13 de mai de 2010

Entrevista com Daniel Godri Junior


 Entrevista com Daniel Godri Junior
Daniel Godri Junior
Daniel Godri Junior

"Estamos preparando o ser humano para o sucesso, mas nos esquecemos de prepará-lo para o fracasso que faz parte da vida."

Na entrevista desta semana, você confere um bate-papo com o palestrante de motivação e vendas Daniel Godri Junior. Apresentador do programa 'Desenvolvendo Talentos', pela TV Canção Nova, recentemente lançou pela Editora Canção Nova o livro “O Querer é Seu; o Poder é de Deus”

No Podcast abaixo você confere em áudio esta entrevista na íntegra



cancaonova.com: Nós vivemos numa sociedade cujas pessoas interagem de forma rápida e fácil; por outro lado, nós vemos o crescimento alarmante de pessoas com baixa autoestima e doenças de cunho depressivo. A que se deve este fator tão contrastante?


Daniel Godri: Primeiro é porque nós estamos bem conectados pelos meios de comunicação, mas os nossos relacionamentos são cada vez mais superficiais. Nós não conhecemos mais o outro a fundo, temos pouco tempo para o  próximo, pouco tempo para conviver em família. Nós vivemos uma pressão extraordinária em relação ao perfeccionismo, temos que ser cada vez melhores e isso é bom até certo ponto; mas nós esquecemos o nosso lado humano. Estamos preparando o ser humano para o sucesso, mas nos esquecemos de prepará-lo para o fracasso que faz parte da vida. Então, acredito que estas são algumas das coisas em função das quais as pessoas estão cada vez mais deprimidas. Certamente, falta estrutura familiar, porque motivação também está associada à presença do pai e da mãe. Pesquisas mostram que, em uma família bem estruturada, a criança vai ter uma personalidade bem formada. Problemas familiares, pressão e individualismo são coisas que vão minando nossa autoestima.


cancaonova.com: Você acredita que o fracasso de uma pessoa pode estar relacionado à sua infância, quando ela foi rotulada de forma negativa pelos pais ou até pelos amigos?

Daniel Godri: A sua pergunta é algo que a psicologia já responde. É fundamental saber o seguinte: tudo que acontece com a gente nos influencia, mas não determina quem somos. Eu não posso dizer que sou um fracassado, porque vim de família pobre ou sofri algum abuso psicológico ou físico. Em uma pesquisa mundial, 50% dos maiores líderes da humanidade têm ou tiveram graves deficiências físicas ou grandes problemas financeiros. Se os grandes líderes da humanidade tiveram problemas graves, significa que não importa o que acontece com a gente, mas a maneira como reagimos a isso. É claro que uma pessoa que tem uma boa educação, uma boa situação e estrutura, se desenvolve melhor, porém, eu não posso colocar a culpa do meu fracasso no passado; ele me influencia, mas eu tenho as rédeas da minha vida nas mãos.

"O que acontece com a gente nos influencia, mas não determina quem somos"
Foto: Wesley Almeida/CN


cancaonova.com: Qual a importância da fé neste processo motivacional? 

Daniel Godri: Fé é acreditar e acreditar é algo que está diretamente relacionado à motivação. Se você não acredita,  consequentemente não aposta, não se prepara nem se aperfeiçoa. A Bíblia dá um exemplo bacana: “A fé é o fundamento da esperança”. A esperança é o fundamento da motivação. Se você não tem esperança, não tem motivação. Pode acabar tudo à sua volta, menos a esperança. Então, a fé é o fundamento disso; ela nos faz continuar esperando e acreditando.


cancaonova.com: O que o seu livro "O Querer é Seu, o Poder é de Deus", lançado pela Editora Canção Nova, quer trazer para o público?

Daniel Godri: Eu tive muita participação em grupos de oração e uma das velhas discussões, depois do grupo, era: "Reze que Deus vai fazer". E outros diziam: "Não, mas nós temos que fazer nossa parte". Eu vi que estes dois extremos estão certos, porque nós fazemos a nossa parte e Deus entra com a parte d'Ele. Assim, as duas coisas são necessárias.

Este é um livro que une a necessidade do esforço humano com a graça de Deus. Para não ficar só no "Deus vai fazer tudo e eu não faço nada" ou no "Eu faço tudo e Deus não precisa me ajudar em nada". O título teve origem em uma camiseta que eu tenho da Canção Nova.


cancaonova.com: Como saber quando Deus quer agir ou quando algo depende de nós mesmos?

Daniel Godri: Nós temos à nossa disposição o Espírito Santo e também a nossa inteligência [razão]. Essas duas fontes vêm de Deus. O Espírito Santo é Deus que nos auxilia e a razão também vem d'Ele. Mesmo quando eu ajo só com a razão, estou agindo com o auxílio de Deus, porque a razão também vem do Senhor. Há um santo que disse assim: "Em pequenas coisas não perca tempo" – as coisas importantes você coloca em oração. Jesus, quando foi escolher Seus discípulos, levou a noite inteira em oração. O que é importante, peça auxílio do Espírito Santo e o que não for tão importante, use a sua inteligência e faça. Os santos dizem que a reta intenção é quando, mesmo errando, tivemos a intenção de acertar. Isso é o que conta para Deus. Ele olha a intenção do seu coração. 

Deixe seu comentário (Obs. comentários com no máximo 160 caracteres)

*Daniel Godri Junior também é administrador de empresas. Pós-graduado em marketing pela Unifae, teologia moral pela Facsul e possui MBA em gestão empresarial pela UFPR. É coordenador e cofundador da Comunidade Efetá. Autor dos livros "100 Motivos para Amar a Mãe de Deus", "Sou Campeão por Natureza", entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.