26 de dez de 2011

Ataques a Igreja na Nigéria no dia de Natal


O Natal na Nigéria sofre com uma série de explosões em igrejas do país, que já deixaram pelo menos 25 mortos. O terceiro ataque do dia aconteceu em Gadaka, cidade do estado de Yobe, no nordeste da nação africana e teria deixado feridos, segundo relatos de residentes às agências de notícias.
Um porta-voz do setor radical islâmico Boko Haram assumiu a autoria dos ataques em entrevista ao jornal “The Daily Trust”, que circula no norte muçulmano da Nigéria, neste domingo (25). Esta organização está por trãs de uma série de investidas recentes no país, que segundo contas da agência de notícias Associated Press, já teriam deixado, pelo menos, 465 mortos.
Horas antes da explosão em Gadaka, duas igrejas já haviam sido atingidas na Nigéria, segundo fontes do governo. O primeiro ataque aconteceu em uma igreja católica de uma parte densamente povoada de Abuja, capital o país. A segunda ocorreu na cidade de Jos, no centro do país.
O porta-voz Pam Ayuba disse que houve tiros após a explosão em Jos e pelo menos um policial ficou ferido. Ayuba ainda afirmou que não há mais detalhes sobre as causas da explosão.
Em Abuja, pelo menos 15 pessoas morreram, de acordo com uma fonte que colaborou nas operações de resgate. “Nestes três veículos temos 15 corpos”, disse a fonte, presente no local dos fatos, em alusão a três ambulâncias, acrescentando que certamente o número de mortos será maior. Um sacerdote local afirmou a agências de notícias que o número de pessoas mortas já chegou a 27.
Uma testemunha em uma estação de rádio local disse que estava dentro da Igreja Santa Teresa, no bairro de Madala, em Abuja, quando uma bomba explodiu no meio do santuário. Outra testemunha, que mora nas proximidades, disse à Reuters que “a explosão destruiu as janelas da minha casa”. Autoridades locais ainda não possuem detalhes do caso.
Vaticano
Segundo o porta-voz do Vaticano Federico Lombardi, a Santa Sé considerou os ataques como fruto de “ódio cego e absurdo”. A sede da Igreja Católica mandou uma mensagem de solidariedade às vitimas dos atentados na Nigéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.