6 de jul de 2011

ARQUIVOS SECRETOS DO VATICANO REVELADOS AO PÚBLICO PELA PRIMEIRA VEZ

◊   Cidade do Vaticano, 05 jul (Rádio Vaticano) – Pela primeira vez, os Arquivos Secretos do Estado Pontifício estarão fora dos muros do Vaticano. “Lux in Arcana” (luz sobre os arquivos) é o título da mostra que reunirá esses documentos nos Museus Capitolinos, em Roma, a partir de fevereiro de 2012, por sete meses. 

Em coletiva de imprensa sobre o evento, falaram, nesta segunda-feira, o Cardeal Secretário de Estado Tarcísio Bertone, o Prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, Dom Sergio Pagano, o Arquivista e Bibliotecário de Santa Romana Igreja, Cardeal Raffaele Farina, e o Prefeito de Roma, Gianni Alemanno.

Com o subtítulo “o Arquivo Secreto Vaticano se revela”, a mostra será realizada no complexo de museus localizado no topo da colina Capitolina, coração de Roma, local que, de acordo com o Cardeal Bertone, sempre teve uma relação especial com a Sé de Pedro. Já Sisto IV, grande incentivador da biblioteca vaticana, doou, em 1471, a Loba de Bronze – símbolo de Roma – ao povo romano, determinando que este monumento fosse posto nessa colina.

Todos os historiadores, curiosos e estudiosos em geral terão a oportunidade de ver de perto mapas, pergaminhos, códigos, manuscritos, atos e documentos a que poucos tiveram acesso ao longo de quatro séculos. Dos milhares de documentos conservados pela Santa Sé, cem foram selecionados para compor a mostra, escolhidos, segundo Dom Pagano, de modo a “ilustrar a complexidade dos conteúdos do modo mais amplo possível”. Os textos elencados pelo Prefeito do Arquivo vão do Dictatus Papae, de Gregório VII, do século XI, ao código de 1600 do processo de Galileu Galilei, até os documentos sobre a Segunda Guerra Mundial. (ED)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.