4 de abr de 2012

Informativo Cléofas - 04/04/2012*

Informativo Cléofas, 04 de abril de 2012- Ano VII- N°213.

 

 

 

 

Notícias do Site Cléofas

 

+Brasileiros vão fazer vigília de oração pela vida em frente ao Supremo Tribunal Federal

+Fichas-Limpas num sistema ficha suja

+Igreja recorda 7 anos do falecimento do Beato João Paulo II, iniciador e co-patrono das JMJs

+''O feminismo é a pior que já aconteceu às mulheres'': Suzane Venker

+ Michelle Duggar: Não estamos nem perto de uma explosão populacional

+ A história tem sentido na páscoa

+ Liberdade para ser mãe na Espanha não está garantida pelo aborto legalizado

+ Vaticano aprova nova bênção para crianças no útero

 

O programa Escola da Fé, é exibido toda quinta-feira às 20h40 na TV Canção Nova (Link)


Para Meditar...


As provas da Ressurreição de Jesus

 

A Igreja não tem dúvida em afirmar que a Ressurreição de Jesus foi um evento histórico e transcendente. No §639 o Catecismo afirma: “O mistério da Ressurreição de Cristo é um acontecimento real que teve manifestações historicamente constatadas, como atesta o Novo Testamento. Já S. Paulo escrevia aos Coríntios pelo ano de 56: “Eu vos transmiti… o que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos Doze” (1Cor 15,3-4). O apóstolo fala aqui da viva tradição da Ressurreição, que ficou conhecendo após sua conversão às portas de Damasco.

O primeiro acontecimento da manhã do Domingo de Páscoa foi a descoberta do sepulcro vazio (cf. Mc 16, 1-8). Ele foi a base de toda a ação e pregação dos Apóstolos e foi muito bem registrada por eles. São João afirma: “O que vimos, ouvimos e as nossas mãos apalparam isto atestamos” (1 Jo 1,1-2). Jesus ressuscitado apareceu a Madalena (Jo 20, 19-23); aos discípulos de Emaús (Lc 24,13-25), aos Apóstolos no Cenáculo, com Tomé ausente (Jo 20,19-23); e depois, com Tomé presente (Jo 20,24-29); no Lago de Genezaré (Jo 21,1-24); no Monte na Galiléia (Mt 28,16-20); segundo S. Paulo “apareceu a mais de 500 pessoas” (1 Cor 15,6) e a Tiago (1 Cor 15,7).

S. Paulo atesta que Ele “… ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e foi visto por Cefas, e depois pelos Onze; depois foi visto por mais de quinhentos irmãos duma só vez, dos quais a maioria vive ainda hoje e alguns já adormeceram; depois foi visto por Tiago e, em seguida, por todos os Apóstolos; e, por último, depois de todos foi também visto por mim como por um aborto” (1 Cor 15, 3-8).[...]

 

Prof. Felipe Aquino

+Leia Mais

 

SAIBA MAIS SOBRE O SANTO SUDÁRIO:


 


Especial de Semana Santa


A Liturgia da Semana Santa

Na Semana Santa a Igreja celebra os sagrados mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, encarnado para no martírio da Cruz e na vitória sobre a morte, dar a todos os homens a graça da salvação.

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos; e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus.
A Igreja recorda os louvores da multidão proclamando: "Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor". (Lc 19, 38 - MT 21, 9). Com este gesto manifestamos nossa fé em Jesus Cristo, Rei e Senhor.

Na Quinta-feira Santa celebramos a Instituição da Eucaristia.

Neste dia cada Bispo reúne o seu clero e celebra a Missa da renovação do sacerdócio, pois neste dia Jesus instituiu o Sacerdócio católico e a sagrada Eucaristia. É feita também a bênção dos sagrados óleos, com a  bênção conjunta dos três óleos litúrgicos (Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos).

O motivo  deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. Na Igreja primitiva o Batismo, a Crisma e Primeira Eucaristia acontecia só na Vigília Pascal.
São abençoados os seguintes óleos:

Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), Para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio (Ordem). A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos- Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos.  Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés

Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou noite da quinta-feira santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia
.

 

+Leia Mais


Pergunte e Responderemos

O que é a Via-Sacra?Como teve origem?


O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (séculos XI/XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos Evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Por "Via Sacra" entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que levou o Senhor do Pretório de Pilatos até o monte Calvário; compreende quatorze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo.
.
[...]


*D.Estêvão Bettencourt

+Leia Mais


Blog do Prof. Felipe Aquino

 

"A orientação sexual na adolescência"

 

Ensinemos aos jovens o autocontrole de suas paixões

A orientação sexual na adolescência ganha cada vez mais importância. Mais do que transmitir que sexo por sexo é fuga e sexo com consciência é amor, discutir as formas de relacionamento entre adolescentes é também uma das grandes preocupações da sociedade. Causa estranheza observar o descaso e o desrespeito com que o assunto ainda é tratado. Nem é preciso ser um especialista para perceber a discrepância das atitudes.

A sociedade vem se preocupando em proporcionar segurança e liberdade sexual para os adolescentes, mas não consegue orientar adequadamente os representantes do futuro da nação sobre o assunto. Isso sem contar a forma com que o tema é tratado na mídia, principalmente em novelas, filmes nacionais e em programas de auditório. Sem contar que, associada à distribuição gratuita dos preservativos e da abortiva “pílula do dia seguinte”, a liberdade de atos sexuais entre adolescentes torna-se cada vez mais normal, como um incentivo à promiscuidade.

O ser humano não deve ser considerado apenas como um corpo. Sua alma necessita de afago. A simples promoção de sexo acintoso, sem responsabilidade e sem compromisso, também incita consequências trágicas como milhões de meninas gerando filhos, sendo violentadas, prostituindo-se à beira das estradas, crianças abandonadas por pais e mães despreparados para formar uma família e postadas em faróis à procura do sustento de cada dia. É claro, quem planta vento colhe tempestades.[...]



Prof. Felipe Aquino

+Leia Mais


Livro da Semana

PROBLEMAS NO CASAMENTO


Há muitos problemas no casamento, e eles se diferenciam em cada casal. Para muitos falta um diálogo frequente, sadio e frutuoso, que é o combustível do amor conjugal. Para outros é não saber corrigir o cônjuge que erra; para outros é a monotonia da vida conjugal. Para muitos casais falta aquela palavra carinhosa, o passeio descontraído, a atenção com o outro, o cuidado do lar, uma boa apresentação pessoal de cada um. Há problemas como a diferença de idade, o desemprego, as doenças, as drogas, a bebida, as traições, as brigas, os temperamentos diferentes, as violências de palavras e atos, a chantagem emocional para dominar o outro, o desrespeito, os ressentimentos, gritos, acusações, lembranças de erros do passado; relacionamento com os parentes, o uso do dinheiro, as dívidas, a mentira, a moda, as comparações prejudiciais, as reclamações mútuas, irritação e mau humor, negativismo, autopiedade, os amigos e parentes, os programas sociais, as  férias, etc. Sabemos que o casamento cristão é um sacramento indissolúvel quando é valido, mas pode ter sido nulo, então a Igreja assim o declara nesses casos. Todos esses problemas e casos são tratados neste livro pelo Prof. Felipe Aquino com sua vasta experiência de 40 anos de casado, pai de 5 filhos, 10 netos e a pregação de muitos Encontros em Congressos sobre este assunto.

 

Ficha Técnica
ISBN: 978-85-88158-84-9
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas:264
Idioma: Português (BR)

 

+Comprar

Assista ao novo Programa do Prof.Felipe Aquino:

PERGUNTE E RESPONDEREMOS

Toda sexta-feira às 15h30 na TV Canção Nova

Participe! Envie sua pergunta!

(Comunicamos que sexta-feira, dia 06/04 não haverá o programa).


Você já conhece os podcasts do Prof. Felipe Aquino?

Acesse o link e ouça o PODCAST da semana:

O amor cristão

 

 

LANÇAMENTOS

Palestra- Cura e Libertação pela Eucaristia

Palestra- A Fé e a Razão em harmonia

Palestra- A Igreja Mãe e Mestra

Palestra- Como vencer a Depressão?

Coleção Família- Com 9 palestras abordando diversos temas sobre família
2 Cd's-Mp3

Coleção Curso Bíblico- Do Gênesis ao Apocalipse
11 Cd's-Mp3

 

Coleção Catecismo da Igreja Católica
11 Cd´s-Mp3

 


SHOPPING CLÉOFAS

 

As sete palavras de Cristo na Cruz
14x21-104 páginas

Sofrendo na Fé
14x21-200 páginas

O socorro da Virgem Maria
14x21-176 páginas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Shopping virtual
 

* Caso não deseje mais receber a newsletter, entre em contato e escolha o assunto "Newsletter - REMOVER".

Editora Cléofas - 2012

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12