3 de mai de 2012

Belo e emocionante testemunho de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Auxiliar de Aracaju, sobre o Curso para os novos Bispos em Roma



"Somos cerca de 110 bispos eleitos no último ano. Não estão aqui aqueles dos países ligados diretamente à Congregação para a Evangelização dos Povos, pois seus problemas são bem diferentes dos nossos, em geral ligados ao diálogo interreligioso, sobretudo com o Islã.

Estamos tendo dias cheios. Em geral são cardeais prefeitos das diversas congregações da Cúria Romana que vêm nos falar. Às vezes vem algum bispo ou sacerdote que trabalha nessas congregações. Também apareceram para nos falar o Cardeal O’Connor, Arcebispo Emérito de Westminster, na Inglaterra, e novo Arcebispo de Munique da Baviera, antiga Arquidiocese de Joseph Ratzinger. Este último fez-nos um comovente apresentação sobre a vida espiritual do bispo.

O dia começa com a Santa Missa e é permeado pela Liturgia das Horas. A liturgia é na capela da Casa dos Legionários de Cristo, onde estamos hospedados. A liturgia é simplesmente primorosa: tudo organizado e o canto gregoriano sustentado pelo competente coro dos Legionários.

Muito belo é o clima fraterno entre os bispos e a possibilidade de conversarmos fraterna e alegremente com bispos de todo o mundo! Nós, brasileiros, somos o maior grupo, com 19 bispos.
No domingo próximo termos uma Missa especial na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcísio Bertone, que já celebrou para nós no primeiro dia de nosso encontro. Na segunda-feira próxima teremos o encontro com o Santo Padre, ponto alto destes dias aqui, junto a Pedro.

A Igreja é uma maravilhosa realidade de fé... Fico olhando esses homens aqui reunidos do mundo inteiro; fico pensando na nossa responsabilidade... Olho o enorme Crucifixo da capela... Lembro, então, de quando era criança ou jovem adolescente: quantas vezes pensei na Igreja, minha Mãe, e senti-me aconchegado no seu regaço materno, que me gerou para o Cristo! Quantas vezes senti-me tão seguro entre seus braços! Quanto sempre me senti protegido pela verdade que ela proclama por mandato de Cristo! Agora, olho para meus irmãos bispos, olho para mim... Sou bispo, sou sucessor dos Apóstolos, sou pastor da Igreja e imagem do Cristo Esposo de sua amada Esposa, nossa Mãe católica... Que mistério! Agora, escutando as conferências, vendo os desafios que a Igreja enfrenta pelo mundo a fora, tomando consciência de que sobre nossos ombros debispos repousa a responsabilidade de guiar o Povo de Deus, sinto-me tão pequeno e tão impressionado pelo Senhor ter dado a mim e a esses irmãos tão grande responsabilidade...

Cresce, então, ante minha pequenez, a certeza, mais consoladora que nunca, de que a Igreja não é nossa, mas dele; não podemos fazer com ela o que queremos, não podemos refundá-la, reinventá-la, mutilá-la ou plasmá-la à nossa imagem. A Igreja é dele, de Cristo, e é sustentada somente pela potência do Santo Espírito do Ressuscitado que a revigora e conduz. E isto me enche de paz e de alegria, mesmo porque, ainda que Bispo, imagem do Esposo, a Igreja será sempre minha Mãe, doce e amável Mãe católica, que me gera continuamente para Cristo!"

(DOM HENRIQUE SOARES DA COSTA)


Fonte: http://amorchristi.blogspot.com.br/2009/09/belo-e-emocionante-testemunho-de-dom.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.