5 de out de 2010

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO CATÓLICOS NA ERA DIGITAL


◊   Cidade do Vaticano, 04 out (RV) - Representantes da Igreja provenientes de 85 países dos vários continentes estão reunidos em Roma, até a próxima quinta-feira, no Congresso da Imprensa Católica, para debater os desafios da era digital no futuro dos meios de comunicação católicos. O encontro é uma iniciativa do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS), organismo vaticano que se ocupa das questões relacionadas à mídia.

O encontro tem como objetivo "analisar os problemas da imprensa católica no atual contexto mundial, fortemente influenciado e marcado pelas novas tecnologias que impelem para a "multimedialidade"" – disse, em seu discurso inaugural, o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli.

Para o prelado, é necessário que os órgãos de informação eclesiais se interroguem "sobre qual seja a sua mais profunda identidade e a sua missão", num momento em que a comunicação de massa enfrenta os desafios da era digital.

Dom Claudio Celli afirmou que "se deve pensar na imprensa católica a partir de uma perspectiva de serviço; e isso só será possível, se se perguntar qual deve ser seu papel na sociedade e na Igreja".

O presidente do PCCS antecipou que os meios de comunicação eclesiais deveriam ser uma "realidade vizinha, capaz de acompanhar a vida, capaz de dar voz a preocupações, desejos e projetos de pessoas que venham a ser, depois, os seus leitores".

O prelado sublinhou ainda, a importância dos meios de comunicação social no âmbito da Igreja, pelo fato de constituírem "um instrumento privilegiado, no difícil dever de promover e fomentar uma compreensão intelectual da fé".

Liberdade de expressão, verdade, comunhão eclesial, Internet e abordagem de temas polêmicos são alguns dos temas na agenda do encontro que se concluirá com uma audiência de Bento XVI aos participantes do mesmo.

O Congresso da Imprensa Católica é a quinta iniciativa do PCCS sobre o papel dos meios de comunicação social na atualidade. O primeiro encontro realizou-se em 2006, em Madri, tendo sido dedicado à televisão. Os sucessivos – realizados em Roma – refletiram sobre a rádio e questões apresentadas pelas Faculdades de Comunicação Social das Universidades católicas, entre outros temas. (AF)
RADIO VATICANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.