Ti. E Tu vens até mim?»
(Mt 3,14). [...] Cristo desceu; João, que baptizava, estava a Seu lado; e
eis que, como uma pomba, o Espírito Santo desceu. [...] Por que desceu
Cristo primeiro e em seguida o Espírito Santo? Por que razão? Para que o
Senhor não parecesse ter necessidade do sacramento da santificação: é Ele
que santifica; e é também o Espírito que santifica.




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