26 de set de 2010

TONY BLAIR ELOGIA BENTO XVI ÀS VÉSPERAS DA "DELICADA VISITA" AO REINO UNIDO


◊   Londres, 15 set (RV) - O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, que se converteu ao Catolicismo há três anos, depois de deixar a Igreja Anglicana, elogiou, nesta terça-feira, a "coragem intelectual" de Bento XVI, que inicia nesta quinta-feira, uma delicada visita ao Reino Unido.

Em artigo publicado pelo jornal "L'Osservatore Romano", intitulado "O Papa e Newman", o líder britânico classifica de "admirável a coragem intelectual" tanto de Bento XVI como do Cardeal John Henry Newman (1801-1890).

O cardeal inglês, que será beatificado no domingo, 19 de setembro, por Bento XVI, era um brilhante intelectual e pensador do século XIX, que se converteu ao Catolicismo.

O Cardeal Newman é considerado um pensador de vanguarda para a sua época. Ele influenciou muito o Concílio Vaticano II, e é um dos autores católicos mais citados pela Igreja Católica.

"Muitos católicos veem na pessoa de Bento XVI a mesma coragem intelectual de Newman" - comenta Blair, em seu artigo, acrescentando que o papa "vive em concordância com o espírito e com as ideias de Newman".

De acordo com alguns observadores, a beatificação de uma figura que abandonou a Igreja Anglicana – majoritária no Reino Unido – pode gerar tensões entre as duas Igrejas que enfrentam problemas relacionados à ordenação de mulheres e de bispos homossexuais.

Bento XVI presidirá pessoalmente à cerimônia de beatificação do Cardeal Newman – algo raro – já que no início de seu pontificado, em 2005, anunciou que se limitaria a celebrar pessoalmente apenas as canonizações, ou seja, a proclamação de santos e não de bem-aventurados, primeiro passo em direção à glória dos altares. (AF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.