26 de dez de 2012

TEmpresto! Sua Rede Social de Livros! Monte sua biblioteca e faça empréstimos de livros!


Amantes dos livros e das redes sociais interagem por meio de site desenvolvido em Santo Ângelo Angela Bem/Especial
Renato Moreira é um dos criadores da rede, que foi relançada em março deste ano Foto: Angela Bem / Especial
Com quase 14 mil livros cadastrados e cerca de 2 mil usuários, o Tempresto — rede social literária criada por três moradores de Santo Ângelo — ganhou envergadura no mundo dos livros com menos de dois meses de operação. É pelo site que leitores de diferentes pontos do país trocam obras, dicas e comentários sobre literatura.

Na rede há usuários rede ativos em mais de 300 cidades, asseguram os criadores: o idealizador, o engenheiro agrônomo Renato Moreira, 44 anos, que aliou-se ao professor de computação na Universidade Regional Integrada (URI), Denilson Rodrigues da Silva, 37 anos, e ao desenvolvedor de sistemas Kelven Campos, 26 anos, para lançar a rede.

— Livros não foram criados para ficarem parados em uma biblioteca. Cada vez que soubermos que um leitor foi estimulado ou iniciou seu hábito de leitura através do Tempresto, nossa missão estará valendo a pena — afirma Moreira.

Na verdade, o trio aprimorou uma ideia de 2007 e a relançou em março deste ano, conquistando internautas e leitores como a secretária Laura Boni, 25 anos, de Santa Rosa, e o estudante de Letras, com habilitação em Inglês, Alexandre Alves Santos, 19 anos, de Belo Horizonte (MG).

— Encontrei no site uma forma de organizar meus livros, ver quais estão emprestados, e para tentar fazer uma rede com meus amigos, para assim ver e trocar os livros com maior facilidade — revela Santos.

Presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Osvaldo Santucci Junior elogia a iniciativa e ressalta que internet e literatura devem mesmo ser aliadas.

— Vejo potencial neste site, que vai proporcionar o hábito pela leitura e vai dar oportunidade aos leitores de baixa renda.

Moradora de Florianópolis, a pedagoga e mestranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Silviane Avila, 26 anos, encontrou na rede uma forma de interagir com em torno de 15 participantes do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura, focado em assuntos de sua área de estudo.

— Encontrei no site uma forma de cadastrar os livros do grupo de pesquisa do qual faço parte. Podemos controlar os empréstimos e devoluções dos livros e todo o grupo acessa e conhece o que temos disponível em nosso acervo — destaca.

Como funciona
— O internauta deve acessar o site do Tempresto e fazer seu cadastro, com informações básicas do usuário e cidade, pois as buscas de amigos podem ser feitas baseadas nestes dados.

—A ideia central do Tempresto é gerenciar a biblioteca do usuário. Ele irá fazer o cadastro virtual dos seus livros físicos. Até mesmo uma foto de sua biblioteca pode ser colocada no site.

— A partir do cadastro dos livros, o usuário irá convidar e procurar amigos e, a partir dai, ver os livros que os amigos têm em suas estantes e também pedir e emprestar livros. Em geral, a troca é feita pessoalmente ou pelo correio. Neste caso, a dupla em questão negocia os custos caso a caso.

— No site há um sistema de gerenciamento de todo o processo do empréstimo, desde os recados que podem ser enviados, a data da entrega e devolução e uma avaliação do usuário que pegou o livro emprestado.

— Os usuários também podem colocar informações sobre livros que querem ler, emprestar ou ganhar. O Tempresto irá avisar os amigos que o usuário está de aniversário e os livros que ele quer ganhar de presente.

— Uma lista dos livros que o usuário já leu em sua vida também pode ser feita na rede.

Fonte:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2012/04/amantes-dos-livros-e-das-redes-sociais-interagem-por-meio-de-site-desenvolvido-em-santo-angelo-3738205.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12