12 de fev de 2016

Estudo das Sagradas Escrituras


O primeiro módulo de nosso Projeto "Quero Estudar Teologia" é sobre as Sagradas Escrituras. Reserve no mínimo um ano de sua vida para mergulhar na Palavra de Deus. Acredito que se você puder ler com regularidade diária, devagar, sem pressa, mergulhando e 'mastigando' a palavra e outros estudos que te indicam, você vai demorar dois anos, no máximo três.

Quero compartilhar aqui um "mapa" para estudo das Sagradas Escrituras. Um 'norte' para que você possa se basear para estudar. Com certeza você descobrirá outras indicações e materiais que poderá se aprofundar ainda mais e que pedimos que compartilhe conosco para que possamos colocar aqui neste nosso 'mapa' de estudos.

Os links de cada curso estarão no próprio nome de cada curso. Vamos abaixo com a ordem e as indicações dos materiais:

1) Acho que, antes de tudo devemos começar a orar com a Palavra. Não adianta estudarmos a letra se já não mergulharmos no 'espírito' da Palavra, que segundo a Igreja, só pode ser compreendida pela luz do Espírito Santo. Portanto sugiro como primeiro curso que você faça o "Orar com a Palavra de Deus".

2) Em segundo lugar, para conhecer a estrutura da Bíblia sugiro o curso "Bíblia".

3) Em terceiro lugar, para conhecer a fundo peculiaridades do antigo e novo testamento, sugiro o curso "Introdução à Bíblia".

4) Tenho comigo meus estudos de introdução á Sagrada Escritura que fiz, que prometo futuramente digitalizar e colocar aqui em forma de postagens.

5) Para compreender cada livro em particular sugiro o Curso Bíblico em mp3 do Professor Felipe Aquino do Gênese ao Apocalipse.

6) Recomendo quer você vá lendo as Escrituras à medida que vai fazendo o curso. Uns três capítulos por dia seria bom, mas siga seu ritmo sem pressa demais e sem atrasar também. O recomendado é que você leia primeiro o Novo Testamento e depois faça a leitura do Antigo Testamento.

7) Um método para oração com a Palavra de Deus recomendado pela Igreja é a Lectio Divinae, que é a Leitura Orante da Bíblia. Você pode fazer a oração com a Lectio com os capítulos do seu cronograma de leitura ou, o que mais recomendo:, faça a Lectio com a Liturgia do dia e reserve a leitura da palavra do estudo apenas para absorção de conhecimento. Há várias versões mais complexas ou simplificadas da Lectio Divinae. Eu sugiro a simplificada feita pelo Frei Raniero Cantalamessa. Ele explica isso num capítulo de um livro dele. Pena que não há nenhum site que retrata tal método simplificado. Fica aqui minha promessa de fazer uma postagem somente sobre o método simplificado do Pregador do Vaticano. Para fazer a Lectio com as leituras do dia, recomendo o incentivo do site dos Lectionautas. Para receber no seu celular diariamente pelo Telegram as postagens de Lectio dos Lectionautas você pode acompanhar o bot do Anjinho: https://telegram.me/anjinho_bot .

8) Um meio formidável de se fazer a Lectio Divinae com a leitura completa da Bíblia é com os livros de Estudo Bíblico Alfa e Ômega Antigo e Novo Testamento das Edições Shalom.

9) Quem deseja uma apostila para estudar, sugiro a do falecido monge Beneditino Estêvão Bittencourt, que é muito bem explicado, a Apostila de Curso Bíblico da Escola Mater Ecclesiae.

Para qualquer dúvida, comentário ou sugestão escreva no espaço abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12