30 de jun de 2010

20 CONSELHOS DE HARVAD

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual

1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os
níveis de açúcar no sangue).

3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco..

4- mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão
.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris.
Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- comer pizza. Mas escolha as de massa fininha.
O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente.
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua
memória...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...
Leia um livro e memorize parágrafos.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes.
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- rir..
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout' , um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.
Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer..

14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15- desfrutar de uma xícara de chá.
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- ter um animal de estimação.
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18- reorganizar a geladeira.
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.

19- comer como um passarinho.
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.
E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
- comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- pensar positivamente.
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

29 de jun de 2010

As profissões mais confiáveis dos brasileiros

Pesquisa internacional mediu a credibilidade de profissionais e instituições. Bombeiros e carteiros lideram a lista no Brasil. (10/06/2010 - 14h40 | RH)
De um lado, bombeiros, carteiros, professores e médicos com uma taxa de aprovação com a qual os presidentes Lula e Barack Obama apenas sonham. De outro, os políticos e a polícia. Uma pesquisa do grupo alemão GfK mediu a credibilidade de 20 categorias diferentes de profissionais e instituições. Com mais de 18 mil pessoas entrevistadas (mil só no Brasil), o estudo aponta quem, na opinião do povo, é digno de confiança.
Os bombeiros foram unanimidade e estão no 1.º lugar desde o ano passado, com 98% de aprovação dos brasileiros. Desde maio, o socorrista Roberto Chinda possui não só o reconhecimento da população, mas também o dos seus colegas de 1.º Grupamento, que engloba os 10 quartéis do Corpo de Bombeiros de Curitiba. Ele foi eleito o bombeiro do mês. “Ter esse reconhecimento significa que eu fiz o que era esperado e tive um comportamento exemplar no meu trabalho e com meus colegas”, conta um satisfeito Chinda, que está há nove anos na corporação.
O subcomandante do grupamento, major Ricardo Silva, explica que a eleição ocorre todo mês. “Os 350 bombeiros colocam na urna o nome de um colega. É o reconhecimento dos pares por um trabalho bem desempenhado e um comportamento exemplar”. A fotografia do bombeiro eleito passa a fazer parte de uma galeria com os outros escolhidos durante o ano.
A carteira Simone do Rocio Meira da Silva, 38 anos, é representante da categoria que conquistou o 2.º lugar de confiança no coração do brasileiros, com 92% de aprovação. Com oito anos de profissão, ela acredita que a confiança venha do contato direto e diário com as pessoas a quem atende. “Eles até reclamam quando há uma mudança. Já estão acostumados com o meu jeito e estranham qualquer pessoa diferente”. No Santa Quitéria, onde trabalha, Simone é conhecida de Terezinha Nazarko, salgadeira do bairro. “Converso com a Simone toda vez que ela passa por aqui, conhece até meus netos.”
Efeitos da crise
Promessas não cumpridas em época de crise financeira mundial podem ser, segundo o cientista político e sociólogo da Universidade Federal do Paraná Ricardo Costa de Oliveira, o motivo pelo qual os políticos aparecem em última posição na lista brasileira, atrás de outras 19 diferentes profissões. No ranking internacional, a categoria também ocupa as últimas colocações.
O estudo da GfK revela ainda uma curiosidade: o índice de confiança nos diretores de grandes empresas continua em queda mundialmente desde 2008, ano em que a crise financeira mundial começou com o estouro da bolha imobiliária norte-americana. A aprovação desses profissionais passou de 36% da população mundial para 33% no ano passado e 31% este ano.
Fonte:
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1012364&tit=As-profissoes-mais-confiaveis-dos-brasileiros

28 de jun de 2010

Pensamentos Comunistas


Veja como raciocina um filho de Karl Marx

Caríssimos, vejam essa matéria abaixo e comprovem o grande perigo que estamos correndo no Brasil com os comunistas dominando sobre nós.
Vale lembrar que no Brasil, atualmente, só tem esquerda, só tem comunistas. Todos recordam que nosso “querido” presidente Lula é comunista?
Vocês sabem também que a Dilma, o Serra e os demais políticos candidatos a presidência(e a outros cargos) também o são né?
O pensamento comunista está difundido em todo lugar, principalmente nas universidades, que é de onde saem os piores comunistas.
Demônios Comunistas
Vejam que pensamentos compartilham todos os comunistas e que grande perigo estamos correndo de perder nossa liberdade de expressão, para não dizer diretamente que podemos perder até nossa vida se cairmos nas mãos de comunistas tais como os assassinos: Lênin, Hitler, Stálin e Mussolini.
MATÉRIA ESCRITA POR Stanilav Mishin
Stanilav Mishin lembra os ocidentais das declarações de revolucionários assassinos como Lênin, Hitler, Stálin e Mussolini, com o intuito de acordá-los e fazê-los perceber que destino os aguarda.
Senhoras e senhores, caros leitores, já se perguntaram aonde as políticas do Ocidente, especialmente as do mundo anglo, estão indo? Já se perguntaram por quê os líderes tomam decisões insanas tais como impostos altos e inflação alta?  Bom, estas não são coisas novas.
Leiam as citações abaixo e entendam aonde seus líderes os estão levando. Não é que estes fatos e estratégias sejam ocultas, é que a maioria de vocês são ignorantes delas e da história, e voluntariamente cegos de para onde vocês estão indo. Existe um ditado russo que diz “Надежда последняя умирает” ─ A esperança é a última que morre. A maior parte de vocês estão vivendo nesta ilusão, e sua esperança morrerá ou de fome em um campo de prisioneiros, ou de pobreza na velhice ou com o disparo da arma do carrasco na nuca.

PENSAMENTOS COMUNISTAS:

“Qualquer um que saiba algo de história sabe que grandes mudanças sociais são impossíveis sem o levante feminino. O progresso social pode ser medido com exatidão pela posição social do belo sexo, as feias inclusas.”
– Karl Marx
“Democracia é a estrada para o socialismo.”
– Karl Marx
“A história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa.”
– Karl Marx
“A religião é a impotência da mente humana para lidar com ocorridos que ela não consegue compreender.”
– Karl Marx
“Revoluções são as locomotivas da história.”
– Karl Marx
“Comunismo não é um conjunto de medidas a serem postas em prática após a tomada do poder. É um movimento que já existe, não como um modo de produção (não pode haver uma ilha comunista dentro da sociedade capitalista), mas uma tendência que se origina em necessidades reais. O comunismo não sabe nem o que é valor. O ponto é que num belo dia um grande número de pessoas começa a destruir valor e lucro. Todos movimentos revolucionários pretéritos conseguiram levar a sociedade a uma paralisia, e esperaram algo sair desta parada universal. Comunização, ao contrário, circulará bens sem dinheiro, abrirá o portão que isola uma fábrica de sua vizinhança, fechar outra fábrica onde o processo de trabalho é muito alienante para ser desenvolvido tecnicamente, acabar com a escola enquanto lugar especializado que separa aprendizado de ação por estranhos 15 anos, derruba muros que forçam pessoas a se prenderem em unidades familiares de 3 quartos – em resumo, ela tenderá a romper todas as separações. O comunismo acredita na igualdade pela força.”
– Gilles Dauvé
“O laço mais forte de simpatia humana fora da relação familiar deve ser um que une todos os povos trabalhadores de todas as nações e línguas e linhagens.”
– Abraham Lincoln
“Considerando que as coisas boas são produzidas pelo trabalho, segue que todas coisas tais deveriam pertencer àqueles cujo trabalho as produziu. Mas aconteceu que em todas as eras do mundo que alguns trabalharam e outros, sem trabalho, desfrutaram de uma proporção maior dos frutos. Isto está errado, e não deveria continuar. Assegurar a cada trabalhador o produto integral de seu trabalho tanto quanto possível é um objeto digno de qualquer bom governo.”
– Abraham Lincoln
“O capital é somente o fruto do trabalho, e jamais poderia ter existido se não houvera o trabalho existido antes. O trabalho é o superior do capital, e merece muito a consideração maior.”
– Abraham Lincoln, mensagem ao congresso em 1861
“O governo deveria criar, prover e circular toda a moeda e crédito necessários para satisfazer o poder de gasto do governo e o poder de compra dos consumidores. O privilégio de criar e prover dinheiro não é apenas a prerrogativa suprema do governo, mas é a maior oportunidade criativa do governo. O financiamento de toda empreitada pública e a condução do tesouro tornar-se-ão questões de administração prática. O dinheiro então cessará de ser senhor e tornar-se-á servo da humanidade.”
– Abraham Lincoln
“O formato político de uma sociedade em que o proletariado foi vitorioso em derrubar a burguesia será a república democrática.”
– Vladimir Lênin
“Não há moral na política; apenas conveniência[1]. Um canalha pode nos ser útil apenas por ser um canalha.”
– Vladimir Lênin
“Dai-me quatro anos para ensinar às crianças e as sementes que terei plantado jamais serão erradicadas.”
– Vladimir Lênin
“Destrua a família, e destruirás o país.”
– Vladimir Lênin
“A maneira de esmagar a burguesia é moê-la entre as mós da taxação e inflação.”
– Vladimir Lênin
“É verdade que a liberdade é preciosa; tão preciosa que deve ser cuidadosamente racionada.”
– Vladimir Lênin
“Aquele que agora fala sobre a “liberdade de imprensa” retrocede e impede nossa corrida impetuosa ao Socialismo.”
– Vladimir Lênin
“Uma das condições básicas à vitória do socialismo é o armamento dos trabalhadores e o desarmamento da burguesia (a classe média).”
– Vladimir Lênin
“Um homem com uma arma pode controlar 100 que não têm uma.”
– Vladimir Lênin
“Um sistema de licença e registro é o dispositivo perfeito para negar posse de arma à burguesia.”
– Vladimir Lênin
“O objetivo do socialismo é o comunismo.”
– Vladimir Lênin
“A burguesia é muitas vezes mais forte que nós. Dar a ela a arma da liberdade de imprensa é facilitar a causa do inimigo, ajudar o inimigo de classe. Não desejamos terminar em suicídio, por isto não faremos isto.
– Vladimir Lênin”
“A história de todos os países mostra que, exclusivamente por seu próprio esforço, a classe operária é capaz de desenvolver apenas a consciência sindical.”
– Vladimir Lênin
“Uma revolução é impossível sem uma situação revolucionária; ademais, nem toda situação revolucionária leva à revolução.”
– Vladimir Lênin
“A melhor maneira de destruir o sistema capitalista é depravar a moeda.”
– Vladimir Lênin
“A imprensa não deve ser apenas uma propagandista coletiva e agitadora coletiva, mas também uma organizadora coletiva das massas.”
– Vladimir Lênin
“Sua primeira reação deve ser estabelecer uma troika ditatorial (ou seja, você, Markin, e uma outra pessoa) e introduzir o terror em massa, fuzilando ou deportando as centenas de prostitutas que estão fazendo os soldados beber, todos os ex-oficiais, etc. Não há tempo a perder; você deve agir resolutamente, com represálias em massa. Execução imediata para qualquer um pego em posse de uma arma de fogo. Deportação em massa de mencheviques e outros elementos suspeitos.”
– Vladimir Lênin, ao Comitê Executivo de Nijni Novgorod, 9 de agosto de 1918
“Você deve fazer essa gente (kulaks) de exemplo. (1) Enforque (e digo enforcar em público, para que pessoas vejam) pelo menos 100 kulaks, ricos malditos e sanguessugas notórios. (2) Publique seus nomes. (3) Confisque seus grãos. (4) Escolha os reféns de acordo com minhas instruções no telegrama de ontem.”
– Vladimir Lênin, ao Comitê Executivo em Penza, 10 de agosto de 1918
“Como se pode fazer uma revolução sem execuções?”
– um Lênin furioso em outubro ao escutar que o Soviete havia abolido a pena de morte
“O comunismo precisa de democracia como o corpo humano precisa de oxigênio.”
– Leon Trotski
“A morte é a solução para todos os problemas – sem homem, sem problema.”
– Joseph Stalin
É suficiente para o povo saber que houve uma eleição. As pessoas que votaram não decidem nada. As pessoas que contam os votos decidem tudo.
– Joseph Stalin
“Impressão é a arma mais afiada e forte de nosso partido.”
– Joseph Stalin
“O único poder real sai de um fuzil.”
– Joseph Stalin
“Não os deixamos ter ideias. Por quê deixaríamos terem armas?”
– Joseph Stalin
“Gratidão é uma doença sofrida por cachorros.”
– Joseph Stalin
“Educação é uma arma cujos efeitos dependem em quem a tem em mãos e a quem ela é dirigida.”
– Joseph Stalin
“Tudo dentro do Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado.”
– Benito Mussolini
“Fascismo (marxismo marrom) é uma religião. O Século Vinte será conhecido na história como o século do fascismo.”
– Benito Mussolini
“Fascismo deveria ser mais apropriadamente chamado de Corporativismo porque é a fusão do Estado com o poder corporativo.”
– Benito Mussolini
“É o Estado que educa seus cidadãos em virtude cívica, dá-lhes uma consciência de sua missão e os funde numa unidade.”
– Benito Mussolini
“O alicerce da doutrina fascista é sua concepção do Estado, de sua essência, suas funções e suas metas. Para o Fascismo o Estado é absoluto, indivíduos e grupos relativos.”
– Benito Mussolini
“O Estado Liberal é uma máscara atrás da qual não há rosto; é um andaime atrás do qual não há edifício.”
– Benito Mussolini
“Todos grandes movimentos são movimentos populares. Eles são as erupções vulcânicas das paixões e emoções humanas, postas em atividade pela implacável Deusa da Aflição ou pela tocha da palavra falada atirada ao meio do povo.”
– Adolf Hitler
“Tão logo por sua própria propaganda admita-se um lampejo que seja de razão no outro lado, é dado motivo de se duvidar de sua própria razão.”
– Adolf Hitler
“Aquele que, sozinho, possui a juventude, ganha o futuro.”
– Adolf Hitler
“Quão afortunado é para os governos os povos que eles administram não pensarem.”
– Adolf Hitler
“A arte da liderança (…) consiste em consolidar a atenção do povo contra um único adversário e cuidar para que nada divida esta atenção.”
– Adolf Hitler
“A grande força do estado totalitário é que ele força aqueles que o temem a imitá-lo.”
– Adolf Hitler
“A primeiríssima base para o sucesso é o perpetuamente constante e regular emprego da violência.”
– Adolf Hitler
“O terrorismo é a melhor arma política, pois nada dirige as pessoas melhor que o medo da morte repentina.”
– Adolf Hitler
“Por quê nacionalizar a indústria quando você pode nacionalizar as pessoas?”
– Adolf Hitler
“É então necessário que o indivíduo finalmente perceba que seu próprio ego não é de importância alguma em comparação com a existência da nação, que a posição do indivíduo é condicionada somente pelos interesses da nação como um todo.”
– Adolf Hitler
“Ouro não é necessário. Não tenho interesse em ouro. Construiremos um estado sólido sem um grama de ouro por trás dele. Qualquer um que venda acima dos preços tabelados que seja enviado a um campo de concentração. Este é o bastião do dinheiro.”
– Adolf Hitler
“Em relação à descontaminação política de nossa vida pública, o governo embarcará em uma campanha sistemática para restaurar a saúde moral e material da nação. Todo o sistema educacional, teatro, cinema, literatura, imprensa e radiodifusão – todos estes serão utilizados como meios para este fim.”
– Adolf Hitler
“O Nacional-Socialismo utilizará de sua própria revolução para estabelecer uma nova ordem mundial.”
– Adolf Hitler
“Ele disse que uma das grandes realizações de regime Hitler foi haver ganhado os trabalhadores alemães quase totalmente para a causa nacional. Fizemos dos trabalhadores patriotas, disse ele, uma vez que o Kaiser falhou em fazê-lo. Isto, repetia ele, foi um dos triunfos reais do movimento. Nós Nazistas éramos um partido não-marxista, porém revolucionário, anticapitalista, anti-burguês, anti-reacionário… Colarinhos brancos como o Chanceler Heirich Bruening nos chamaram de “bolcheviques marrons”, e seus instintos burgueses não estavam errados.”
– Adolf Hitler, sobre Goebbels
“Tal como as coisas hoje estão, os sindicatos, em minha opinião, não podem ser dispensados. Ao contrário, eles estão dentre as instituições mais importantes da vida econômica da nação. Sua significância não se limita apenas ao campo social e político, mas mais ainda no campo geral da política nacional. Um povo cujas grandes massas, através de um movimento sindical sensato, obtenham a satisfação de suas necessidades vitais e ao mesmo tempo uma educação, será tremendamente fortalecido em seu poder de resistência na luta pela existência.”
– Adolf Hitler, Mein Kampf
“Há mais coisas que nos ligam ao Bolchevismo que nos separam dele. Há, acima de tudo, sentimento revolucionário genuíno, que está vivo em todo lugar na Rússia exceto onde há marxistas judeus. Eu sempre permiti na circunstância de, e dei ordens para que ex-comunistas fossem aceitos no partido imediatamente. O Social-Democrata pequeno-burguês e o líder sindical nunca darão um Nacional-Socialista, mas os comunistas sempre darão.”
– Adolf Hitler
“Os nazistas não impunham, como seus admiradores estrangeiros defendem, controle de preços em uma economia de mercado. Com eles, controle de preços era apenas um dispositivo dentro do quadro de um sistema geral de planejamento centralizado. Na economia nazista não havia algo como iniciativa privada e livre-empresa. Todas atividades produtivas eram dirigidas pelo Reichswirtschaftsministerium. Nenhuma empresa era livre para desviar na conduta de suas operações das ordens dadas pelo governo. Controle de preços era apenas um dispositivo no complexo de inumeráveis decretos e ordens regulando os mínimos detalhes de cada atividade de negócios e fixando precisamente as tarefas de um indivíduo em uma mão e sua renda e padrão de vida na outra.”
– von Mises
“O que dificultou muitas pessoas a captarem a natureza mesma do sistema econômico nazista foi o fato de que os nazistas não expropriaram os empresários e capitalistas abertamente e que eles não adotaram o princípio de igualdade de renda que os bolcheviques patrocinaram nos primeiros anos de regime soviético e refugaram apenas depois. No entanto, os nazistas retiraram completamente os burgueses do controle. Aqueles empresários que não eram nem judeus nem suspeitos de inclinações liberais e pacifistas retiveram suas posições na estrutura econômica. Mas eles eram na prática meros funcionários públicos assalariados presos à obediência incondicional das ordens de seus superiores, dos burocratas do Reich e do Partido Nazista.”
– von Mises
“Os bolcheviques imitavam servilmente a fala e o gesticular dos jacobinos franceses, assim como os jacobinos por sua vez imitaram os heróis da Roma antiga. Mas esqueceram que a Revolução Francesa afogou-se em sangrenta derrota precisamente por causa de seu terrorismo.”
– Stienberg, Ministro da Justiça do Sovnarkom
“A devoção de tamanhos titãs do espírito tais como Lênin a um ideal tem de render frutos. A nobreza de seu altruísmo será um exemplo para séculos vindouros, e seu ideal atingirá a perfeição.”
– Mahatma Ghandi
“O que é um comunista?
Alguém que tem ganas
De igual divisão de desiguais ganhos.”
– Ebenezer Elliott (1781-1849), Epigrama
Nota:
[1] целесообразность
Tradução: David B. Carvalho

27 de jun de 2010

RELATO DE UM MÉDICO SOBRE AGONIA E MORTE DE JESUS CRISTO


Sou um cirurgião, e dou aulas há algum tempo. Por treze anos vivi em companhia de cadáveres e durante a minha carreira estudei anatomia a fundo. Posso portanto escrever sem presunção a respeito de morte como aquela. ‘Jesus entrou em agonia no Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra’. O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas. E o faz com a precisão de um clínico.
O suar sangue, ou “hematidrose”, é um fenômeno raríssimo. É produzido em condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo.
O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus. Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra. Conhecemos a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos e o desempate entre o procurador romano e Herodes. Pilatos cede, e então ordena a flagelação de Jesus.
Os soldados despojam Jesus e o prendem pelo pulso a uma coluna do pátio. A flagelação se efetua com tiras de couro múltiplas sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e de pequenos ossos. Os carrascos devem ter sido dois, um de cada lado, e de diferente estatura.
Golpeiam com chibatadas a pele, já alterada por milhões de microscópicas hemorragiasdo suor de sangue. A pele se dilacera e se rompe; o sangue espirra. A cada golpe Jesus reage em um sobressalto de dor. As forças se esvaem; um suor frio lhe impregna a fronte, a cabeça gira em uma vertigem de náusea, calafrios lhe correm ao longo das costas. Se não estivesse preso no alto pelos pulsos, cairia em uma poça de sangue.
Depois o escárnio da coroação. Com longos espinhos, mais duros que os de acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e o aplicam sobre a cabeça. Os espinhos penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar (os cirurgiões sabem o quanto sangra o couro cabeludo).
Pilatos, depois de ter mostrado aquele homem dilacerado à multidão feroz, o entrega para ser crucificado.
Colocam sobre os ombros de Jesus o grande braço horizontal da Cruz; pesa uns cinqüenta quilos. A estaca vertical já está plantada sobre o Calvário.
Jesus caminha com os pés descalços pelas ruas de terreno irregular, cheias de pedregulhos. Os soldados o puxam com as cordas. O percurso, é de cerca de 600 metros. Jesus, fatigado, arrasta um pé após o outro, freqüentemente cai sobre os joelhos. E os ombros de Jesus estão cobertos de chagas.
Quando ele cai por terra, a viga lhe escapa, escorrega, e lhe esfola o dorso.
Sobre o Calvário tem início a crucificação. Os carrascos despojam o condenado, mas a sua túnica está colada nas chagas e tirá-la produz dor atroz.
Quem já tirou ma atadura de gaze de uma grande ferida percebe do que se trata. Cada fio de tecido adere à carne viva: ao levarem a túnica, se laceram as terminações nervosas postas em descoberto pelas chagas.
Os carrascos dão um puxão violento. Há um risco de toda aquela dor provocar uma síncope, mas ainda não é o fim. O sangue começa a escorrer.
Jesus é deitado de costas, as suas chagas se incrustam de pé e pedregulhos. Depositam-no sobre o braço horizontal da cruz. Os algozes tomam as medidas. Com uma broca, é feito um furo na madeira para facilitar a penetração dos pregos. Os carrascos pegam um prego (um longo prego pontudo e quadrado), apóiam-no sobre o pulso de Jesus, com um golpe certeiro de martelo o plantam e o rebatem sobre a madeira. Jesus deve ter contraído o rosto assustadoramente. O nervo mediano foi lesado.
Pode-se imaginar aquilo que Jesus deve ter provado; uma dor lancinante, agudíssima, que se difundiu pelos dedos, e espalhou-se pelos ombros, atingindo o cérebro. A dor mais insuportável que um homem pode provar, ou seja, aquela produzida pela lesão dos grandes troncos nervosos: provoca uma síncope e faz perder a consciência. Em Jesus não. O nervoé destruído só em parte: a lesão do tronco nervoso permanece em contato com o prego: quando o corpo for suspenso na cruz, o nervo se esticará fortemente como uma corda de violino esticada sobre a cravelha. A cada solavanco, a cada movimento, vibrará despertando dores dilacerantes. Um suplício que durará três horas. O carrasco e seu ajudante empunham a extremidade da trava; elevam Jesus, colocando-o primeiro sentado e depois em pé; conseqüentemente fazendo-o tombar para trás, o encostam na estaca vertical.
Depois rapidamente encaixam o braço horizontal da cruz sobre a estaca vertical. Os ombros da vítima esfregam dolorosamente sobre a madeira áspera. As pontas cortantes da grande coroa de espinhos penetram o crânio.
A cabeça de Jesus inclina-se para frente, uma vez que o diâmetro da coroa o impede de apoiar-se na madeira. Cada vez que o mártir levanta a cabeça, recomeçam pontadas agudas de dor. Pregam-lhe os pés.
Ao meio-dia Jesus tem sede. Não bebeu desde a tarde anterior. Seu corpo é uma máscara de sangue. A boca está semi-aberta e o lábio inferior começa a pender. A garganta, seca, lhe queima, mas ele não pode engolir. Tem sede.
Um soldado lhe estende sobre a ponta de uma vara, uma esponja embebida em bebida ácida, em uso entre os militares. Tudo aquilo é uma tortura atroz.
Um estranho fenômeno se produz no corpo de Jesus. Os músculos dos braços se enrijecem em uma contração que vai se acentuando: os deltóides, os bíceps esticados e levantados, os dedos, se curvam. É como acontece a alguém ferido de tétano. A isto que os médicos chamam tetania, quando os sintomas se generalizam: os músculos do abdômen se enrijecem em ondas imóveis, em seguida aqueles entre as costelas, os do pescoço, e os respiratórios. A respiração se faz, pouco a pouco mais curta. O ar entra com um sibilo, mas não consegue mais sair. Jesus respira com o ápice dos pulmões. Tem sede de ar: como um asmático em plena crise, seu rosto pálido pouco a pouco se torna vermelho, depois se transforma num violeta purpúreo e enfim em cianítico.
Jesus é envolvido pela asfixia. Os pulmões cheios de ar não podem mais esvaziar-se. A fronte está impregnada de suor, os olhos saem fora de órbita. Mas o que acontece? Lentamente com um esforço sobre-humano, Jesus toma um ponto de apoio sobre o prego dos pés. Esforça-se a pequenos golpes, se eleva aliviando a tração dos braços. Os músculos do tórax se distendem. A respiração torna-se mais ampla e profunda, os pulmões se esvaziam e o rosto recupera a palidez inicial.
Por que este esforço? Porque Jesus quer falar: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Logo em seguida o corpo começa afrouxar-se de novo, e a asfixia recomeça. Foram transmitidas sete frases pronunciadas por ele na cruz: cada vez que quer falar, deverá levar-se tendo como apoio o prego dos pés. Inimaginável! Atraídas pelo sangue que ainda escorre e pelo coagulado, enxames de moscas zunem ao redor do seu corpo, mas ele não pode enxotá-las. Pouco depois o céu escurece, o sol se esconde: de repente a temperatura diminui. Logo serão três da tarde, depois de uma tortura que dura três horas.
Todas as suas dores, a sede, as câimbras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, lhe arrancam um lamento: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?”. Jesus grita: “Tudo está consumado!”. Em seguida num grande brado diz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. E morre. Em meu lugar e no seu.
Dr. Barbet, médico francês
FONTE: LEPANTO

"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12