27 de nov de 2015

A HEMORROÍSA


 

                                                A HEMORROÍSA Lucas 8, 43-48

     Através da experiência da hemorroisa, que a doze anos tinha um fluxo de sangue, que ao tocar Jesus ficou curada, nos indica claramente  que precisamos tocar ao SENHOR , pois se verdadeiramente tocarmos em DEUS, com todas as nossas forças, a nossa vida mudará, principalmente de dentro para fora. 

     Embora seu nome não apareça nos relatos bíblicos, ela tinha um nome ,era uma pessoa que tinha uma história , tal qual qualquer um de nós . Sua vida era tal como a nossa cheia de acontecimentos e muitos deles dramáticos . E seu maior drama pode ter tido início pouco tempo depois de seu casamento; na ocasião, apareceram sintomas de uma doença muito estranha, que a deixou enferma com um grande fluxo de sangue por doze longos anos. E essa enfermidade lhe trazia muitas restrições físicas desde uma anemia aguda nesse período, não conseguir engravidar e ainda existia o fato que de acordo com a lei do puro e do impuro, no período menstrual, a mulher fica impura; por isso, não pode tocar em nada nem ser tocada por ninguém, senão este também é considerado impuro ( Levítico 15,1-33).

    Por causa dessa enfermidade, com certeza essa mulher tinha problemas de relacionamentos a começar em seu matrimônio.  Com certeza essa mulher convivia com a sombra de ser abandonada por seu esposo ,como já havia ocorrido com os que estavam a sua volta ...  Vivemos assombrados por nossos medos envolvidos por nossos temores e para desbarata-los empregamos todo nossas forças. Conta a narrativa bíblica que ela não poupara recursos financeiros em busca de uma cura , de um alivio.  Havia passado por vários médicos  , porém, nenhum deles conseguiu a curar; aliás fica fácil vislumbrar que ela só piorava , as  hemorragias eram constantes com suas dores e fraqueza somado tudo isso a exclusão social 

     Tal qual a vida de muitos de hoje em dia ,a vida dessa mulher era repleta de dores e mágoas , guardadas ao longo anos !!!

     Foi quando ela ouviu falar sobre Jesus. Com frequência, ouvia-se falar de um tal Jesus ,ouvira falar de suas pregações e dos milagres ,ouvira falar que ELE mudava as vidas . No se sabe se no mesmo instante, mas em algum momento seu coração ficou aquecido novamente após tanto tempo e voltou a sentir esperança

  - Vou procurar Jesus! Disse ela

   Ela soube que ELE estava em Cafarnaum o que a essa altura era um convite e tanto. E dirigindo-se até la , rumando até a margem do lago onde Jesus costumava ficar e Talvez para não ser reconhecida, cobriu seu rosto com um véu .Mas ,o que nos importa aqui não é os meios com que ela usou pra chegar e sim a decisão que ela havia tomado para sua vida ,a de que entregaria o controle nas mãos do SENHOR .

      Naquela hora, havia uma  multidão que cercava Jesus e muitos até encostavam no SENHOR mas  Encostar é diferente de TOCAR .  O tocar nesse caso é estar junto ,encontrar-se, aproximar-se, pôr em contato onde extremos se tocam .Ela queria que sua vida estivesse junto ao SENHOR e para estar junto do SENHOR era preciso ter fé , era preciso continuar ?       

       PRA QUE CONTINUAR ?

       A vida é um DOM de DEUS porém é um desafio diário a cada um de nós . A hemorroisa  tinha sérios motivos para desistir da vida ,mesmo assim ele aceitou o desafio e se agarrou a um chamado que Deus havia feito em seu coração .Isso me faz pensar em nossos dias atuais e me leva a uma pequena reflexão em relação ao nosso comportamento diante de grandes desafios ou até mesmo pequenos problemas que surgem no nosso dia-a-dia. Na maioria das vezes que pequenos problemas surgem, logo ficamos atribulados e já ficamos irritados com Deus e perguntando a ELE o que foi que aconteceu, se Ele não está vendo o que está ocorrendo e se ELE não irá fazer algo por nós. É aí então que surge uma vontade louca de desistir, verdade ou não é ?

     Na narrativa bíblica não se fala que a mulher pensou em desistir mas somente mostra que ela buscava sua cura a ponto de gastar boa parte de seus bens , mas com certeza ela deve ter passado por períodos de duvidas entre o desistir e continuar . Eu realmente acredito que em vários momentos de sua vida ela tenha pensado que o mundo ficaria melhor sem ela . Talvez ela não tivesse coragem de tirar a própia vida mas ainda sim ela não encontrasse razões para viver ,via seu fim como um amigo !

     Muitas pessoas se sentem como a hemorroisa , não tendo um dia em que não se pensam em morrer acreditando realmente que o mundo ficaria melhor sem suas presenças . Muitas pessoas se sentem assim algumas até já tentaram o suicídio . É fantasioso achar que ao tocar nesse assunto ou até mesmo usar essa palavra incentivaria a alguém a cometer esse mal , ao sitar aqui esse assunto abertamente viso ajudar a quem estiver passando por essa vontade a considerar a outra opção que é a vida . O suicídio tem sido descrito como uma solução permanente para os problemas temporários , uma solução para algo que esteja fora de controle . Os especialistas afirmam que na maioria dos casos , as pessoas que chegam a esse nível de pensamento não querem dar um fim a sua vida mas que na verdade querem por um fim aos seus sofrimentos .Elas não acham que devem morrer só não encontram uma razão para viver !

     No livro de 2 Coríntios no capitulo 4,38 nos diz que “ somos apertados de todos os modos , mas não comprimidos sem nos podermos mover  ; estamos perplexos mas não inteiramente sem saber o que fazer “ . É bom lembrar-mos nessas horas que não se consegue subir uma montanha com um único passo , mas que esse desafio  só será vencido com um passo de cada vez .  JESUS mesmo nos ensina que “ não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Matheus 6,34

    

     Então se não se vê nenhuma chance de mudança , como por exemplo o fim de um casamento , uma perda irreparável , a morte de alguém  ou até uma doença crônica como a da hemorroísa  o que fazer ? 

     Rendemo-nos e encaramos a dor de frente, enfrentamos a realidade e admitimos que nossa vida não está funcionando sob nosso controle..

                                                   LIGANDO O BOTÃO DA FÉ

     

O que é Fé:

Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade do fato em causa .  Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor. “O Dom de fé é a capacitação divina para agir á luz das promessas de Deus com confiança e fé, não duvidando, mas, crendo que Deus é capaz de cumpri-las

   - A fé é  salvadora. Romanos.5.1 nos diz que pela fé somos justificados e  temos paz com Deus, pela fé temos entrada a graça, na qual ficamos  firmes...

   - A fé Santificadora.  A fé santificadora pode ser entendida como parte do processo de desenvolvimento do cristão que deseja e acredita que a cada dia pode se tornar melhor. Em Gálatas 5.22 ao lermos sobre o “Fruto do Espírito” nos deparamos com a “fé” fazendo parte dos nove princípios do fruto do Espírito. O que demonstra que precisamos desenvolver um tipo de fé que santifica nossa vida. A Fé santificadora desenvolve o caráter do cristão.

   - A fé como um Dom. A fé como um dom é algo que vai muito além do natural. Ultrapassa as barreiras do possível e entra no campo do impossível. Pessoas dotadas desse dom são capazes de crer com confiança sobrenatural e têm a habilidade de confiar em Deus de uma forma especial. Ele ou ela  sabe que Deus vai fazer o impossível acontecer mesmo que outros a sua volta não consigam acreditar. A Bíblia define a fé como: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11.1).

   “ A fé é a convicção, a confirmação, a certidão das coisas pelas quais nós esperamos, sendo a prova das coisas que nós não vemos, e a convicção de sua realidade. A fé é perceber como real o que não se revela aos sentidos.”


    Então pela fé ela sabia que precisava tocar,grudar no SENHOR , o contrario de muitos que ali estavam e não tiveram essa experiência de ter sua vida transformada por não acreditarem a ponto de isso acontecer

    - Quase que consigo ver ela dizendo "É aqora!"

    Aproximando-se do SENHOR  com cuidado, para que não percebesse achando que talvez ELE também a repudiaria como os outros já aviam feito , abaixou-se e tocou na franja de sua túnica. Subitamente, sentiu o poder de Deus entrar em todo seu corpo , uma força  que fazia seu corpo tremer. É impossível descrever a grande paz que com certeza se apossou dela naquela hora. Porém, tudo ficou em silêncio.

     -Embora estivesse um pouco distante de Jesus , ela o ouviu perguntar

     - Quem me tocou?

      - Nesse momento deve ter pensado: "Meu Deus, ele descobriu!': Temerosa talvez  tenha ficado em silêncio, agachada no meio do povo. Então, JESUS parou diante dela que deveria estar Trêmula de emoção, então sem mais conseguir se esconder; lançou-se  a seus pés, chorandoem um misto de emoções . Talvez o povo em redor tenha ficado escandalizado com a cena , porque Jesus havia sido tocado por uma mulher impura. Entretanto, ele não se importou com os comentários e agora ia em direção dela como que dando toda pinta de que queria agora tocar profundamente em sua vida

 

      - Minha filha, sua fé a salvou! Vá em paz e fique curada do seu mal!
JAIRINHO SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.