18 de dez de 2009

Com mais de vinte praias, Guarapari é um dos principais pontos turísticos do ES

Fundada em 1585 após o padre José de Anchieta percorrer ainda no século 16 a Capitania do Espírito Santo, Guarapari se tornou famosa graças as areias monazíticas da região, que possuem alto grau de radioatividade com efeitos terapêuticos.
Isso aconteceu em 1960, quando essa informação se espalhou pelo país. De lá para cá, a “Cidade Saúde”, como também é conhecida, se tornou o destino de milhares de pessoas. Localizada no Espírito Santo, a cidade possui cerca de cem mil habitantes e é um dos mais importantes pontos turísticos do Estado.
Além de suas areias, Guarapari se destaca por sua diversidade de praias, paisagens e também por ser referência em shows, festas e eventos de verão. São mais de vinte praias que recebem cada vez mais visitantes e são ideais para aqueles que adorar praticar esportes. As preferidas dos surfistas são as praias de D Ulé e a de Setibão devido às altas ondas e menor número de banhistas.
Para quem prefere lugares mais agitados, praias como a do Morro, Castanheiras e de Areia Preta ficam sempre cheias graças aos diversos estabelecimentos comerciais que compõe seus arredores, como restaurantes, bares, farmácias, bancos, supermercados. Caso você queira visitar Guarapari na alta temporada, o ideal seria se hospedar próximo a estas praias, principalmente porque nessa época o trânsito se torna caótico.
Durante a alta temporada o lugar mais badalado fica por conta da região de Nova Guarapari, conhecida também como Enseada Azul, onde encontra-se residências de veraneio e suas praias, especialmente a Bacutia, são palcos de eventos.
Outra praia famosa pela badalação é a Meaípe, ideal para os jovens que buscam festas e para aqueles que procuram os melhores pontos gastronômicos da cidade.
A praia mais famosa e onde encontramos a areia medicinal é a Areia Preta, localizada no centro de Guarapari. É nela que os turistas podem visitar a areia monazita. No final desta praia, é possível observar um barranco de cores variadas, passando do roxo, avermelhado até o branco. É a conhecida batinga, barro moldável utilizado para esculpir objetos.
Para os mergulhadores, as Ilhas Rasas e as Três Ilhas, como os famosos naufrágios capixabas dos navios Bellucia e Victory, são os lugares mais frequentados para aqueles que adoram explorar a diversidade marinha.
Outro ponto forte de Guarapari é a culinária local. Os pratos típicos da região são a moqueca capixaba, que ao contrário da baiana não recebe dendê ou leite de coco, a caranguejada e a Torta Capixaba, preparada com palmito, bacalhau, camarão e siri, entre outros frutos do mar.
A cultura local também chama a atenção de quem visita Guarapari. Além de ter patrimônios históricos como a Casa da Cultura, que possui mais 150 anos, e a Velha Matriz e as Ruínas da Igreja, o artesanato local se destaca em meio a tantos passeios, pontos turísticos, entre outros. Panelas de barro, artesanato em conchas, artigos em coco e de vime e taquara são alguns trabalhos que podem ser encontrados na cidade.

Hospedagem

Hotel Fazenda Flamboyant
Localização: Amarelos
Br 101 Km 319
Fone: 03007897877 / (27) 3229-0434
Spa e Centro de Hotelaria
Localização: Nova Guarapari
Rua M 1 A 48
Fone: (27) 3272-1221 / (27) 3272-1221
Hotel Meaípe
Localização: Meaípe
Rua Izaltino Alves 74
Fone: (27) 3272-1240
Pousada Airy
Localização: Meaípe
Avenida Meaípe, 1153 - Enseada Azul
Fone: (27) 3272-0744 / (27) 3261-3249

Restaurantes

Guaramare
O restaurante funciona na casa do proprietário e não há cardápio; os pescados são levados à mesa para a escolha do cliente, que decide como será preparado (massa, grelhado, em paella, etc).
Avenida Meaípe, 716
Fone: (27) 3272-1300
Cantinho do Curuca
Localizado na beira da praia, é especializado em moqueca capixaba.
Avenida Santana, 96
Fone: (27) 3272-1262
Gaeta
Possui vista para o mar e traz nos cardápios moquecas e bobós, sendo os mais famosos os de camarão e lagosta.
Avenida Santana, 45
Fone: (27) 3272-1202
 
 
 Fonte: Riberão Preto On line
Fotos: Divulgação




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.