Me lembro do dia de Formação que tivemos num domingo onde assistimos e discutimos a parte 1 do Senhor dos Anéis! Foi de uma riqueza espiritual!
Vivemos em nossos dias as consequências de uma racionalidade iluminista, totalmente afastada das verdadeiras fontes da sabedoria. Acredita-se que os valores tradicionais podem ser unicamente concebidos como valores locais e históricos, sem qualquer princípio universal que os torne realmente fundantes da existência moral do sujeito.
A autonomia individual moderna se distancia da tradição e, consequentemente, das virtudes. Se não há mais conhecimento moral transmitido, não resta mais nada que fundamente a experiência verdadeira contida no bem viver virtuoso.
A consequência lógica e natural é o surgimento do relativismo. A fragmentação da tradição impossibilitou o reconhecimento da verdade transmitida e recebida ao longo dos tempos. As palestras abordarão o tema da imaginação moral como meio adequado para libertar o homem da prisão racionalista em que a cultura ocidental se vê imersa, bem como o papel da educação para a excelência da virtude ética, tendo como pano de fundo as obras O Senhor dos Anéis, Hobbit e As Crônicas de Nárnia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe uma mensagem!!!