22 de abr de 2012

50ª Assembléia Geral da CNBB

Mais de 330 bispos estão reunidos no Santuário Nacional de Aparecida participando da 50ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que teve início na última quarta-feira (18) e se encerra no próximo dia 26 de abril.

Os debates nestes dias aqui em Aparecida estão centralizados no tema: “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”. Mas outros assuntos que dizem respeito à vida da Igreja Católica no Brasil estão sendo analisados, como o 13° Sínodo dos Bispos que tem como tema a “Nova Evangelização” e que se realizará no Vaticano, além da Liturgia, da Doutrina, da Solidariedade entre as Igrejas, da análise da conjuntura social, da Amazônia e da Ação Missionária, e ainda as próximas eleições municipais.

Já na mensagem enviada pelos bispos ao Papa Bento XVI nesta semana, destaca-se o motivo do encontro: “bispos reunidos para rezar, refletir e tomar decisões para o bom exercício da missão episcopal e para o bem das Comunidades Eclesiais”. Esta é a 50ª Assembleia Geral da CNBB que, neste ano, comemora também o 60º aniversário de sua criação.

Presentes neste encontro dos bispos brasileiros, a percepção que temos - e que nos deixa impressionados - é a alegria estampada nos rostos desses pastores que uma vez ao ano se encontram para tratar temas de interesse da Igreja presente em todo o Brasil. Podemos notar que é um encontro de verdadeiros amigos que, após um ano de duro trabalho, se encontram e se reconhecem nas rugas a mais que o tempo deixou, se encontram para falar de coisas antigas e novas, de coisas futuras, de desafios e conquistas, como fazemos quando encontramos um velho amigo que há tempo não vemos.

O sorriso do encontro, do aperto de mão que pudemos presenciar é, certamente, a marca de uma Igreja que caminha unida e forte na certeza de que seus pastores, como verdadeiros missionários de Cristo, não estão sozinhos, mas fazem parte de uma grande família.

Os desafios são muitos, mas a certeza da fé é ainda maior. Parabéns aos nossos bispos pela esperança que infundem nos nossos fiéis e pelo testemunho que dão a um mundo cada vez mais surdo e cego ao apelo do amor de Deus.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Irmão, deixe uma mensagem!!!

"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.