13 de fev de 2016

Projeto "Quero estudar Teologia" - Continuação


Irmãos, este é um texto de continuação do primeiro post onde apresentamos o projeto, que você pode acessar cliacando aqui.

Gostaria de compartilhar algumas informações para o conhecimento um pouco mais claro de como se dará este projeto.



ESTRUTURA DO PROJETO


  • Montaremos e atualizaremos sempre o "Mapa de Estudos" - que é um norte, orientação de todas as temáticas possíveis a se estudar.
  • Montaremos e atualizaremos sempre o "Mapa Bibliográfico" - que são as sugestões de materiais que se deve conhecer para estudar cada temática do curso com as fontes e formas de aquisição ou compartilhamento, de acordo com cada caso (artigos, textos, livros, áudios, vídeos, etc).
  • Incentivaremos o compartilhamento e empréstimo de materiais entre os membros para facilitar o acesso de todos aos conteúdos da nossa riquíssima santa doutrina.
  • Incentivaremos o debate e compartilhamento de experiência dos estudos através de grupos, blog e redes sociais.
  • Incentivaremos que os membros possam compartilhar conhecimento envolvendo-se em ações missionárias.




ETAPAS QUE OS MEMBROS PRECISAM CUMPRIR PARA VIVER FRUTUOSAMENTE ESTE PROJETO


  • Inscrição.
  • Tomar conhecimento claro do "Mapa de Estudos" e do "Mapa Bibliográfico".
  • Montar seu "Plano de Estudos" definindo prazos para conclusão de cada etapa (irmãos, neste quesito quero deixar bem claro que não sou eu quem vai 'ditar o ritmo' dos estudos. Cada um vai construir seu ritmo de acordo com sua realidade e possibilidade concreta. E também levará em consideração o grau de conhecimentos adquiridos até então, focando naquilo que deseja acrescentar ao seu conhecimento. Não se deverá ter pressa. O planejamento é a longo prazo mesmo, que dure 2, 5 ou 10 anos, o importante é saber que se está na direção certa. Durante todo o tempo desejo dar todo apoio e acompanhar a evolução de cada um).
  • Vivenciar as práticas espirituais propostas (Oração diária com Lectio Divina e outras sugestões).
  • Buscar tirar um tempo diário para os estudos (segundo sua disponibilidade).
  • Compartilhar com os outros membros suas experiências e aprendizados.
  • Comparilhar seus conhecimentos da forma que estiver a seu alcance para que os filhos da Igreja também cresçam no Conhecimento de Deus, ajudando assim de forma missionária a formação doutrinal na Igreja (pessoalmente na sua paróquia ou de forma virtual pelas redes sociais e blogs).


É claro que podemos mudar as coisas de acordo com a troca de experiências e ajuda mútua de todos. Sei que o projeto crescerá de forma frutuosa se houverem membros dedicados não só a estudar, mas também dispostos a ajudar no enriquecimento do conteúdo e dos debates do projeto e apoiar os outros que se juntarem a nós no caminho do conhecimento dos mistérios de Deus.

Será um itinerário que vamos construir juntos, unidos como irmãos. Uma busca pela "Didaché" à luz da Igreja. Sem pressa, mas também sem preguiça, um ajudando e incentivando o outro. O importante é saber trilhar o caminho correto, o que nos dará segurança:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12