25 de set de 2015

Sede Vacantismo

Sedevacantismo é a posição defendida por uma minoria  de católicos tradicionalistas que dizem que a Santa Sé está vaga desde a morte do Papa Pio XII, em 1958, ou de João XXIII em 1963.
 O termo "sedevacantismo" é derivado da frase em latim sede vacante, que significa literalmente "a cadeira vaga", onde o cadeira em questão é a de um bispo. A utilização específica da frase está no contexto da vacância da Santa Sé, entre a morte ou renúncia de um Papa e a eleição de seu sucessor. Para os sedevacantistas, a Igreja Católica não tem actualmente um Papa para a governar e guiar.

Oriundos do sedevacantismo, existem os que tiveram a sua alternativa própria: elegeram e reconheceram um dos seus como o verdadeiro e legítimo Papa. Devido ao facto de eles afirmarem que a Santa Sé é dirigida pelo seu candidato, eles não são sedevacantistas em sentido estrito, por isso são chamados de "conclavistas". No entanto, o termo "sedevacantista" é também frequentemente aplicado a eles, porque eles rejeitam a actual sucessão papal aceita pela Igreja Católica, pelas mesmas razões do que os sedevacantistas.
 Para eles o papa passa ser um mero materialiter que tras muitas mas a  principal dificuldade do sedevacantismo é explicar como a Igreja pode continuar a existir de uma maneira visível (já que ela recebeu de Nosso Senhor a promessa de que duraria até o fim do mundo) estando privada da sua cabeça. Os partidários da autoproclamada “Tese Cassiciacum” surgiram com uma solução muito sutil: o corrente Papa foi validamente eleito, mas não recebeu a autoridade devido a um obstáculo interior (a heresia). Assim, de acordo com essa teoria, ele é capaz de agir de algumas maneiras para o bem da Igreja, como na escolha dos cardeais (que são cardeais “materialiter”), mas não é realmente Papa.
Um erro muito comum é chamar os grupos sedevacantistas de sismaticos.o que é um erro  pois não negam o poder de jurisdição do sucessor de Pedro, "só" dizem que não é Papa, nem podemos classifica-los como hereges pois não negam a verdade da fé católica, sendo apenas um grupo de  católicos que “aderiram a um erro teológico com conseqüências graves.
Existem varios grupos que aderiram ou elegeram seu papa! Caso da igreja Católica Palmariana( Espanha), Igreja Catolica de sempre(U.S.A) e outras mas seguindo o principio de que a sé não está mais vaga! Pois os conclavistas tem papa! Nao Pedro, mas alguem escolhido por eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12