18 de fev de 2016

Sobre Teologia hoje



Irmãos, algumas pessoas tem resistência a estudar teologia por achar que vai perder a fé ou vai perder sua espiritualidade pois entraria num racionalismo seco, insensível e frio.

Entendo o medo. Isso se dá a alguns erros que os pseudo 'teólogos' modernistas propagam alterando a fé de sempre, o depósito sagrado da fé, divulgando uma teologia infiel à Igreja e à Revelação Sagrada. Temos, irmãos, uma falsa teologia rondando por aí. E, nesse sentido, faz razão um pouco esse medo.

Mas temos que saber que há muito mais material existente sobre a sã teologia fiel à Palavra de Deus revelada na Sagrada Escritura e Tradição e interpretada pelo Sagrado Magistério. E essa teologia não deve nos dar nenhum medo, pelo contrário: ela aprofundará minha fé, me fará crescer e aprofundar meu relacionamento íntimo com o Senhor Deus, tal é o objetivo da parte da teologia chamada Teologia Ascética e Mística.

Portanto, irmãos, visto as fontes do estudo teológico não há o que temer, muito pelo contrário: precisamos cada vez mais de leigos conhecedores das bases teológicas para não só bem viver a fé mas saber melhor transmití-la para sua família, amigos, comunidade, colegas, meios virtuais e toda forma possível. Sem falar sobre a defesa da fé católica dos milhares de ataques que sofre todos os dias.

Precisamos como nos diz o primeiro Papa na carta de São Pedro na Bíblia: "Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito." (1 Pe 3,15).

A verdadeira teologia católica é baseada nos três pilares: Sagrada Escritura, Tradição e Magistério. Tem por sua base o pensamento teológico dos doutores da Igreja, e quero citar aqui principalmente Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.

Quero trazer aqui uma série de links para que vocês possam ler e ver mais sobre a importância da Teologia para nossa vida de fé:

Teologia e Educação

O que é Teologia

Dom Bruno Forte: teologia, escola de humildade contra o niilismo

Vaticano adverte os teólogos: “não é lícito a um teólogo opor-se ao Magistério da Igreja”

A Teologia deve “inquietar” a cultura de hoje, estimulá-la, não deixá-la JAMAIS DESCANSAR tranquilamente naquelas que, talvez, só aparentemente, são as suas certezas!

A pepita de ouro ou o amolador de facas? Pergunta-nos cardeal Ratzinger

A diferença entre filosofia e teologia

O Depósito da Fé

A Igreja não é filha da bíblia, Igreja e Tradição precedem as Sagradas Escrituras.

Sobre a Suma Teológica

Natureza da Teologia

Fé e Teologia

O papel público da TEOLOGIA

TEOLOGIA: Método e Pecado 

FÉ, RELIGIÃO E IDEOLOGIA

A Vida da Fé: Ela é Encontro com Deus

Qual a importância da apologética?

Os Padres Apologistas

Grandes Heresias

Há ainda muito mais sites, artigos para se meditar a respeito. Mas recomendo esses acima para começar.
Deus nos abençoe!

Um comentário:

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12