30 de ago de 2012

Diálogos sobre a Imaginação Moral


Me lembro do dia de Formação que tivemos num domingo onde assistimos e discutimos a parte 1 do Senhor dos Anéis! Foi de uma riqueza espiritual!



Vivemos em nossos dias as consequências de uma racionalidade iluminista, totalmente afastada das verdadeiras fontes da sabedoria. Acredita-se que os valores tradicionais podem ser unicamente concebidos como valores locais e históricos, sem qualquer princípio universal que os torne realmente fundantes da existência moral do sujeito.


A autonomia individual moderna se distancia da tradição e, consequentemente, das virtudes. Se não há mais conhecimento moral transmitido, não resta mais nada que fundamente a experiência verdadeira contida no bem viver virtuoso.
A consequência lógica e natural é o surgimento do relativismo. A fragmentação da tradição impossibilitou o reconhecimento da verdade transmitida e recebida ao longo dos tempos. As palestras abordarão o tema da imaginação moral como meio adequado para libertar o homem da prisão racionalista em que a cultura ocidental se vê imersa, bem como o papel da educação para a excelência da virtude ética, tendo como pano de fundo as obras O Senhor dos AnéisHobbit As Crônicas de Nárnia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.