9 de out de 2015

Viver em Comunhão! Condição para uma saudável vida de santidade e vida de oração.


Irmãos, ao meditar a vida dos santos vemos a importância da amizade. Ter amigos que buscam a Deus é uma presença constante na vida deles.
Uma amizade santa é aquela que não tem o respeito humano acima da vontade de Deus. É claro que é grandemente necessário um mínimo de respeito humano, mas a presença do temor a Deus é uma característica marcante da amizade santa.
Infelizmente às vezes nos afastamos de amizades que nos exortam para coisas que não concordamos ou que não estamos muito bem, mas que sabemos que precisamos daquilo para nos emendar ou para fazer melhor a vontade de Deus dentro da nossa vocação de pai, mãe, filho, sacerdote ou seja qual for.

Quantas vezes preferimos o isolamento do que conviver, do que ouvir, do que dialogar, do que aprender... Isso não é nada saudável.
Quantos se escondem atrás da vida de oração para se isolar e não conviver com as pessoas ou até fugir do trabalho, da missão, da comunhão, da convivência entre irmãos.
Uma amizade santa não passa a mão na nossa cabeça. Nos corrige com amor, mas corrige. E não corrige sem o indispensável tempero do amor.
Os santos deixam claro que a santidade não se alcança sozinho. Precisamos uns dos outros. Da convivência às vezes difícil, às vezes crucificante, mas grandemente libertadora das nossas neuroses, maus hábitos e costumes, do nosso egoísmo e orgulho.

Os maiores santos tiveram fortes amizades que edificaram muito a vida deles.
Se você tem a tentação de se isolar, lute urgente contra isso e não seja omisso na convivência com os amigos, familiares, etc. Sabe quem diz isso? Santa Teresa D'avila, a grande Doutora da Igreja, a Doutora da Oração!




Estou estudando o seu livro "Caminho de Perfeição" que nos deixa muito bem claro quanto a essas coisas.
Precisamos nos relacionar bem com todos. Saber se relacionar.
Estamos vivendo numa sociedade cada vez mais egoísta e com as pessoas cada vez mais isoladas, seja pela tecnologia, seja pelo grande número de itens de entretenimento. Não será esse um dos motivos do aumento da depressão em nossa cultura moderna?
Estamos vivendo uma crise de convivência humana. Quantas pessoas que já não sabem conviver com outros que pensam diferente! Quanta falta de líderes que saibam lidar com gente, com pessoas!
Como nos falta pessoas carismáticas que amam estar com pessoas!
Como é bom estarmos junto com pessoas simpáticas, alegres que se comunicam de forma agradável! Como é bom aprendermos coisas novas com outras pessoas! Como toda pessoa tem algo a nos ensinar!

O que é o amor? Jesus já dizia: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos". Isso é o amor, mandamento deixado por ele: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei", isto é: não é amar do seu jeito ou do meu jeito, é amar do jeito de Jesus!
E quem é Jesus? É aquele carismático que lhe dava com todos, que era agradável a todos. Todos queriam estar com ele. Uma pessoa rodeada de gente! Que amava e servia a todos!
E você? Como é? Como somos?

Vamos refletir com muita sinceridade conosco mesmos sobre o que precisamos mudar urgentemente para vivermos uma vida em Cristo, uma imitação de Cristo.

Isolar-se é um mal para nossa santidade. Às vezes nos isolamos porque não queremos escutar críticas. Mas esquecemos que escutar críticas faz parte do caminho de santificação. Qual é melhor: Dar a vida para salvá-la ou guardá-la para perdê-la?
Às vezes fugimos de algumas "cruzes" que são justamente os únicos caminhos para certas "ressurreições"...

A verdadeira vida de oração nunca nos isola do irmão, mas nos leva a uma verdadeira comunhão profunda com o próximo. Se nos afastamos das pessoas, provavelmente estamos rezando de forma errada.

Que Deus nos conduza, nos encha de sabedoria e abertura para mudar sempre quando preciso, pois aquele que vive uma vida de conversão, uma vida penitencial está com o espírito sempre pronto para mudar de direção assim que diagnosticar uma erva daninha, um erro incrustado no coração.
Senhor, dai-nos sabedoria, santidade e coragem!
Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12