12 de dez de 2011

Culinária da Semana: Tronco Natalino

INGREDIENTES

Para a massa:
60g de manteiga
160g de farinha
1 pitada de sal
8 ovos
1 envelope de vanilla
160g de açúcar

Para o creme:
50g de cacau em pó
70g de farinha
500ml de leite
6 gemas
1 Vanilla
180g de açúcar

Para o creme ganache
50g de manteiga
400g de chocolate amargo (70% cacau)
400ml de creme de leite



MODO DE PREPARO

Preparo da massa:
Bata o açúcar e as gemas até ficar bem cremoso. Junte a farinha e as claras em neve, por fim acrescente manteiga. Envolva tudo delicadamente e coloque em uma forma forrada com papel manteiga untada e polvilhada com margarina Puro Sabor. Leve ao forno 180ºC por 15 minutos.

Preparo do creme:
Misture a farinha, o leite, as gemas, o açúcar e a vanilla. Na sequência leve ao fogo, sem parar de mexer, até a composição ganhar a consistência de creme. No final adicione o cacau.

Montagem:
Recheie a massa com o creme já morno, espalhando por toda a sua superfície. Enrole cuidadosamente o bolo, embrulhe em papel manteiga e coloque-o na geladeira por aproximadamente uma hora. Neste intervalo, prepare o creme ganache.

Preparo do creme ganache:
Coloque os ingredientes em banho-maria, vá mexendo até derreter e formar uma massa homogênea e lisa. Deixe gelar e, na sequência, bata em uma batedeira para dar cremosidade.

Quando o rolo esfriar, retire o papel vegetal, coloque em uma bandeja ou em um prato, corte as duas extremidades do rolo e reserve-as. Cubra totalmente o bolo com o creme ganache e depois junte o creme nas duas extremidades cortada anteriormente, colocando um pedaço do bolo em cima do outro lado, dando a forma característica de um tronco.
Cubra a superfície e as laterais com o creme ganache e deixe bem visível as partes cortadas na forma de espiral, que representam o ponto de corte do tronco de uma árvore. Agora, com um garfo, faça linhas de uma extremidade a outra para simular a casca do tronco.
Coloque o creme ganache em um saco confeiteiro e forme pequenas rosetas de creme ao redor do bolo.
Para finalizar, enfeite o tronco natalino com flor, merengue, marzipã de folhas e tudo que a sua imaginação sugerir.

Fonte: Chef italiano Enzo Ambrozetti - Club Gourmet do Centro Europeu 
Site Ana Maria Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.