5 de jul de 2011

Regional Nordeste 5 lança novo website totalmente integrado com as redes sociais


sitecnbbne5Ainda em fase de testes e organização de conteúdo, o Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) lançou seu mais novo site www.cnbbne5.org.br. A página contempla todas as funcionalidades exigidas por um site institucional-informativo e as tendências da atualidade para a exibição de conteúdo.
As alterações feitas no antigo site do Regional vão além da mudança visual. Visa fazer com que o novo site seja feito para e pelos usuários. O projeto foi desenvolvido utilizando o que há de mais moderno em termos de web na atualidade.
Para a construção do website foi abandonada a estrutura do site antigo, que era feita utilizando tabelas e foi criada  uma estrutura totalmente “tableless”, com conteúdo semântico, que trouxe ótimos resultados em termos de indexação em sistemas de busca com o Google, e navegabilidade em diversos dispositivos, como netbooks e tablets.
Na área da programação do projeto, o site foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Python juntamente com o framework Django, que juntos fazem partes das tecnologias mais atuais para o desenvolvimento e gerenciamento de websites hoje, sendo utilizado por grandes portais como a Globo.com e por diversas empresas internacionais como o Google.
De acordo com o secretário executivo do Regional, padre José Adalberto Vanzella, o novo site é um instrumento de comunicação, primeiramente, para as paróquias, dioceses e o próprio Regional, como ferramenta de comunicação da base da Igreja no Maranhão. Ele avaliou como positiva a nova página e disse que se pretende, a partir de agora, atualizá-la diariamente com informações da Igreja no Maranhão, no Brasil e no mundo. "É um instrumento que vai possibilitar um relacionamento mais estreito com a Igreja no Maranhão, de modo especial entre as dioceses e paróquias. Depois, procuraremos também estar presentes e em contato permanente com os outros Regionais e a Igreja no Brasil", sublinhou. Vanzella também frisou que será um instrumento de suma "importância para as Pastorais da Igreja no Maranhão e para os bispos do Regional que deverão escrever artigos a serem publicados no novo site".
Cores
As cores do novo website do Regional Nordeste 5, como no antigo, contemplam a mistura de raças presente na bandeira do estado: vermelho, que representa os povos indígenas; preto, os afro-brasileiros e, o branco, os europeus. O azul representa o céu.
Área administrativa
O novo website conta com uma área administrativa com telas objetivas e sem redundâncias que tiram o foco do administrador. O novo site pode contar com inúmeros administradores que serão controlados por uma política de controle de acesso onde cada usuário (administrador) poderá alterar apenas os conteúdos relacionados à sua área de atuação, o que traz agilidade e facilita a atualização do website de forma rápida e descomplicada.
Integração com mídias sociais
Foi buscada uma integração total do conteúdo postado no site e o compartilhamento de informação pelos usuários nas principais redes sociais. Planejou-se colocar em cada seção do site botões de compartilhamento em redes sociais, que, por exemplo, em um clique, fará com que o usuário compartilhe uma notícia para todos os seus seguidores do twitter, Facebook, Orkut, etc.
Urls amigáveis
Diferente do website antigo, o novo site CNBBNE5.ORG.BR tem seus links(de notícias, páginas...) construídos de forma amigável. Exemplo:
Link antigo:
Link atual:
Uma mudança que trouxe endereços compreensíveis aos olhos dos usuários e facilita também a indexação do conteúdo das páginas em sites de busca, como citado anteriormente.
http://www.cnbb.org.br/site/regionais/nordeste-5/6991-regional-nordeste-5-lanca-novo-website-totalmente-integrado-com-as-redes-sociais
Fonte: CNBB: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.