31 de mar de 2009

Repúdio em relação às ameaças sofridas por Ir. Marie Henriqueta Cavalcante




Conferência Nacional Dos Bispos do Brasil
CNBB – Regional Norte 2
CNPJ: 33.685.686/0013-94
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Trav. Barão do Triunfo, 3151. Marco. CEP: 66093-050 – Belém- Pa.
CEP 66093050 E-MAIL: pascom@cnbbn2.org.br
Fone: (91) 3246-0495**3266-0055 http://www.cnbbn2.org.br/

Nota à imprensa:
O secretariado e as pastorais sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Regional Norte 2 (CNBB N2) tornam pública sua indignação e repúdio em relação às ameaças sofridas por Ir. Marie Henriqueta Cavalcante, coordenadora da Comissão de Justiça de Paz deste regional.
Tornou-se notório que Irmã Henriqueta Cavalcante, à frente da CJP, e membros das pastorais sociais da CNBB N2 vêm desempenhando nestes últimos meses um papel primordial nos procedimentos de denúncia e acompanhamento das investigações de casos de abuso e exploração sexual de menores no Pará. Casos que, infelizmente, têm acontecido com participação de pessoas influentes em nossa sociedade.
Assim, nesta semana foi registrada uma ameaça, feita por telefone à coordenadora que continua atuando de modo incansável no acompanhamento da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia, instalada pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará.
O secretariado executivo do Regional interpreta a ameaça como um ato desesperado e como uma tentativa, não apenas de atingir a coordenadora da CJP, mas sim como uma forma de calar a voz da Igreja diante da sua incessante luta pela defesa da vida.
As Pastorais Sociais e Organismos que compõem a CNBB com total apoio dos bispos sempre apoiaram todas as lutas legítimas feitas em defesa dos direitos humanos. É sabido de todos que a Igreja, seguidora e fiel às propostas de Jesus Cristo “que veio para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10) desempenha um papel profético na defesa e promoção da vida, denunciando toda forma de injustiça, especialmente quando ela é praticada por aqueles que deveriam lutar em favor da justiça.
As ações da CNBB são pensadas a partir da Palavra de Deus e da realidade construída pelos homens. Nossa prática é pautada pelo diálogo, o respeito e, sobretudo, pelo constante testemunho, agindo pacificamente e acreditando na paz e na construção de um mundo justo e igualitário.
A CNBB Norte 2 aproveita também para reafirmar sua opção pelos pobres, defendendo a causa daqueles que mais necessitam de justiça em nossa sociedade. Isso se configura também como uma resposta ao apelo da Conferência de Aparecida que evidencia que “Os rostos sofredores dos pobres são rostos sofredores de Cristo’" (AP 393).
Assina:
Orlanda Rodrigues Alves
Secretária executiva do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.