28 de out de 2011

Comunidade Providencia Santíssima

Nosso carisma

É a comunhão para a missão: a Nova Evangelização.

Ser comunidade para ser missão na Igreja. São missionários do poder do Pai, chamados a devolver, no coração da humanidade, o lugar de Deus, formando uma família missionária a serviço das paróquias, obedientes aos bispos, em comunhão com o presbitério de cada Igreja particular.

Missão
É anunciar Jesus Cristo, como resposta e solução do Pai para os homens de todos os tempos, restaurando vidas a serviço do Reino de Deus, formando-as pelo anúncio de Jesus Cristo e da Igreja, fazendo novas todas as coisas (Is 61).

Sinal

A Comunidade Missionária Providência Santíssima tem como sinal o TAU (Ap 7,3). Seus membros são assinalados com o nome de Deus, pois Deus reivindica os eleitos, como propriedade intangível. Não serão poupados das provações, mas preservados de toda queda. Trazem em seu peito a cruz gloriosa do Senhor, por ser o TAU a mais antiga grafia em forma de cruz, e porque, na Bíblia, ela é usada como um ato de assinalar, significando lacrar, fechar dentro de um segredo, uma ação. Empenham-se em uma vida espiritual intensa, para continuar, na Igreja, a Obra Redentora de Cristo.

TAU

O TAU significa selo de Deus, estar sob seu domínio. É a garantia de ser reconhecido por Ele e ter a sua proteção. É segurança e redenção, é voltar-se para o divino sopro criador, que anima a vida como aspiração e inspiração. Esta cruz mostra para o mundo que são propriedade do Senhor e, como luzeiros, assumem ostentar a Palavra da Vida, no meio de uma geração perversa e pecadora.

Anel Terço

Seus membros trazem na mão esquerda, o anel terço, sinal da consagração filial ao Coração Imaculado de Maria, padroeira da Comunidade. São filhos do Coração Imaculado de Maria, onde foi gerado Jesus, o missionário do Pai. Maria é a mãe e estrela da evangelização, o modelo para eles, sua mestra (LG 8).

Candidatos

Os candidatos ao sacerdócio farão seus estudos e receberão a Ordem segundo as normas dos clérigos seculares. No momento do Rito de Admissão às Ordens Sagradas, farão o juramento de pertencer à Comunidade Missionária Providência Santíssima e exercer seus Ministérios de acordo com suas orientações. Com o Diaconato, encardinar-se-ão na Comunidade Missionária Providência Santíssima, erigida nos moldes canônicos de Sociedade de Vida Apostólica (Cân. 736 d 1).

Espiritualidade

A Comunidade Missionária Providência Santíssima tem sua espiritualidade no seguimento de Jesus Nosso Senhor e Salvador e é fundamentada na Providência Santíssima. Espiritualidade que brota de uma profunda dependência de Deus Pai, que a assiste em todas as necessidades e é expressa pela oração da Divina Providência. Essa oração alimenta a fé dos membros da Comunidade e os leva à esperança da assistência misericordiosa de Deus todo-poderoso. Com confiança filial, os membros da comunidade fazem a experiência do povo de Israel a caminho da terra prometida, seguindo na certeza da presença de Deus em seu meio, sendo amparados por Ele e tendo-O à frente.

Da oração individual

No silêncio da oração individual e pessoal os membros da Comunidade ouvem o apelo do Mestre, que os convida a renovarem, a cada dia, os seus compromissos batismais.

Da oração comunitária

"Onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome, eu estarei no meio delas" (Mt 18,20).
Os membros da Comunidade têm, na oração comunitária, uma riqueza incomparável que os leva à comunhão com o Senhor e com os irmãos.

Eucaristia

Sentados ao redor da mesa do Senhor, aprendem a ser de Deus, a amar e a servir aos irmãos, adquirindo força e coragem para a caminhada, rumo à páscoa definitiva. A participação na Eucaristia é o centro da sua espiritualidade, em que é alimentado e interiorizado o espírito comunitário, e o zelo pela unidade: "Pai, que todos sejam um” (Jo 17). A celebração da Eucaristia diária é sinal de unidade e vínculo de caridade, ápice da vida de oração.
Nela proclamam e presenciam o mistério pascal de Cristo e o celebram, até que Ele volte. Ao redor do altar de Deus, são formados segundo o coração de Cristo.

Liturgia das Horas

Celebram as Laudes, Vésperas e Completas, onde aprendem e rezam diariamente com a Igreja. "... é a voz da Igreja, ou de todo o Corpo Místico que louva a Deus publicamente..." (SC 99) Leitura diária da Palavra - A meditação e perscrutação da leitura diária da Bíblia são o sustentáculo e o alimento do amor do Divino Mestre, que os ensina e os capacita para a Missão.

Vivem a escuta da Palavra de Deus e ao sopro de seu Santo Espírito, atentos a seus apelos em si mesmos, nos acontecimentos e em todo o povo de Deus. Essa escuta os levará a descobrir os dons e carismas em favor da Igreja, na sua missão profética de anúncio (querigma) e serviço (diaconia).

Atos de piedade

Às quartas-feiras, farão jejum e penitência, pela própria santificação e pela santificação do povo de Deus. Às quintas-feiras, adoração ao Santíssimo Sacramento, durante todo o dia, quando rezarão pelos benfeitores da comunidade, pelo povo e com o povo, por todas as necessidades da Igreja. Às sextas-feiras, adoração noturna, quando rezarão por sua perseverança e pedirão vocações sacerdotais, religiosas, missionárias, rezarão também pela santificação e perseverança de toda a família missionária, pelo Papa e por todas as suas necessidades.

Do sacramento da Penitência

Por meio do Sacramento da Penitência restauram-se e se fortalecem os membros da Igreja, caídos no pecado, recupera-se o dom primário da metanóia ou da conversão ao Reino, já recebido no Batismo. Obtém-se da misericórdia de Deus o perdão das ofensas feitas a Ele, efetuando-se, ao mesmo tempo, a reconciliação com a Igreja, à qual ofendemos, todas as vezes que pecamos (DCL 1).

Da devoção Mariana

A Comunidade Missionária Providência Santíssima e sua Obra Missionária são consagradas ao Coração Imaculado de Maria, pois seus membros serão formados no coração da Mãe de Deus e nossa. "Por amor ao Coração Imaculado de Maria, dai-nos santos sacerdotes, missionários e missionárias, ó Jesus". Todos os dias, rezarão o terço em comunidade, proclamando o querigma e as maravilhas que Deus faz na vida de seu povo.

Fonte: http://www.providenciasantissima.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.