11 de mar de 2011

QUARESMA ORTODOXA

RÚSSIA: TEM INÍCIO O GRANDE JEJUM
◊   Moscou, 11 mar (RV) - “Não vamos substituir o trabalho com o ócio que não alimenta a alma. A ociosidade é um passatempo vazio”. Com estas palavras, o Patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Kirill, abriu na última segunda-feira na Catedral da Santíssima Trindade, no Mosteiro de São Daniel, em Moscou, o “Grande Jejum” ortodoxo, o equivalente à Quaresma católica. “A alma de um homem preguiçoso”, prosseguiu o patriarca, “é uma coisa perigosa para a sua vida física e espiritual”, enquanto a ociosidade muitas vezes gera ódio contra o gênero humano.

“O trabalho é uma das maiores virtudes cristãs e é um instrumento também para trabalhar sobre si mesmo, enquanto uma pessoa ociosa é também uma pessoa desarmada que não tem armas para combater o mal”.

No mesmo dia, refere a agência de notícias AsiaNews, o líder da Igreja Ortodoxa russa falou sobre a importância da esperança, ”o mais impressionante fruto da fé”. “A esperança em Deus”, advertiu Kirill, “não exime a pessoa de assumir as suas responsabilidades. A fé nos dá a força para resolver qualquer problema, enquanto aqueles que negam a fé e a esperança são propensos a cair no desânimo, que é uma força negativa que destrói a vida humana”.

O Grande Jejum recorda os 40 dias de Jesus no deserto depois de seu batismo. Trata-se, como para os católicos, de sete semanas de oração, arrependimento e abstinência. Este é o período do ano litúrgico mais rigoroso para os fiéis: proibida a carne, ovos, peixe, lacticínios e álcool. O longo período de preparação de corpo e a alma à Ressurreição, culmina com o domingo de Páscoa, festa central do calendário ortodoxo e que este ano coincide com a Páscoa da Igreja Católica, 24 de abril. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.