16 de ago de 2010

São Pedro Damião


Doutor da Igreja , o cardeal-bispo de Ostia , b. em Ravenna “cinco anos após a morte do Imperador Otto III “, 1007; d. em Faenza , 21 de fevereiro de 1072.
Ele era o caçula de uma grande família , seus pais eram nobres, mas pobre . No seu nascimento, um irmão protestou contra esta nova taxa sobre os recursos dafamília com o efeito que sua mãe se recusou a amamentar o bebê e ele quase morreu. A família do retentor, porém, alimentou a criança morrendo de fome e pelo exemplo e censura recordou a sua mãe para o direito . Deixou um órfão nos primeiros anos, ele foi a primeira adotado por um irmão mais velho, que mal tratada e sub-alimentadas, enquanto ele emprega-o como um guardador de porcos. A criança apresentava sinais de grande piedade e do notável intelectual Presentes E, após alguns anos de servidão este outro irmão, que foi arcipreste de Ravenna , teve pena dele eo levaram para ser educado . seu irmão foi chamado Damian e era geralmente aceite que São Pedro adicionado este nome para o seu próprio em grato reconhecimento da bondade de seu irmão. Ele fez um rápido progresso em seus estudos, primeiro em Ravenna , em seguida, em Faenza , finalmente, no Universidade de Parma e, quando cerca de vinte e cinco anos de idade já era um famoso professor de Parma e Ravena . Mas, apesar de mesmo assim muito dado a jejum e outras penitências , ele não poderia suportar a escândalos e distraçõesda universidade vida e decidiu (cerca de 1035) para se aposentar do mundo. Enquanto meditando em sua resolução, ele encontrou dois eremitas da Fonte-Avellana , ficou encantado com a sua espiritualidade e desprendimento, e desejava juntar a eles. Incentivada por eles Peter , Após quarenta dias retiro em uma pequena cela, deixou seus amigos secretamente e fez o seu caminho para o eremitério de Fonte-Avellana . Aqui, ele foi recebido, e, para sua surpresa, vestido de uma vez com o monástico hábito .
Tanto como novato e como profissão religioso seu fervor era notável e levou a tais extremos de penitência que, por um tempo, sua saúde foi afetada. Ele ocupou a convalescença de um estudo aprofundado da Escritura Sagrada e, em sua recuperação, foi nomeado para palestra para seus companheiros monges. A pedido de Guy de Pomposa e outros chefes de vizinhos mosteiros , durante dois ou três anos, lecionou também para seus súditos, e (cerca de 1042) escreveu o vida de São Romualdo para os monges de Pietrapertosa. Logo após seu retorno à Fonte Avellana, ele foi nomeado economus da casa pelo prévio , Que também apontou-o como seu sucessor . Isso, na verdade, ele tornou-se em 1043, e permaneceu antes da Fonte-Avellana até sua morte. Seu priorado foi caracterizado por uma moderação sábio do Estado, bem como pelo fundação do sujeito-eremitérios em San Severino , Gamugno, Acerata, Murciana, San Salvatore , Sitria e Ocri. Era notável, também, para a introdução do uso regular da disciplina , Um penitencial exercício que induziu a grande abadia de Monte Cassino imitar. Houve muita oposição fora do seu próprio círculo a esta prática, mas Pedro defesa persistente assegurada a sua aceitação a tal ponto que ele foi obrigado até a moderar o imprudente zelo de alguns de seus próprios eremitas . Outra inovação foi a da sesta diária, para compensar a fadiga do escritório à noite. durante a sua posse um priorado do mosteiro foi construída, prata cálices e uma prata cruz processional foram adquiridos, e muitos livros adicionados à biblioteca . (Veja Avellana-Fonte ).
Apesar de viver no isolamento do claustro , Peter Damian vigiados de perto as fortunas da Igreja e, como seu amigo Hildebrand , O futuro Gregório VII , ele se esforçou para sua purificação, naqueles tempos deplorável. Em 1045, quando Bento IX renunciou ao pontificado supremo nas mãos do arcipreste João Graciano (VI Gregory ), Peter saudou a mudança com alegria e escreveu para o papa , exortando-o a lidar com os escândalosda igreja na Itália , especialmente com o malbispos de Pesaro , de Città di Castello , e de Fano (ver Bento IX , Gregório VI .) Ele esteve presente em Roma , quando Clemente IIcoroou Henry III e sua esposaAgnes , E ele também participou de um sínodo realizado na Latrão nos primeiros dias de 1047, em que decretos foram proferidas contra a simonia . Depois disso ele voltou para o seu eremitério (ver Clemente II ; Dâmaso II ). Papa São Leão IX foi solenemente entronizada na Roma , 12 fevereiro de 1049, para suceder Dâmaso II , E cerca de dois anos depois Peter publicou seu tratado sobre a terrível vícios do clero , o “Liber Gomorrhianus”, dedicando para o papa. Ele causados uma grande agitação e não despertou um pouco a inimizade contra o seu autor. Até mesmo o papa , que teve a primeira elogiou o trabalho, estava convencido de que era exagerado e sua frieza extraiu Damian uma carta de protesto vigoroso. Entretanto, surgiu a questão sobre a validade do ordenações de simoniacalclérigos . oantes de Fonte Avellana- se apelado escreveu a um (cerca de 1053) um tratado, o “Liber Gratissimus”, em favor de sua validade, uma obra que, embora muito combatida na época, era poderoso para decidir a questão a seu favor antes do final do século XII. Em junho, a 1055, durante o pontificado de Victor II , Damianparticipou de um sínodo realizado em Florença , onde simonia e clerical incontinência foram mais uma vez condenado. Cerca de dois anos depois ele adoeceu naFonte Avellana, e quase morreu, mas de repente, depois de sete semanas de dor, recuperado, como ele Acredita , Através de um milagre .
Durante sua doença, o papa morreu, e Frederic, abade de Monte Cassino , foi eleito como Stephen X . No outono de 1057, Stephen Xdeterminado criar Damianum cardinal . Por muito tempo ele resistiu à oferta, mas acabou por ser forçado, sob ameaça de excomunhão , para aceitar, e foi consagrado cardeal-bispo deOstia em 30 de novembro de 1057. Além disso, ele foi nomeado administrador da Diocese de Gubbio . O novo cardeal ficou impressionado com as grandes responsabilidades do cargo e escreveu uma carta a seu irmão mexendo, cardeais, exortando-os a brilhar com o seu exemplo antes de tudo. Quatro meses depoisPapa Estêvão morreu em Florence ea Igreja foi mais uma vez distraído por cisma. O cardeal de Ostia foi vigoroso em sua oposição ao antipapa Bento X , mas a força estava do lado do intruso e Damian aposentou-se a Fonte-Avallana. (Veja a Nicolau IIGregório VII ).
Sobre o final do ano 1059 Peter foi enviado como legado ao Milan por Nicholas II. A Igreja de Milão tinha sido, para alguns tempo , A presa de simonia e da incontinência. Tão ruim era o estado das coisas, que benefices foram comprados e vendidos abertamente eo clero publicamente “casada” a mulheres que viveram com. Mas o fiel de Milão , liderada pelo St. Ariald o diácono e St. Anselmo , bispo de Lucca , lutou arduamente para corrigir estas males . Finalmente a competição entre as duas partes se tornou tão amarga que um recurso foi feita à Santa Sé, para decidir o matéria . Nicholas II enviado Damian eo bispo de Lucca como seuslegados . Mas agora, a parte do irregular clérigos tomou alarme e levantou o grito que Roma não tinha autoridade sobre o Milan . Uma vez que Pedro, tomandoação . Audaciosamente confrontar os manifestantes na catedral , ele mostrou a eles a autoridade da Santa Sé com o efeito que todas as partes submetidas à sua decisão. Ele exigiu um primeiro solene juramentodo arcebispo e todos os seus clérigos que no futuro não preferment deve ser pago para, então, que institui umpenitência sobre todos os que tinham sido culpado, restabelecida em sua benefices todos os que tomaram sob a viver continently . Este prudente decisão foi atacada por alguns dos rigourists em Roma , mas não foi revertida. Infelizmente, com a morte de Nicolau II , as disputas mesma estourou nem foram resolvidos até depois do martírio de São Ariald em 1066. Entrementes Peter foi em vão pedindo para ser liberado das preocupações de seu escritório. Nem Nicolau II , nemHildebrand teria consentimento poupá-lo.
Em Julho, 1061, o papa morreu e mais uma vez um cisma seguiu. Damian utilizado todo o seu poder para persuadir o antipapa Cadalous para retirar, mas sem efeito. Finalmente Hanno , O regente da Alemanha , convocou uma conselho em Augsburg em que um argumento de comprimento por São Pedro Damião foi lida e muito contribuíram para a decisão em favor de Alexandre II . Em 1063 o papa realizou uma sínodo em Roma , na qual Damian foi nomeado núncio apostólicopara resolver o diferendo entre a Abadia de Cluny eo bispo de Mâcon . Ele passou a França , convocou uma conselho em Chalon-sur-Saône , revelou a justiça das teses dos Cluny , Instalou-se outras questões em causa na Igreja da França , e retornou no Outono de -Fonte Avellana . Enquanto ele estava na França, oantipapa Cadalous voltou a ser ativo em suas tentativas de obter de Roma , e Damian trouxe sobre si uma reprovação acentuada a partir de Alexander eHildebrand por duas vezes imprudentemente atraente o poder real para juiz de novo o processo. Em 1067 o cardealfoi enviado Florence para resolver o diferendo entre o bispo e os mongesde Vallombrosa , Que acusou o ex de simonia . Seus esforços, porém, não foram bem sucedidas, em grande parte porque ele calculou mal o caso e jogou o peso de sua autoridade ao lado do bispo . O matéria não foi resolvido até o ano seguinte pelo papaem pessoa. Em 1069, Damian foi como opapa legado para a Alemanha para prevenir King Henry de repudiar sua mulher Bertha . Esta tarefa ele realizado em uma conselho em Frankfurt, e voltou a -Fonte Avellana , onde foi deixado em paz durante dois anos.
No início de 1072 ele foi enviado para Ravenna para conciliar seus habitantes à Santa Sé , que tendo sido excomungado por apoiar seu arcebispo na sua adesão ao cismade Cadalous . Em seu retorno depois, ele foi apreendido com febre perto de Faenza. Ele leigo doente por uma semana no mosteiro de Santa Mariadegl’Angeli, agora Santa Maria Vecchia. Na noite anterior à festa da Cátedra de São Pedro em Antioquia , ele ordenou que o escritório do festa para ser recitada e no final da Laudes morreu. Era uma vez enterrada no mosteiro igreja , Para que os outros devem reclamar os seus relíquias . Seis vezes tem seu corpo foi traduzido, cada tempo para um mais esplêndido lugar de repouso. Ele agora mentiras em uma capela dedicada ao santona catedral de Faenza em 1898. Nenhum formal de canonização já teve lugar, mas tem seu cultas existiu desde a sua morte em Faenza , na Fonte-Avellana , em Monte Cassino, e em Cluny . Em 1823,Leão XII estendeu seu festa (23 de fevereiro) para o conjunto Igreja e pronunciou-lhe um doutor da Igreja . O santo é representado na arte como um cardeal com uma disciplina na mão, às vezes também ele é retratado como um peregrino titulares de uma bula papal , a significar suas legações muitos.
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RESUMO
“Teólogo e reformador. Nasceu em Ravena, em 1007; morreu em Faença, em 1072. Comemoração: 21 de fevereiro.
Órfão desde muito jovem, ficou primeiro aos cuidados de um indiferente irmão mais velho e, depois, de outro irmão que lhe proporcionou uma boa educação em escolas da Lombardia.
Em 1035 Pedro juntou-se à comunidade de eremitas fundada por São Romualdo, em Fonte Avellana, da qual se tornou preposto. Numa época de reformas, ele foi essencialmente um reformador, tanto como monge quanto como bispo-cardeal de Óstia com variadas atividades. Criticou algumas tendências reformistas de papas da época e exerceu grande influência em importantes assuntos eclesiásticos. Suas idéias sobre o monasticismo lembravam sempre o exemplo dos primeiros monges do deserto. De certo modo, não era diferente de São Jerônimo: crítico, impaciente, sincero, com o fervor moral de um profeta.
Sua violenta investida contra a má conduta clerical é chamada, com razão, “O livro de Gomorra”.  Pedro repreendeu um bispo por passar horas jogando xadrez e menos tempo em oração.
Escreveu sobre importantes assuntos teológicos e canônicos e, em 1828, o Papa Leão XII inscreveu-o entre os doutores da Igreja, antes mesmo da prévia canonização formal.
A intransigência e a severidade de São Pedro Damião talvez tenham sido superenfatizadas, pois outra sua faceta pode ser apreendida em seus hinos, como aquele sobre o Céu e outro sobre São Gregório Magno, a quem Damião chama de “o apóstolo do povo inglês”.
Reporter de cristo

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