23 de jun de 2011

RÁDIO VATICANO: OS PASSOS DE ANCHIETA: FÉ, CULTURA E BELEZAS NATURAIS



Vitória, 23 jun (RV) - Andarilhos de diversas partes do Brasil e do mundo estarão no Espírito Santo neste feriado de Corpus Christi para participar da 14ª edição da caminhada "Os Passos de Anchieta" - Primeiro roteiro cristão das Américas. Ao todo, serão cerca de quatro mil participantes durante os quatro dias de evento, que começa hoje e vai até o dia 26 de junho. A estimativa é da a Abapa (Associação dos Amigos dos Passos de Anchieta) e as informações, do Multimídia ES.

O roteiro, que refaz a trilha de 100 km percorrida pelo Beato Padre José de Anchieta no século XVI, revela um caminho de fé, cultura e diversas belezas naturais. Desfrutar momentos de contato com a natureza, e conhecer aspectos históricos e culturais que revelam a grandiosidade de um lugar, resgatam a fé cristã e ao mesmo tempo, permitem a reflexão em busca do autoconhecimento.

Depois de uma missa na Catedral Metropolitana –construção gótica com belos vitrais trazidos da França -, os andarilhos saem da capital com destino a Anchieta, margeiam o litoral capixaba e desfrutam um cenário de belíssimas paisagens e muita riqueza histórica.

No trajeto, haverá uma programação cultural diversificada, com shows, apresentação de bandas de Congo, danças típicas e exibição de vídeos.

A caminhada é dividida em quatro trechos de cerca de 20 km por dia, totalizando 100 km no final da jornada. As apresentações culturais acontecem ao término de cada um deles.

No primeiro dia, hoje, o percurso é compreendido entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, onde haverá apresentações com a Banda Brasil Tambores (Olodum Capixaba) e Forró Comichão, além de outros atrativos.

No segundo dia, os peregrinos vão até Setiba, em Guarapari, onde cairão no ritmo da Banda de Congo Mestre Honório e dos festejos juninos, com uma quadrilha.

No terceiro dia, os andarilhos seguem até Meaípe e se divertem com uma apresentação da Banda de Congo Tambor de Jacaranema e Gioco de Mora, que promove uma dança típica italiana, além de assistirem um vídeo dos Passos de Anchieta.

No final da jornada, quando chegam ao destino, a Igreja Matriz de Anchieta, no sul do Estado, os andarilhos compartilham a experiência vivenciada ao som de Serena Márcia, voz e violão, intérprete da música oficial dos Passos de Anchieta.

O precursor dessa grande caminhada, o BeatoPadre José de Anchieta, nasceu em 19 de março de 1534, em San Cristóvão de La Laguna, na Espanha. Filho de uma rica e proeminente família, entrou para a Companhia de Jesus em 1551, com apenas 17 anos de idade. Em 1553, foi como missionário para o Brasil, onde ficou conhecido como o Apóstolo do Brasil. Foi um dos fundadores da cidadede São Paulo e esteve presente na de São Sebastião do Rio de Janeiro. No final da vida, mudou-se para o Espírito Santo, onde desenvolveu diversos trabalhos junto à população indígena. No Estado capixaba se instalou na antiga cidade de Reritiba, hoje a atual Anchieta., onde morreu em 9 de junho de 1597.
(CM)
Fonte: http://www.radiovaticana.org/BRA/Articolo.asp?c=498577

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.