14 de nov de 2011

Que a missão saiba responder às exigências do mundo de hoje


Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos: que a missão saiba responder às exigências do mundo de hoje
◊   Cidade do Vaticano (Rádio Vaticano) - "A Universidade Urbaniana tem como finalidade preparar e formar culturalmente o missionário do amanhã. De fato, a evangelização não é teoria, mas praxe iluminada e aprofundada pela Palavra de Deus." Foi o que disse no início de sua conferência "Missão hoje: experiências e perspectivas", o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e Grão-chanceler da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, Dom Fernando Filoni.

Na inauguração do novo ano acadêmico da instituição pontifícia, Dom Filoni – que também presidiu a celebração eucarística – ressaltou a docentes e estudantes que a Igreja e o mundo missionário devem reler o evento cristão, a validade perene do Evangelho e da missão evangelizadora para contextualizá-la nos tempos modernos, porque existem novas emergências sobre as quais refletir para inserir-se como protagonistas nesta transição de época.

O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos ressaltou, em particular, a realidade nas quais hoje atua a Igreja, sem omitir que entre os problemas que lhe dizem respeito encontra-se também a tendência das Igrejas particulares de se "fecharem em si mesmas, preocupadas com suas necessidades e às presas com grandes desafios que a humanidade apresenta ao cristianismo".

Diante disso, a missão deve renovar a sua mentalidade e metodologia e deve ser um canteiro aberto, frisou.

O Arcebispo pediu aos docentes e estudantes que olhem para a humanidade considerando o aspecto multiétnico, multicultural e multirreligioso do mundo de hoje acrescentando que "a formação cultural teológica se dá em vista e em função do anúncio" e que para tal motivo "a teologia deve tornar-se teologia da missão, teologia do anúncio", mas que – como evidenciado na homilia da missa solene de inauguração do ano acadêmico – para isso é preciso também cultivar "silêncio e contemplação para sintonizar-se com o mistério de Deus, traduzir o conhecimento em amor, porque "não basta conhecer Deus", é também necessário "dar espaço às virtudes teologais da fé, da esperança e da caridade". (RL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.