◊ Cidade do Vaticano, 29 out (RV) – O presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, enviou uma mensagem aos hinduístas de todo o mundo, por ocasião da festa do Diwali – o Ano Novo hinduísta – na qual convida católicos e hinduístas a reforçarem os laços de "amizade e cooperação".
Essa celebração do calendário hinduísta festeja a vitória da verdade sobre a mentira; da luz sobre as trevas; e da vida sobre a morte.
Para o purpurado francês "a dignidade implica o direito inalienável de cada indivíduo, de ser protegido da violência de todo e qualquer tipo, da negligência e da indiferença". "O respeito mútuo é, portanto, um dos fundamentos da coexistência pacífica e do progresso na sociedade" – diz o Cardeal Tauran em sua mensagem.
Na mensagem – articulada em sete pontos – o presidente do organismo vaticano faz um apelo a fim de que sejam fortalecidas "a cooperação e as ações comuns" entre católicos e hinduístas.
"Como pessoas que se preocupam com o bem-estar das pessoas e das comunidades – conclui o cardeal em sua mensagem aos hinduístas – busquemos dar mais visibilidade, com todos os meios de que dispomos, a uma cultura que promova o respeito, a confiança e a cooperação."
Diwali (ou Deepavali ou ainda Deepawali) é uma importante festa hinduísta, conhecida também como Festival das Luzes e simboliza a destruição das forças do mal. Este ano, a festa cai nos dia 5 de novembro para a maioria dos hinduístas. (AF)