ROMA, 12 Jul. 11 / 04:53 pm (ACI) Entrando levemente nas controvérsias morais referidas à polêmica mensagem dos sete tomos do romance fantástico de Joanne K. Rowling, o jornal vaticano L'Osservatore Romano apresentou em sua edição de 13 de julho uma avaliação positiva do último dos filmes de Harry Potter que será estreado esta semana a nível mundial.
Gaetano Vallini escreve no LOR que "o final é épico, com uma batalha digna de uma saga de inigualável êxito planetário. O encontro definitivo entre as forças do bem e do mal é verdadeiramente de sangue, em uma atmosfera bastante escura".
"Os apaixonados pela saga já sabem tudo: para eles o tema da produção está em entender quão fiel é este último filme ao livro. Até agora não se lamentaram e acreditam que não terão motivo para fazê-lo agora tampouco".
O autor adverte entretanto que "a atmosfera, que nos últimos episódios era cada vez mais inquietante e tenebrosa, aqui chega ao ponto máximo com uma Hogwarts reduzida a um amontoado de ruínas fumegantes. Isto poderá não agradar a todos, como aconteceu sobre tudo com o filme anterior, criando mal-estar nos espectadores mais pequeninos. A morte, que antes era um acontecimento estranho, quase um acidente no caminho, aqui é protagonista".
"No encontro final se vê muito sangue e morrem muitos: magos mais ou menos grandiosos, professores mais ou menos peritos. E também este aspecto cada vez mais violento reúne os motivos para que não seja agradável ou regulável a todos".
Vallini sustenta entretanto que "na saga o mal jamais é fascinante e tampouco ao final das contas o maligno aparece mais atrativo. Confirma-se em vez disso os valores da amizade e o sacrifício, em um singular e longo romance de formação que -através de etapas também dolorosas diante da morte e da experiência da perda- vê o herói e seus companheiros passar da alegre despreocupação da infância à realidade complexa da idade adulta".
Finalmente Vallini assinala que "assim se fecha então. E para alguns, sobre tudo para quem nunca gostou da saga, será uma espécie de libertação".
15 de jul. de 2011
Jornal Vaticano apresenta visão positiva do último filme de Harry Potter
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por:
Alessandro Silva


Marcadores:
Filmes
Assinar:
Postar comentários (Atom)