11 de out de 2011

Informativo Cléofas - 11/10/11

Informativo Cléofas, 11 de outubro de 2011 - Ano VI - Número 191

Notícias do Site Cléofas

+ Contraceptivo pode dobrar o risco de HIV, aponta estudo realizado na África

+ "Melhor agnósticos do que falsos fiéis", diz Papa

+ Canal especial na internet permitirá acompanhar a Festa da Padroeira 2011

+ Terapia com célula-tronco regenera cartilagens

+ AIS pede "falar e rezar em voz alta" diante da condenação à morte de um cristão no Irã

+ Na Venezuela um milhão de crianças rezam o Rosário pela paz

+ Jornal vaticano recorda Steve Jobs como "visionário" da tecnologia e da arte

+ Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprova Lei de Ensino Religioso

+ II Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família

+ II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida

Conheça também o documento da Igreja:

+ Carta Encíclica Laborem Exercens: Sobre o Trabalho Humano (Parte 7)

O programa Escola da Fé, é exibido toda quinta-feira às 20h40 na TV Canção Nova (Link)


Para Meditar...


Nossa Senhora Aparecida:Histórico

Em 1717 três pescadores, após frustrada tentativa de apanhar peixes no rio Paraíba do Sul perto de Guaratinguetá (SP), colheram em suas redes o corpo de uma estátua de Maria SS. e, depois, a cabeça da mesma. A este fato se seguiu farta pescaria, que surpreendeu os três homens. Tendo limpado e recomposto a imagem, expuseram-na à veneração dos fiéis em casas de família. Verificaram-se, porém, alguns portentos, que chamaram a atenção do Pe. José Alves Vilela, pároco de Guaratinguetá. Este então decidiu construir para a Santa Mãe uma capela capaz de satisfazer ao crescente número de devotos da Virgem. Tal capela foi substituída por outra maior no morro dos Coqueiros em 1745, morro que tomou o nome de "Aparecida" (hoje cidade de Aparecida do Norte). Em 1846 foi iniciada a construção de templo mais vasto, que ainda hoje subsiste. No ano de 1980 foi concluída monumental basílica, alvo de peregrinações numerosas durante o ano inteiro. Em 1930 o Brasil foi solenemente consagrado a Nossa Senhora Aparecida pelo Cardeal D. Sebastião Leme na presença do Sr. Presidente da República e de numerosas autoridades religiosas, civis e militares.(...)

+Leia mais

+Leia também:

+ As quinze promessas do Rosário


Pergunte e Responderemos

Como surgiu o Rosário?


Em síntese: O Rosário é a modalidade de oração que consiste em rezar quinze dezenas de "Ave Maria", precedidas cada qual por um "Pai Nosso" e seguidas de um "Glória ao Pai" a cada dezena está associada a contemplação de um mistério, ou seja, de um dos principais acontecimentos da vida de Cristo ou de sua Mãe Santíssima.

A origem do Rosário está no costume, dos antigos monges, de fazer suas preces, contando-as com o uso dos dedos das mãos ou mediante pedrinhas, ossinhos, grãos.  Na Idade Média (séculos X-XII) os fiéis costumavam rezar vários "Pai Nosso" ou várias "Ave-Maria" consecutivos, quando não podiam recitar os Salmos (em casos de analfabetismo ou de pouca cultura). Esta prática foi-se codificando e regulamentando aos poucos1 chegando a sua forma atual no século XVI sob o Papa S. Pio V (1566-1572), dominicano; foi este Pontíflce quem determinou tanto o número de "Pai-Nosso" e "Ave-Maria" como o teor dos mistérios que os devem acompanhar. S. Pio V atribuiu a eficácia dessa prece a vitória naval de Lepanto, que aos 7 de outubro de 1571 salvou de grande perigo a Cristandade ocidental.  A devoção foi mais e mais favorecida pelos Papa seguintes, destacando-se Leão XIII, que determinou fosse o mês de outubro dedicado, em todas as paróquias, à recitação  do Rosário
.
(...)

+Leia mais

 

 

Blog do Prof. Felipe Aquino

O Pecado da Ganância

Não podeis servir a Deus e a riqueza

A Igreja classifica este pecado [ganância] como “capital”. São Paulo chama a avareza de idolatria: “Mortificai, pois, os vossos membros terrenos: fornicação, impureza, paixões, desejos maus, cupidez e a avareza, que é idolatria” (Cl 3,5).

A razão do apóstolo ver como idolatria o apego aos bens materiais, sobretudo ao dinheiro, é que isto faz a pessoa amá-lo como a um deus. Torna-se escrava da riqueza. Desde o princípio, Jesus alertou os discípulos para este perigo já no Sermão da Montanha: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedica-se a um e desprezará o outro. Não podeis servi a Deus e a riqueza” (Mt 6,24).

O que importa é que a pessoa não seja escrava do dinheiro e dos bens. É claro que todos nós precisamos de dinheiro; o próprio Jesus tinha um “tesoureiro” no grupo dos apóstolos. São Paulo diz a Timóteo que “a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro” (1Tm 6,10). Veja, portanto, que o mal não é o dinheiro em si, mas o “amor” a ele; isto é, o apego desordenado que faz a pessoa buscá-lo como um fim, não como um meio.

 

+Leia mais


Livro da Semana

A VIRGEM MARIA

-58 Catequeses do Papa João Paulo II sobre Nossa Senhora -

Ninguém melhor do que o Papa João Paulo II para nos ensinar sobre a Virgem Maria.

Nessas 58 Catequeses ele nos apresenta tudo que a Igreja sabe sobre Maria, segundo o Magistério, a Tradição e a Bíblia. Não há uma Mariologia mais autêntica e autorizada do que a apresentada pelo próprio Papa.

Com clareza e autoridade ele nos fala de todos os aspectos da vida de Nossa Senhora, sem fugir a nada. Assim podemos conhecer com certeza os mistérios da vida de Maria: nascimento, morte, ressurreição, Assunção, Imaculada Conceição, Maternidade Divina, Virgindade perpétua, Santidade, Visitação, Mãe da Igreja, Cooperadora maior da Redenção, Rainha do Universo, Medianeira, seu Culto, e muitas outras verdades sobre a Mãe do Salvador.

É uma obra indispensável a todos que desejam conhecer e ensinar sobre a Virgem Maria, sem erros, sem omissões e sem exageros.


Ficha Técnica
Editora: Cléofas
ISBN: 978-85-88158-46-7
Ano: 2008
Edição: 7
Número de páginas: 216
Idioma: Português (BR)
Acabamento: Brochura
Formato: 14x21 cm

 


 


* Caso não deseje mais receber a newsletter, entre em contato e escolha o assunto "Newsletter - REMOVER".
Lançamentos



Por que confessar? Como confessar?

11x18 cm - 88 páginas

Como preparar-se bem para comungar
11x18 cm - 136 páginas



Shopping Cléofas



O Segredo de Maria
11x18 cm - 120 páginas



O socorro da Virgem Maria e as suas sete dores
14x21 cm - 176 páginas


A Mulher do Apocalipse
14x21 cm - 144 páginas


_______________________________

 

 


© 2011 - Editora Cléofas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.