29 de out de 2011

Comunidade Católica Shalom

Quem somos

Somos uma Comunidade Católica reconhecida pela Igreja como Associação Privada de Fiéis visando um futuro enquadramento canônico, no que hoje a Igreja chama "Comunidades Novas".

Servirmos a Igreja por meio de uma consagração de vida. Temos como fim último a evangelização e a formação de filhos de Deus. Somos chamados a ser, no interior da Igreja, discípulos e ministros da Paz; a acolher, viver e anunciar ao mundo a Paz que é o próprio Jesus (cf. Ef 2,14).

Origem

Nascida no meio dos jovens, a Comunidade surgiu de um ardente desejo de evangelizar os jovens mais afastados de Deus. Transformamos uma lanchonete em um meio de atração dos jovens a Deus. A Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que se doam a Deus. Nestes vinte e um anos percebemos que somos uma Vocação no interior da Igreja. Vocação esta que pode ser vivenciada de duas formas que se complementam: a Comunidade de Vida e a Comunidade de Aliança.

Identidade

Somos uma Família! Celibatários, casais, sacerdotes, pessoas em discernimento do seu estado de vida, homens e mulheres, jovens e adultos. Todos unidos por uma consagração de vida, na pobreza, obediência e castidade, segundo o estado de vida que o Senhor nos chamar. O que nos une é o chamado que o Senhor nos fez para entregarmos nossas vidas a Ele vivendo, na contemplação e na unidade, do anúncio explícito de Jesus Cristo, a consumirmos nossas vidas em uma consagração na Igreja e para a Igreja. Somos um só povo a caminho da santidade, não por presunção, mas por vocação.

Nossa Vivência

Na Comunidade de Vida somos irmãos e irmãs que vivem em casas comunitárias masculinas e femininas com irmãos e irmãs de todo Brasil e alguns do exterior.

Nosso ritmo de vida começa com o despertar, às 6h30min, seguido pela faxina, que é uma divisão da limpeza da casa entre todos os irmãos. Cada irmão mantém uma parte da casa sempre limpa e assim a casa é mantida por todos! Temos às 7h15min, a Celebração Eucarística que é onde encontramos forças pra vivermos todo o nosso dia; após a Celebração Eucarística tomamos o nosso café da manhã em clima de silêncio, falando somente o necessário (para não nos dispersarmos da Voz de Deus para nós a cada dia), em seguida rezamos as laudes, ou os louvores, como uma forma de abrirmos o coração para a obra que o Senhor realizará em nós na nossa oração pessoal e no nosso momento de Lectio Divina que são de uma hora cada uma. No final de nossa manhã de oração temos um momento de formação que pode ser Formação especifica por tempo litúrgico, ou uma formação direcionada para a casa comunitária, momentos livres para a formação pessoal ou partilha de vida onde cada irmão partilha sobre os presente de Deus na sua vida durante aquela semana edificando assim a vida dos outros.

Na hora do almoço, 12h15min, já não mais em silêncio, temos uma oportunidade de convivência fraterna. À tarde, todos serviço ao Senhor no apostolado a nós confiado nos projetos e ministérios da obra. No fim da tarde, às 18h15min, temos um momento de oração comunitária onde o Senhor age poderosamente em nossas vidas pelo louvor e escuta da sua voz, 19h15min temos o jantar. Nossas noites são divididas entre: noites de convivência fraterna (em pequenos grupos por casas), apostolado e "Koinonia" (que quer dizer comunhão) que é um momento forte de Fraternidade entre os Irmãos das casas comunitárias e da Residência Comunitária.

Encerramos o nosso dia, às 22h30min, unidos a toda Igreja, fazendo a oração das Completas segundo a Liturgia das Horas e, de acordo com nosso Carisma, nos abrimos ao que o Senhor quiser suscitar para esta celebração. Assim nos recolhemos em clima de silêncio, nos preparando para o dia seguinte.

fonte: http://www.comshalom.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.