4 de jan de 2011

BENTO XVI AOS "PUERI CANTORES": VOCÊS EXPRESSAM A ALEGRIA DA ALMA QUE ENCONTRA DEUS

◊   Cidade do Vaticano, 30 dez (RV) - O canto que expressa o amor de Deus pelo homem e do homem por Deus é um "serviço" que contribui para aumentar a fé de toda a Igreja. Foram as palavras com as quais Bento XVI expressou a sua gratidão aos Pueri Cantores.

O Pontífice recebeu nesta quinta-feira na Sala Paulo VI, no Vaticano, milhares de crianças, jovens e adolescentes pertencentes a numerosos coros provenientes de várias partes do mundo, que participaram nestes dias, em Roma e no Vaticano, do 36º Congresso da Federação Internacional dos Pueri Cantores.

Um agradecimento em oito línguas, do inglês ao russo, para comunicar a todos um mesmo pensamento: buscar as palavras e as notas justas para cantar para Deus significa levar a alma de quem escuta o canto a fazer seu, de certo modo, um pedacinho do céu; significa tocar o amor de Deus com as cordas do coração.

Numa Sala Paulo VI repleta de música e de vitalidade, Bento XVI dirigiu-se aos presentes, cerca de 4.500 pessoas que nestes dias participaram do referido Congresso: cerca de cem coros de 14 países de quatro continentes, com três mil vozes de crianças, jovens e adolescentes dos 7 aos 17 anos.

O Papa fez o primeiro agradecimento, em inglês, pelo empenho deles no "apostolado do canto coral na liturgia":

"Assim como vocês louvam a Deus, dão voz ao desejo natural de todo ser humano de glorificá-lo, com cantos de amor. É difícil encontrar as palavras para expressar a alegria do encontro amoroso da alma com Deus. E, no entanto, a bela música é capaz de expressar algo do mistério do amor de Deus por nós e do nosso por Ele."

"Recordem sempre que o canto de vocês é um serviço" – prosseguiu o Santo Padre. Um serviço a Deus, sobretudo, aos próprios companheiros de fé, porque esse tipo de canto reforça no coração e na mente a oração a Cristo. E é "um serviço a toda a Igreja que oferece uma antecipação da liturgia celeste, que é o objetivo de todo verdadeiro culto, quando os coros dos anjos e santos se unem numa canção sem fim de amor e de louvor". Em seguida, em língua italiana acrescentou:

"Caros amigos, agradeço a vocês e àqueles que os instruem no canto sacro, pelo precioso serviço que realizam na Liturgia. Encorajo-os todos a perseverarem e convido-os a se sentirem partícipes da vida das comunidades cristãs às quais pertencem. Custodiem a alegria que a vinda de Jesus traz consigo e descubram sempre mais como Ele quer bem a vocês."

Em seguida, o Pontífice saudou os Pueri Cantores de língua alemã:

"O Evangelho da Noite Santa fala dos Louvores dos anjos, que os Pastores ouviram nos campos de Belém. Desde o início os cristãos compreenderam estas palavras como um canto e aprenderam disso para honrar a Deus através da música. Também vocês, com o seu canto, participam dessa tarefa, para que Deus seja glorificado e os homens tenham grande alegria."

Por fim, eis o que disse Bento XVI saudando os Pueri Cantores de língua portuguesa:

"A minha afetuosa saudação também para os «Pequenos Cantores» vindos de Portugal. Agradeço-vos o precioso serviço que realizais, animando com o canto as celebrações litúrgicas."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.