4 de nov de 2015

Sem conhecimento não há vida com Deus


Infelizmente muitos cristãos enxergam a busca pela sabedoria, pela inteligência, pelo conhecimento, como uma busca soberba. E que o real caminho da humildade é viver uma pobreza intelectual pautada sob uma condução puramente por uma pseudo inspiração do espírito.

Nada mais mentiroso e incorreto. Jesus diz: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Ora, conhecer a verdade exige ter uma aquisição de conhecimento por algo que seja real, vivo, verdadeiro. O próprio Jesus e seus ensinamentos. Em Oséias 4,6 Deus diz: "...meu povo se perde por falta de conhecimento..."; No mesmo capítulo diz: "... por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei do meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus".

Outros dizem que Jesus era tão humilde e pobre que é o oposto do padrão de 'busca de conhecimento' atual. Ora, numa época em que a maioria não tinha conhecimentos básicos de leitura Jesus se apresenta como aquele que inicia seu ministério lendo a Sagrada Escritura no templo.

O apóstolo Paulo disse que Deus "deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade".

Outros dizem que a missão, a evangelização nada tem haver com estudo e conhecimento. Outra grande mentira... Vejamos o que o próprio Jesus nos ordenou como missão ao se despedir no final dos Evangelhos: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações... Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi...".

Será que não está claro as palavras "ensinai"? Ensino = passar uma doutrina, um conhecimento, uma aula, uma orientação, ensinar. Não é essa a missão dos professores? E o ensino é pautado no que foi aprendido do próprio Jesus, o que aprenderam de Jesus devem repassar para que possam por em prática. Então é um conhecimento transformador. É um tipo de conhecimento que levamos para a vida prática. Não é um conhecimento pelo conhecimento simplesmente.

O "conhecer" na linguagem bíblica significa uma intimidade de relação. Somos chamados a conhecer a Deus. Aliás, este é o céu: Jesus disse ao Pai: "a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste" (João 17,3).

O livro de Sabedoria diz: "porque conhecer-vos é a perfeita justiça, e conhecer vosso poder é a raiz da imortalidade" (15,3). Conhecer a Deus deve ser a prioridade de um verdadeiro cristão. Um conhecimento que nunca acaba. Nunca bastante. Então: conhecer sempre mais a Deus é o desejo sempre presente num coração que ama a Deus.

Como conhecer a Deus? Alguns tem um contato com Deus somente baseado na sua oração e na sua percepção, muitas vezes exageradamente sentimental, em que ele interpreta pessoalmente como Deus pensa, julga e age... Tenho pena de um indivíduo que somente conhece esse "seu deus" tão particular...

Um cristão não ignora que ele é menor que um grão de areia diante desta vastidão de universo. Deus nos diz no livro de Isaías: "Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; mas tanto queanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos" (55,8-9). Um cristão também conhece a grandeza da linha temporal diante de sua pequenina vida: diante da história em que Deus tem agido. São Jerônimo já dizia: "Aquele que não conhece as Escrituras não sabe quem é Jesus". Isto é, meu irmãozinho, se você não leu ainda os 4 evangelhos você não tem uma idéia correta de Jesus ainda. Se você não leu os Atos dos Apóstolos e as cartas de Paulo você não sabe o que é ser um cristão e o que é a Igreja, e por aí vai...

Conhecer a Deus exige aprender não tudo, mas um mínimo do que Deus tem falado desde os tempos primórdios dos inícios do mundo nas Escrituras. Ele falou desde todo o sempre e suas palavras não passam. Então estas palavras oficiais estão acima do nosso parco discernimento pessoal.

Também exige oração, vida no espírito, sentimentos, mas nunca deve-se deixar de lado o conhecimento, a história, a razão e o intelecto. Como diz João Paulo II a razão e a fé são as duas asas que nos levam para o céu.

Deus diz através de Jeremias: "Dar-lhes-ei um coração capaz de conhecer-me e de saber que sou eu o Senhor" (24,7) e Jesus foi claríssimo: "Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai" (João 10,14-15).

Há muito mais para meditar a esse respeito. Te convido a parar um tempo e pensar sobre essa reflexão. O que você pode fazer para aumentar seu conhecimento de Deus, de Jesus, do Espírito Santo? O Senhor deu a vida por você. Não seja ingrato, não o ignore.

Termino com esta palavra do Apóstolo João: "Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1João 5,20).

Depois vou continuar a meditar este assunto.
Espero ter trazido algo para acrescentar na sua vida e fazê-lo se "mexer" um pouco...rs
Deus te abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12