29 de abr de 2012

1º Encontro de Comunicadores Católicos na Arquidiocese de Vitória - Espírito Santo!

Queremos conclamar todos os blogueiros católicos do Estado do Espírito Santo para nos unirmos neste encontro!

Há algum tempo eu e Cristiano conversávamos sobre promover um encontro para blogueiros de forma e nos unirmos e partilharmos nossas experiências e lutas. Acho que chegou o momento! Venha fazer parte e que possamos nos conhecer pessoalmente e nos unirmos! Vamos aproveitar esta oportunidade em nossa Arquidiocese. Se inscreva e vamos viver este momento de comemoração juntos!


Comunicação em Rede” esse é o tema do 1º Encontro de Comunicadores Católicos da Arquidiocese de Vitória, que será realizado no dia 19 de maio de 2012, no Colégio Agostiniano, Centro de Vitória.

A iniciativa é da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana (Pascom) e tem o objetivo de refletir os desafios da comunicação em rede no mundo atual. Segundo o coordenador da Pascom, Gilliard Zuque “é urgente pensarmos sobre o tema, é uma realidade. Os instrumentos para tal estão à disposição e Igreja Católica ainda tem muitas dificuldades de trabalhar este modelo comunicacional proposto”.

O encontro será ainda uma oportunidade de estabelecer contato entre quem, de alguma forma, comunica em nossa Arquidiocese de Vitória, e nos grandes veículos de comunicação locais.

O encontro terá dois momentos: no primeiro, pela manhã, um ciclo de palestras e a tarde, as oficinas temáticas.

Palestras (das 8:30 às 12:00):
Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória: falará sobre a mensagem do Papa Bento XVI para o dia das comunicações;

Elson Faxina, mestre em Comunicação Social da Universidade do Paraná: falará sobre o tema central, Comunicação em Rede.

Edgard Rebouças, doutor em comunicação e coordenador do Observatório de Mídia local: vai apresentar um levantamento sobre a realidade da comunicação na Arquidiocese de Vitória.

Oficinas (das 13:30 as 16:30):
A ideia é que nas oficinas os participantes trabalhem as diversas modalidades de comunicação de acordo com a linguagem especifica de cada veículo, na perspectiva da Rede.
Estão propostas quatro oficinas: “Notícias: Boletim e Missa” “Twitter e Facebook”, “Site e Blog” e “Mural e Cartaz”. Além do Grupo de Trabalho: “O papel de comunicador católico”, voltando especificamente para os comunicadores que desenvolvem alguma atividade na mídia local.

Inscrições
As inscrições já podem ser feitas no site da Arquidiocese de Vitória (www.aves.org.br). Ao acessar a ficha de inscrição, o interessado deverá optar pela oficina que deseja fazer. A participação será limitada à capacidade do local, na ordem que as inscrições forem recebidas. Os participantes estão automaticamente inseridos na 1ª opção selecionada. Caso as vagas sejam completadas, serão deslocados para a 2º opção. Cada inscrito só poderá fazer uma oficina, pois elas acontecerão simultaneamente.

A previsão é de que mais de 150 pessoas participem do encontro. O valor da inscrição é R$: 20,00 com alimentação incluída e poderá ser pago antecipadamente na Mitra Arquidiocesana ou no dia do evento.
Pessoas de outras dioceses também poderão participar do evento. Não será oferecida hospedagem. Mais informações através do telefone (27) 3025-6288.
Programação
08:00 – Acolhida e Credenciamento
08:30 – Dom Luiz – mensagem do Papa Bento XVI sobre o Dia Mundial das Comunicações.
09:10 – Edgard Rebouçaslevantamento sobre a realidade da comunicação na Arquidiocese de Vitória.
09:40 – Élson Faxina - falara sobre o tema central, Comunicação em Rede.
10:10 Lanche
10:30 – Debate
12:00 – Almoço
13:30 – Oficinas
15:00 – Lanche
15:20 – Apresentação dos trabalhos
16:30 – Oração Final e encerramento.

Dia Mundial das Comunicações
No dia seguinte a realização do encontro, 20 de maio, a Igreja de todo mundo comemora o “Dia Mundial das Comunicações”. Este ano o tema é “Silêncio e Palavra: Caminhos da Evangelização”, tema da mensagem escrita pelo Papa Bento XVI.

Em nossa Arquidiocese ele será lembrando com uma missa na Catedral de Vitória, Cidade Alta, às 6 da noite, presidida pelo nosso Arcebispo Metropolitano, dom Luiz Mancilha Vilela.

A Liturgia da missa pede aos participantes que se possível levem seus instrumentos de trabalho utilizados na missão de comunicar no dia a dia, seja nos grandes veículos de mídia local ou nas paróquias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12